Gravadoras exigem virais no tiktok para lançar músicas de artistas

Gravadoras exigem virais no TikTok para lançar músicas de artistas

Avatar of otávio queiroz
Polêmica envolvendo gravadoras ganhou fôlego após a cantora Halsey lançar um vídeo de desabafo em seu perfil do TikTok; entenda tudo a seguir

O TikTok já vem sendo reconhecido como uma rede em potencial para lançamento e popularização de músicas. Muitos dos hits que estão fazendo sucesso nas plataformas de streaming contam com dancinhas ou trends virais no TikTok. Não à toa, a plataforma de vídeos anunciou, no início do ano, o lançamento da sua própria plataforma de marketing e distribuição de músicas chamada SoundOn. No entanto, a rede social agora vê seu nome atrelado a uma polêmica que envolve grandes artistas da indústria fonográfica. Segundo relatos, as gravadoras estão exigindo que os artistas produzam vídeos para viralizar suas músicas na plataforma.

A polêmica começou após a cantora Halsey publicar, em suas redes sociais, um vídeo no qual desabafa sobre uma situação que vem enfrentando junto a sua gravadora para o lançamento de uma nova música. Intitulado “I’m tired” (“estou cansada”, em tradução livre para o português), o vídeo postado pela artista revela uma batalha que ela vem travando com aqueles que deveriam apoiar a sua carreira. Nele, ela conta que possui uma música gravada, mas que “a gravadora não a deixa ser lançada”.

Gravadoras exigem virais no tiktok para lançar músicas de artistas
Halsey afirmou, durante o final de semana, estar sendo impedida de lançar nova música pela gravadora (Reprodução/Internet)

Tudo é marketing. E eles estão basicamente fazendo isso com todos os artistas hoje em dia. Eu só quero lançar música, cara. E eu mereço mais. Estou cansada.

Halsey

“Estou nessa indústria há oito anos e vendi mais de 165 milhões de discos, e minha gravadora está dizendo que não posso lançar [a música] a não ser que eles possam criar um momento viral no TikTok”, continua o desabafo. O assunto viralizou nas redes sociais no último final de semana, sendo um dos mais comentados em redes sociais como o Twitter. Fãs da cantora especulam que a canção ao fundo do vídeo é supostamente a que está tendo problemas para ser lançada. Halsey, que atualmente é contratada da gravadora Astralwerks/Capitol, no final das contas, acabou criando um viral ao reclamar da gravadora, já que o vídeo da artista acumula mais de oito milhões de visualizações até o momento.

Mais artistas se manifestam a respeito de virais no TikTok

Ed sheeran em show
Ed Sheeran foi um dos artistas que se manifestou sobre a polêmica envolvendo gravadoras (Reprodução/Internet)

Ao que tudo indica, não é somente a cantora e compositora norte-americana que vem passando por problemas junto a sua gravadora. Além dela, Ed Sheeran, Charli XCX e Florence foram alguns dos artistas que manifestaram a sua indignação com o pedido das gravadoras para que fossem feitos vídeos para viralizar suas músicas no TikTok.

Ed Sheeran, por sua vez, também postou um vídeo em suas redes sociais como forma de protesto. Nele, o cantor colocou sua música no fundo, uma mensagem e apareceu comendo biscoito no vídeo. “Quando você supostamente deveria estar fazendo propagandas do seu lançamento, mas tudo que você quer é um biscoito e você decide que comer um biscoito pode ser a divulgação desta música porque todos amam biscoito”, ironizou.

Manu gavassi
A brasileira Manu Gavassi também se manifestou contra a conduta das gravadoras em suas redes sociais (Reprodução/Internet)

A musicista inglesa Florence também se manifestou por meio dos seus perfis na internet. Em um vídeo, onde aparece visivelmente desanimada cantando lo-fi, ela diz que a gravadora começou a pedir para que ela produzisse esses conteúdos para o TikTok. “Por favor me ajudem”, escreveu na legenda.

Quem também falou sobre o tema foi a cantora sueca Zara Larsson, que recentemente fez um comentário irônico no Twitter após um fã clube anunciar que a artista tinha publicado “três novos TikToks”. Ela compartilhou o tweet dizendo que sabia que seu “empresário está em algum lugar celebrando com champanhe”.

Após o assunto dominar as redes sociais, artistas brasileiras também se posicionaram sobre o assunto. A cantora Manu Gavassi endossou a reclamação da norte-americana e complementou escrevendo apenas um “Triste”. Outros nomes, como a cantora Izzy La Reina, concordaram com ela.

Gravadora se posicionou após polêmica

Halsey
Halsey deve ter a sua nova canção liberada em breve, segundo porta-voz da gravadora (Reprodução/Internet)

Um porta-voz da gravadora Astralwerks/Capitol respondeu as acusações na manhã de ontem (23). Em um comunicado enviado ao portal Variety, ele diz que “a crença em Halsey como uma artista única e importante é total e inabalável. Mal podemos esperar para que o mundo ouça sua nova e brilhante música”, indicando que, em breve, Halsey terá a sua amada canção sendo liberadas nas principais plataformas de streaming

Nas redes sociais, os fãs se dividiram em relação as alegações de Halsey. Muitos acreditam que as gravadoras não deveriam interferir tanto na produção dos artistas para as redes sociais e dar mais liberdade na gravação de novas músicas. Por outro lado, outras pessoas acreditam que os cantores devem fazer seu trabalho de produzir conteúdos sem reclamação, visto que deve ser uma das cláusulas contratuais, e dizem até se divertir com os pedidos das gravadoras por vídeos virais.

Houve também quem acreditasse que tudo isso era apenas uma estratégia de marketing para o lançamento do single da artista. No entanto, ela desmentiu veementemente que as acusações fossem apenas para chamar a atenção para a sua música, mas sim para um “problema muito maior” dentro da indústria da música.

Veja também

Outra cantora que se viu em meio a uma polêmica recentemente foi a brasileira Anitta. De acordo com dados de sites internacionais, fãs da artista teriam burlado o algoritmo do Spotify para obter recorde.

Fontes: Variety, Vulture, Folha.

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
12
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Relacionados