Google maps ou waze, qual o melhor app de navegação?

Google Maps ou Waze, qual o melhor app de navegação?

Avatar of carlos alberto jr
Vai precisar viajar e está em dúvida entre Google Maps ou Waze? Não se preocupe, nesse comparativo você tirará todas duas dúvidas, confira!

Os aplicativos de rotas e mapas digitais ajudaram a revolucionar a maneira de como nos deslocamos para qualquer lugar. Mesmo que se trate de um caminho já conhecido, há sempre vias alternativas para evitar congestionamentos, acidentes de trânsito e interdições temporárias. Mas na hora de partir para o trânsito fica a dúvida: Google Maps ou Waze? As alternativas mais famosas tem algumas características em comum e diferenças quanto ao uso. Vamos conhecê-las e descobrir qual é o mais indicado para você?

Semelhanças

Antes de esmiuçarmos sobre cada aplicativo, é importante ressaltar que o Google, que criou o Maps, adquiriu o Waze há alguns anos, mesmo mantendo ambas as marcas com suas identidades próprias. Na prática, isso quer dizer que o Waze funciona como um “motorzinho” por trás do Maps, melhorando o serviço que já era ótimo. Ou seja, ambos vão dar informes em tempo real, mostrar a “temperatura” no tráfego e dar dicas de pontos de parada próximos.

Se é o que você precisa, podemos dizer que a disputa estaria empatada. Aí, começam as diferenças.

Waze

Google maps ou waze, qual o melhor app de navegação?
Preferida entre os motoristas, o Waze é um dos melhores apps de navegação (Imagem: Divulgação)

O Waze foi um dos pioneiros em navegação. Fundado em Israel em 2006, alcançou tanto sucesso que o Google o adquiriu em 2013. Atualmente tem versões em 50 idiomas. Estima-se que alcance mais de 130 milhões de usuários por mês no mundo.

Prós

Uma das grandes vantagens do Waze é a sua possibilidade de compartilhamentos das informações da rota em tempo real. A partir dele é possível identificar acidentes na via, desvios, carros parados ou outras intercorrências. Nos casos em que um problema na via é identificado, o aplicativo recalcula a rota automaticamente, o que é outro de seus grandes benefícios.

Outra vantagem do app é a possibilidade de colaboração com informações. Quando, durante o trajeto, o motorista se depara com algum empecilho para a viagem, ele mesmo pode enviar o alerta para o aplicativo. Dessa forma, os demais condutores da área ficam sabendo do ocorrido antes de chegar ao local.

Contras

Ao contrário do Google Maps, o Waze faz o download do trajeto já no início da viagem. Entretanto, não é possível recalcular um trajeto ou fazer uma nova rota quando se está offline. Outra pequena desvantagem em relação ao Google Maps é que o Waze é pensado especialmente para motoristas. Dessa forma, as rotas de pedestres ou de usuários de transporte público não estão disponíveis nessa ferramenta.

Google Maps

O Google Maps foi lançado em 2005 na versão desktop, e o serviço evoluiu bastante com o tempo, ganhou aplicativos móveis e se tornou referência como app de navegação e app de GPS. Ao utilizar Maps, você vai notar que ele possui um visual mais clean, focado na qualidade da informação.

Google maps ou waze, qual o melhor app de navegação?
Google Maps é referência como app de GPS (Imagem: Divulgação)

Mesmo dirigindo, basta dar uma olhada rápida e você já tem noção do caminho e da situação do trânsito à frente. Outra vantagem é que você pode escolher a categoria de transporte que estará utilizando para fazer aquela rota e ele te dá uma noção com base no rendimento daquele tipo de opção. Isso faz alguma diferença.

Prós

Entre as principais vantagens de se utilizar o Google Maps está a visualização do mapa. Nesse aplicativo é possível visualizar o mapa de três formas; nominal, por satélite e por terrenos. Além das opções de visualização conforme a necessidade do usuário, o Maps também possibilita a inclusão de paradas no trajeto a partir de apenas um clique. Vale lembrar que o Google Maps possui o Street View integrado, permitindo que você veja o entorno de um ponto do mapa

No Maps, o condutor tem a possibilidade de fazer o download de parte do trajeto para utilizar quando estiver offline. Por isso, talvez seja uma boa opção para viagens que fogem da cobertura da internet.

Além disso, o Maps conta com a facilidade de operação. São funcionalidades muito simples e bastante indutivas que fazem parte da ferramenta. Dessa forma o usuário pode operar facilmente, sem grandes necessidades de interpretações das funções. Por fim, no Google Maps é possível escolher qual é o tipo de trajeto a ser mapeado, podendo sugerir rotas a pé, de carro, bicicleta e transporte público.

Contras

Se por um lado o Google Maps traz mais informações, o número de recursos pode acabar sendo excessivo para quem deseja apenas buscar um trajeto; os blocos de informações dos locais, que mostram avaliações e horários de funcionamento, por exemplo, acabam poluindo a interface.

Para o motorista, fazem falta os alertas de trajeto, como radares de velocidade, polícia e problemas na pista. Outro recurso que dá suporte ao motorista é o monitoramento de preços de combustíveis, função que é exclusiva do Waze.

Conclusão

Considerando as funcionalidades das duas ferramentas, a escolha é bastante pessoal. Pois, entre os condutores há quem prefira a simplicidade e eficiência e há quem prefira a inovação e instantaneidade. Por essa razão, antes de escolher qual será a utilização, o motorista deve analisar suas próprias condições e necessidades.

Google maps ou waze, qual o melhor app de navegação?
Enquanto o Maps ajude mais na navegabilidade de pedestres no dia a dia, o Waze é ideal para motoristas (Imagem: Reprodução)

Ao que parece, o Google Maps costuma ser a melhor opção para quem prefere a objetividade ou vai enfrentar os desafios da estrada. Por sua possibilidade de utilização offline, o Google Maps pode proteger o usuário sem conexão com a internet.

Já os condutores urbanos e detalhistas certamente vão preferir utilizar o Waze no tráfego da cidade. Especialmente para quem enfrenta o trânsito caótico dos grandes centros, o Waze é um excelente auxiliador para desvios urgentes de rotas e fugas de engarrafamentos, por exemplo. Dessa forma, a melhor ferramenta é aquela que facilita determinado momento do condutor.

Veja mais:

Que tal ver mais comparativos? Aqui você descobre qual é o melhor streaming de música.

Fonte: Tom’s Guide.

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
2
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Relacionados