Capa para "gosta de stardew valley? Conheça 25 jogos similares" (screenshot de stardew valley/google imagens)

Gosta de Stardew Valley? Conheça 26 jogos similares

Avatar de renato reis
Stardew Valley caiu no gosto popular e os simuladores rurais ganharam muita atenção. Conheça jogos bem parecidos com ele (tão legais quanto) e invista seu tempo de lazer no cultivo de fazendas e na criação de animais virtuais.

Jogos de “fazendinha” fazem a cabeça de muita gente por muitos motivos. Dá para perder a noção do tempo em verdadeiras bombas de dopamina em diversas plataformas de jogos. Cuidar de um belo jardim e plantar vegetais serão o sustento dos personagens por muito tempo enquanto se socializa com simpáticas comunidades recíprocas que vivem em torno de um confortável e auto suficiente cantinho que ele chama de casa.

Muitos desses jogos refletem, inclusive, um movimento da realidade: pessoas de diversas gerações  que vão tentar suas vidas no campo, cansadas do frenesi das grandes cidades e de todos os seus contras (poluição do ar e sonora, por exemplo), quando o assunto é morar nelas. O auge do bucolismo, não? Difícil é tirar a razão dessa atitude e não concordar com essas pessoas.

Esse gênero ganhou capilaridade imensa nos últimos anos entre todos os consoles modernos, para alegria de muitas pessoas apreciadoras, uma vez que eram mais presentes apenas no PC. E o sucesso estrondoso do próprio Stardew Valley e de Animal Crossing, por exemplo, não deixa dúvidas disso.

Conheça 26 jogos similares ao aclamado Stardew Valley a seguir e comece a plantar a sua própria semente para começar a amar qualquer um deles.

Animal Crossing

Animal Crossing chegou  em 2020 como um conforto absoluto para muitas almas em meio à pandemia de Covid-19. Justamente, o jogo te imerge em uma ilha com muita exploração, relacionamento com uma comunidade feliz, colheita de comida e de itens únicos, missões engajadoras e, claro, a criação de uma fazenda só sua. Potencializando o fator social, ele funciona em multiplayer com a assinatura Nintendo Switch Online, abrindo sua ilha para seus amigos e te dando a possibilidade de visitar a deles. Com certeza, um mundinho incrível onde se pode depositar muitas horas de jogo e socialização com seus amigos.

Animal Crossing está disponível exclusivamente para Switch.

Bear & Breakfast

Assuma a personalidade de um urso em Bear & Breakfast e comece a explorar regiões urbanas, florestas e campos para encontrar comida e colocar ordem na sua própria pousada, com seus melhores instintos decorativos. Um dos objetivos é atrair hóspedes e fazer com que eles avaliem bem sua pousada. O jogo é extremamente relaxante e oferece uma boa dose de mecânicas de colheita e crafting, além de muita interação com personagens em diferentes situações divertidas.

Bear & Breakfast está disponível para PC (Steam e Epic Games) e Switch.

Core Keeper

Um jogo com uma dinâmica um pouco diferente de Stardew Valley e que vai te dar horas e mais horas de distração é Core Keeper. Ele oferece muita exploração e aventuras em minas repletas de minérios e outras riquezas a serem encontradas pelo mapa subterrâneo do jogo, sendo que o maior desafio é sobreviver e se fortalecer para derrotar criaturas hostis. As jogatinas se tornam ainda mais legais e intensas quando acompanhadas dos amigos, pois permite até 8 jogadores simultâneos. 

Doraemon Story of Seasons está disponível em acesso antecipado para PC.

Craftopia

Craftopia é um Stardew Valley like, mas em terceira pessoa e 3D, e traz desafios em dungeons, introduzindo combates em um ou vários jogadores. Suas mecânicas de fabricação são bem criativas e divertidas, dando bastante liberdade a quem joga. Destaque para seu estilo gráfico, que lembra muito The Legend of Zelda: Breath of the Wild, dando um charme a mais à sua agradável proposta.

Craftopia está disponível para Xbox e PC.

Diaries of a Spaceport Janitor

Assuma o papel de uma zeladora em ambientes alienígenas, numa incrível atmosfera de ficção científica do planeta Xabran’s Rock. Seu trabalho é limpar e incinerar todo o lixo gerado pelos residentes na cidade em que se passa o jogo. Mantenha a cidade organizada e viva com mecânicas similares a Stardew Valley, imerso(a) em narrativas depressivas e provocantes, que te farão questionar tudo sobre o capitalismo e as relações humanas e ambientais da realidade. Mecânicas simples, significados e interpretações profundas.

Diaries of a Spaceport Janitor está disponível para PC.

Doraemon Story of Seasons

Doraemon Story of Seasons é um incrível simulador rural com mecânicas de RPG. Seus gráficos estilizados são encantadores, remetendo a animes antigos, como os produzidos pelo famoso e aclamado Studio Ghibli. Nele, é possível criar animais, pescar e fazer plantações diversas com o protagonista, Doraemon. Além de encher os olhos com seu visual cartunizado, dá para investir horas e horas nas suas aventuras e relações com outros personagens. à primeira vista, ele pode lembrar muito Animal Crossing, mas pode entregar uma jogatina diferente, divertida e confortável no seu todo.

Doraemon Story of Seasons está disponível para PlayStation, PC e Switch.

Garden Paws

Assuma o papel de um bichinho fofo para manter sua fazenda herdada de seus avôs e reconstruir uma cidade junto com o prefeito em Garden Paws. Ele é um diferente simulador de fazendinha 3D, inclui combates em 10 dungeons com possibilidade de multijogador e uma divertida integração com a Twitch, a quem for exibir o jogo à sua comunidade na plataforma. Quanto à fazenda em si, o pacote “completo”: pesca, plantio, colheita, fabricação de itens e construção da sua própria casa e cidade.

Garden Paws está disponível para PC e Switch.

Garden Story

Limpe o cenário coberto pela podridão e restaure a bucólica fazenda de Garden Story. Os personagens que são, na verdade, frutas e vegetais vão te solicitar missões muito satisfatórias a serem cumpridas em favores aos moradores locais, enquanto seu personagem estiver acordado. É uma junção muito boa entre mecânicas de combate ao estilo dungeon crawler e farming simulator, com um visual muito bem referenciado pelo passado dos videogames e, claro, muita fofura.

Garden Story está disponível exclusivamente para Xbox (disponível no Game Pass), PC (Steam e Epic Games) e Switch.

Gleaner Heights

Gleaner Heights é bem humorado em suas narrativas, com gráficos em pixel art incríveis. Além das mecânicas típicas e básicas de plantio, colheita e criação de animais, o jogo te mergulhará num grande novelão (alô, fãs de Pantanal), repleto de interações curiosas com outros personagens e mistérios escondidos nos ambientes. Ele é bem similar ao Stardew Valley em todos os aspectos e, com certeza, conta com muita emoção em suas narrativas intrigantes e visuais retrôs.

Gleaner Heights está disponível para Xbox, PC e Switch.

Graveyard Keeper

Espera plantar vegetais e flores? Aqui não. Em Graveyard Keeper, seu objetivo é enterrar cadáveres (ou se livrar-se deles de alguma forma) e estruturar bem o seu cemitério. Uma ideia mórbida, mas não deixa de ser muito divertida.  

A temática da morte engloba dilemas éticos e oferece uma série de escolhas à pessoa jogadora o tempo inteiro. Apesar de ser bem humorado e repleto de situações que te prenderão completamente ao jogo, o jogo divide opiniões por ter missões muito longas e uma progressão muito lenta, estendendo-se muito em missões de crafting, por exemplo.

Doraemon Story of Seasons está disponível para PlayStation, Xbox, PC e Switch.

Harvestella

Se você busca uma jogabilidade tranquila e que valoriza a sua constante adaptação e um pouquinho de grind, Harvestella é uma ótima escolha. Lançamento da Square Enix, o game aposta em belos visuais fantásticos, gerenciamento da sua própria fazenda (e, logo, seus recursos de criação de ferramentas, itens comerciáveis e comidas) e combates muito interessantes, inspirados em JRPGs e RPGs de ação.

Harvestella é um lançamento recente da Square Enix e está disponível para PC e Switch.

Hokko Life

Pense numa mistura de The Sims com Animal Crossing e, claro, um pouco de Stardew Valley. Construa sua própria cidade, decore sua casa detalhadamente e explore o entorno delas em Hokko Life. No game, você tem uma liberdade incrível de criação de uma pequena vila e do interior da sua confortável morada, recebe novos cidadãos e explora todo o entorno em busca de animais colecionáveis e para consumo, além de coletar, cavar e cortar mais recursos para suas construções. É jogar por horas a fio e relaxar completamente com todos os seus belos elementos.

Hokko Life está disponível para Xbox, PlayStation, PC e Switch.

Kitaria Fables

Seguindo certa tendência de aventuras de RPG com combates intercalados com manutenção de plantações e artesanato, Kitaria Fables consegue mesclar muito bem seu nível de fofura e momentos incríveis de batalhas dignas de RPGs de renome. Crie sua fazendinha na Aldeia Pata e crie novos artefatos a partir de ingredientes e itens cultivados ou derrubados pelos monstros que você caçará mundo afora. Essa aventura nada entediante pode ser compartilhada, inclusive, no modo cooperativo online. É uma aventura bastante viciante com animais muito fofos e encantadores. 

Kitaria Fables está disponível para Xbox, PlayStation, PC (Steam e Epic Games) e Switch.

Kynseed

https://www.youtube.com/watch?v=2oCSoV072SQ

Criado por alguns dos mesmos desenvolvedores de Fable, Kynseed é um incrível simulador de vida medieval, com vários elementos de RPG. Seus diversos personagens cativantes e belos cenários vão te conquistar facilmente, vistos por uma câmera top-down, além de ter combates inspirados em clássicos JRPGs. Como se não fossem muitos os motivos para jogar Kynseed, ele ainda conta com muitos minigames espalhados pelas atividades da sua divertidíssima jogabilidade. Uma boa fonte de nostalgia e de muitas horas de divertimento.

Kynseed está disponível para PC.

Littlewood

Busque itens raros para fabricação e os venda nesse relaxante e saudosista RPG. Seus elementos de plantio, colheita, pesca e demais coletas de recursos são as principais atrações e combinam muito bem com batalhas baseadas em cartas colecionáveis, as quais encantam muito pelo seu lindo pixel art.

Littlewood está disponível para PC e Switch.

Little Witch in the Woods

Little Witch in the Woods oferece uma jogabilidade extremamente relaxante, com gráficos retrô e músicas bem calmas. Você assume o papel de Ellie, uma simpática bruxinha que se perde em uma floresta e, então, descobre uma vila onde passa a ajudar uma série de NPCs locais. Nas redondezas, é possível estabelecer sua moradia (sem muitos detalhes para não entrar em spoilers, ok?) e começar a explorar toda a floresta em busca de receitas, recursos e enfrentar criaturas para inventar novas poções no seu enorme caldeirão. Um ótimo jogo para relaxar e passar o tempo.

Little Witch in the Woods está em acesso antecipado para as seguintes plataformas: PC e Xbox (disponível no Game Pass).

Moonlighter

Moonlighter é um jogo com elementos Roguelike que te deixará viciado em dungeons com combates muito satisfatórios, realizados à noite do tempo do jogo. Nelas, você fará pilhagens de itens ao seu final, geralmente derrotando um chefe, e/ou explorando seus diferentes caminhos. Durante o dia, reconstrua uma vila com um comércio baseado nos tesouros coletados nas suas jornadas, além de criar novos itens com receitas e abrindo portais para novos mundos de muita aventura.

Moonlighter está disponível para PlayStation, Xbox, Switch e PC (Steam e Epic Games). Também pode ser jogado no Android e iOS, se você tiver uma assinatura Netflix.

My Time at Portia

Reconstrua uma oficina abandonada do pai do(a) protagonista na cidade de Portia para atender a pedidos de moradores, coletar recursos pela ilha, criar laços com a comunidade local e administrar sua fazenda e seus bichinhos. My Time at Portia é extremamente parecido com Stardew Valley, quase uma versão 3D do título indie, com mecânicas muito interessantes de relacionamento com outros personagens e uma progressão colecionista de receitas para fabricação de itens cada vez mais valiosos.

My Time at Portia está disponível para PlayStation, Xbox e PC (Steam e Epic Games).

Ooblets

Em Ooblets, game recém-lançado pela Glumberland, você cuida de suas plantas extraterrestres enquanto dá presentes e faz amizades numa comunidade auto suficiente de Bradgetown. Além de ser repleto de minigames divertidos, Ooblets contém batalhas baseadas em cartas, com equipes de vegetais criadas para concursos de dança. O título é bem carregado de energia descontraída e bem-humorada, enaltecendo seu fator fofura. 

Ooblets atualmente está disponível para Switch, Xbox e PC (Steam e Epic Games).

Slime Rancher

Slime Rancher pode ser estranhado num primeiro momento por jogadores de simuladores rurais porque foge um pouco de certo padrão do gênero: mistura conceitos de FPS (first person shooter) para agregar à jogabilidade mecânicas de criação de slimes (pequenos e fofos seres gelatinosos) e manutenção de uma fazendinha. Seu maior objetivo é, justamente, alimentar seus slimes, completar missões diárias, conquistar mais slimes e explorar cada vez mais os grandes cenários da ilha à sua volta. 

Você ainda pode melhorar a arma sugadora e atirar slimes (a chamada ‘vacpack’) da protagonista e pesquisar novas tecnologias para a melhoria dos equipamentos da sua fazenda nesse mundo repleto de alegria. Tudo com uma boa dose de fofura e cores vivas para elevar a jogatina. Seu jogo sequencial acaba de ser lançado, inclusive, para PC e Xbox, entrando no dia um do catálogo do Xbox Game Pass.

Slime Rancher está disponível para PlayStation, Xbox, PC (Steam e Epic Games) e Switch.

STORY OF SEASONS: Pioneers of Olive Town

Plante, colha, pesque e crie animais do seu jeito numa ambientação extremamente fofa em STORY OF SEASONS: Pioneers of Olive Town, que não deixa de ser um jogo muito parecido com vários outros dessa lista. Muito inspirado em Harvest Moon, é preciso progredir no cultivo das suas terras e na prosperidade da pequena cidade fundada pelo avô do protagonista, a Olive Town. Nessa cidade, também haverão inúmeras atividades em festivais locais, desde gincanas com cachorros até partidas de bocha. É uma experiência muito confortável e diversificada para amantes de Stardew Valley e similares.

STORY OF SEASONS: Pioneers of Olive Town está disponível para PC.

Sun Haven

Em Sun Haven, você pode criar sua própria fazenda e cultivar suas plantas, pescar, minerar e criar artefatos. Trata-se de um simulador rural com muitos elementos de RPGs antigos com a câmera posicionada de cima com o objetivo de revitalizar Sun Haven, uma vila medieval do jogo. Vale muito experimentar seus incríveis cenários de fantasia com uma jogabilidade extremamente confortável no single ou no multiplayer de até 8 pessoas em cooperação simultânea.

Sun Haven está disponível para PC.

Yonder: The Cloud Catcher Chronicles

Yonder: The Cloud Catcher Chronicles se passa em um mundo com diversos biomas da ilha de Gemea e abriga uma série de criaturas desconhecidas (porém muito fofas). Seu personagem, como explorador, irá descobrir espaços encantadores desse belo lugar bucólico e livrará a ilha do mal iminente. Nesse mundo bem semelhante ao Zelda: Breath of the Wild, inclusive, construa uma fazenda e faça missões, além de coletar, pescar e cultivar.

Yonder: The Cloud Catcher Chronicles está disponível para PlayStation, Xbox, Switch e PC.

Verdant Skies

Ao contrário de muitos dos jogos listados, Verdant Skies se inspira bastante em Harvest Moon e To the Moon ao focar mais em elementos de relacionamentos entre personagens dentro do jogo. Contudo, ainda há a presença da simulação rural. Seu objetivo é fazer crescer e prosperar uma nova colônia no planeta Viridis Primus, com a ajuda dos personagens não-jogáveis que representam a diversidade humana, e, dentre eles, muitos de raças interplanetárias diferentes também.

Verdant Skies está disponível para PC.

Voodoo Garden

Construa seu próprio cantinho e faça crescer seu jardim perfeito nesse jogo casual encantador, muito parecido com Stardew Valley em vários aspectos. Voodoo Garden tem seu visual e mecânicas únicas, em que se planta muitas fruteiras, vegetais e flores para criar seus animais com muito carinho. E ainda você tem a ajuda de fantasmas espalhados pelo jardim. Perfeito para jogar enquanto você assiste uma série ou ouve seus podcasts preferidos.

Voodoo Garden está disponível para PC.

World’s Dawn

World’s Dawn oferece uma gameplay bastante relaxante no plantio e na reconstrução da sua fazenda, com muitos laços a serem criados com personagens interessantes no jogo. O seu visual é bem simples, em 2D, mas mistura uma energia de graphic novels e focando nos diálogos com seus 32 NPCs, o que ressalta sua beleza gráfica. Minere, pesque, cozinhe, cuide do gado, encontre itens, plante e colha na sua fazenda em restauração.

World’s Dawn está disponível para PC.

Veja também:

Melhores jogos gratuitos para Android em 2022

Fontes: Games Radar+, PCGamesN, PC Gamer

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados