Google declara guerra às mensagens de “Bom dia” no Whatsapp

Google declara guerra às mensagens de "Bom dia" no Whatsapp
Files Go, do Google, identifica e exclui automaticamente as mensagens de "Bom dia" no Whatsapp. Mas só na Índia, por enquanto

5909942e 0046 11e8 b2c1 a702bffbff45 720x405 - Google declara guerra às mensagens de "Bom dia" no Whatsapp

O Google acaba de declarar guerra contra as mensagens de “Bom dia” nos grupos do Whatsapp.

Com a ajuda de sua poderosa inteligência artificial, a gigante das buscas utilizará o Files Go, seu recém-lançado gerenciador de arquivos, para identificar e automaticamente excluir mensagens do tipo.

Apesar de parecer perfeito para o Brasil, o novo recurso é, ao menos por enquanto, exclusivo da Índia. Isto porque, de acordo com pesquisas do próprio Google, um em cada três internautas indianos fica sem espaço no celular por causa de vídeos e imagens completamente desnecessários.

Considerando que a população do país é de mais de um bilhão de pessoas, além de ser a que mais compra smartphones no momento, não há como duvidar que a ideia da empresa ajudará muita, mas muita gente.

Um processo complicado…

Ao The Wallstreet Journal, o Google explicou que, embora as tais mensagens de bom dia sejam uma febre incontrolável na Índia, muito pior do que no Brasil, inclusive, não foi fácil treinar as IAs. A princípio, as máquinas confundiam as imagens de bom dia com imagens de crianças e outras saudações.

Só na passagem de ano entre 2017 e 2018, os indianos trocaram mais de 20 bilhões de felicitações no Whatsapp. Mais que qualquer outro país.

Também segundo a empresa, um forte motivo para tomarem a iniciativa foi o fato de que muitos aparelhos da Índia apresentavam lentidão e travamentos. Quando os engenheiros do Google investigaram melhor o caso, descobriram que o armazenamento repleto de imagens “inúteis” era o que tanto afetava os aparelhos.

Atualmente, o mesmo Files Go que irá identificar e apagar as imagens de bom dia, oferece diversas sugestões para aliviar o armazenamento do seu smartphone. O app é capaz de limpar os dados de cache, sugere que você desinstale apps não utilizados e até identifica arquivos muito grandes ou repetidos.

Será que chega no Brasil?

files go 720x480 - Google declara guerra às mensagens de "Bom dia" no Whatsapp

Apesar de não haver confirmações por parte do Google, é bem provável que o novo recurso passe a funcionar por aqui em breve. Como as IAs precisam de treinamento para identificar e excluir as imagens, pode até ser que já estejam trabalhando numa solução similar para o nosso idioma.

Ainda assim, se você vive no Brasil e quer evitar que sua memória fique cheia com mensagens de bom dia, a única opção é desativar o download automático de fotos no Whatsapp. É possível fazer isso indo em Whatsapp > Configurações > Dados e armazenamento > Quando utilizar rede de dados > desmarcar todas as opções.

É recomendável fazer o mesmo com a opção “Quando conectado ao Wi-Fi”.

 

isiddididi - Google declara guerra às mensagens de "Bom dia" no Whatsapp

Comentários do Facebook

Receba Notícias por E-mail:

Share via