Google Sheets ganha ferramenta de sugestão de fórmulas

Google sheets
Nova atualização do Google Sheets analisa os dados presentes em planilha para sugerir fórmulas aos usuários

Uma nova atualização para o Google Sheets implementa sugestão de fórmulas para as células com base em análise nos dados do documento. O recurso será liberado gradualmente para todos os usuários da plataforma.

Sugestão de fórmula no Google Sheets

Google sheets
Um exemplo de sugestão de fórmula no Google Sheets

A nova função do Google Sheets faz com que após o usuário digitar “=” em uma célula, funções de soma, subtração, multiplicação e outras sejam sugeridas. No exemplo mostrado pelo Google no anúncio da função, as células presentes na linha “Total” sempre apresentavam a função de soma como sugestão. A nova função do Planilhas do Google faz uso tanto dos rótulos da planilha quanto nos cabeçalhos presente nelas.

Segundo dito pelo Google para o The Verge, a nova função analisa as informações inseridas na planilha para fazer as sugestões, além de fazer uso de um modelo de aprendizado de máquina treinado a partir de dados anônimos de planilhas variadas. A função de sugestão estará sempre habilitada, mas usuários poderão desativa-la no menu “Ferramentas” das planilhas. A função já está disponível para alguns usuários desde quarta-feira, 25 de agosto, e segundo o Google irá demorar cerca de 15 dias para estar disponível para todos os usuários.

É importante lembrar que não é o primeiro uso de sugestões inteligentes no programa de planilhas do Google. Qualquer usuário que digitar uma sequência de números com acréscimo de 2 em 2 (2,4,6…) em células diferentes receberá a recomendação de qual o próximo número que deve ser colocado na próxima célula, embora que muitas vezes depois de uma certa quantidade de dados os números sugeridos possam estar errados. A nova sugestão de fórmulas, porém, parece mais precisa, justamente por usar mais formas de identificação para as sugestões.

Fonte: Google Workspace Updates, The Verge

Para mais novidades do Google, como o lançamento do Google Pixel 5a, fique de olho no Showmetech.


Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:
Tags

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário