Conecte-se conosco
DSC06485 - HANDS-ON: Primeiras impressões do Zenfone 4

Android

HANDS-ON: Primeiras impressões do Zenfone 4

Zenfone 4 é o novo integrante da família de smartphones da ASUS. A principal novidade é a presença de duas câmeras na parte traseira.

DSC06471 720x482 - HANDS-ON: Primeiras impressões do Zenfone 4

A taiwanesa ASUS promoveu uma grande mudança estrutural com o Zenfone 3, deixando a carcaça de plástico do Zenfone 2 de lado e apostando no unibody com a dobradinha metal e vidro, entrando de vez no mercado intermediário de gama alta.

Com o Zenfone 4, a companhia sobe mais um pouco o patamar e incrementa o recurso da moda, o sistema de duas câmeras que, no Zenfone 4, é na parte traseira, mas em outros modelos da família é na área frontal, como no Zenfone 4 Selfie e Zenfone 4 Selfie Pro.

Essa nova família é composta por 6 modelos. Além do Zenfone 4Zenfone 4 Selfie e Zenfone 4 Selfie Pro, há o Zenfone 4 Pro, e duas versões do Zenfone 4 Max, uma com tela de 5,2 polegadas e a outra com 5.5. Ainda não sabemos se todos chegarão ao Brasil. Essa dúvida, assim como o tão aguardado preço, serão sanadas na próxima terça-feira (03) no evento “We Love Photo”, que será realizado em São Paulo, com cobertura do Showmetech.

Seguindo Tendência

O salto do Zenfone 2 para o 3 foi muito significativo e marcante para o rumo da ASUS no mercado de smartphones. No Zenfone 4 a empresa foca mais no aprimoramento e na inclusão do recurso do momento, o sistema dual-camera, que pode ser aplicado de diversas maneiras. No caso da ASUS ela apostou na lente grande angular (wide angle), o que permite que mais elementos caibam na imagem.

DSC06496 720x482 - HANDS-ON: Primeiras impressões do Zenfone 4

No Zenfone 4 a câmera principal, comandada pelo excelente sensor Sony IMX362, é de 12 MP; enquanto que a secundária, que conta com 120º de ângulo de visão é de 8 MP. Ela é gerenciada pelo mesmo sensor da câmera frontal do aparelho (que também tem 8 MP), o Omnivision 8856.

Assim como acontece em outros modelos que aplicam duas câmeras, a secundária é bem inferior a principal, o que vale mesmo é o aspecto de poder colocar mais elementos na foto. Mas para um bom registro a câmera principal é indispensável. Ao lado direito das câmeras há o sensor de correção de cor e o flash LED.

Se nesse aspecto a ASUS se adequa ao que é tendência no mercado, no quesito tela ainda está bem afastada dos seus concorrentes, como o Samsung (Galaxy S8/S8+) e LG (G6), que estão caminhando para cada vez menos bordas. O aproveitamento de tela em relação ao corpo do Zenfone 3 para o 4 permanece praticamente inalterado: 70,6% e 71,4%, respectivamente.

asus 720x540 - HANDS-ON: Primeiras impressões do Zenfone 4

Como estamos falando de um aparelho intermediário, pode até ser justificada a questão de deixar essa tela com menos bordas de lado, mas teria sido bem interessante se no Zenfone 4 Pro, que é a versão high-end, a ASUS caminhasse para implementar essa função.

Nesse primeiro contato, a tela de 5,5 polegadas, embora não seja AMOLED, como a do seu irmão mais poderoso, se mostrou bem mais brilhante e fidedigna em relação ao Zenfone 3.

asus zenfone 4 720x540 - HANDS-ON: Primeiras impressões do Zenfone 4

Alterações no design que fazem diferença

Se por um lado a dobradinha metal + vidro Gorilla Glass 2,5D do Zenfone 3 foi mantida, houve algumas alterações de posicionamento de alguns elementos. No Zenfone 3 o leitor de digitais é na parte traseira, abaixo da câmera.

Já no Zenfone 4 ele passou para a parte frontal, na tradicional aplicação no botão Home. O conector P2 de 3,5mm (para o fone de ouvido), que no aparelho anterior era na parte superior, passa agora para o topo.

Assim como acontece no Zenfone 3, o uso do vidro Gorilla Glass 2,5D no Zenfone 4 na tela e na parte traseira garante ao aparelhos duas coisas: resistência e muitas marcas de dedo.

A principal alteração, que é muito bem-vinda, é a drástica redução da protuberância da câmera traseira. No Zenfone 3 ficava bem saltado, no Zenfone 4 (lembrando bastante o Honor 8 da Huawei), ela é lisa, acompanhando o restante da carcaça, deixando o aparelho bem mais flat.

asus zenfone 4 1 720x441 - HANDS-ON: Primeiras impressões do Zenfone 4

Comparação da traseira do Zenfone 3 com o Zenfone 4

A ZenUI novamente está presente, dessa vez na sua versão 4.0, que roda sob o Android 7.1.1 (Nougat). A interface está bem mais clean e há menos apps pré-instalados, o quê, com certeza impacta menos no desempenho. Embora em performance o Zenfone 4 deva aguentar o tranco sem problemas.

Essa versão que recebemos conta com o octa-core Snapdragon 660, 6 GB de RAM e 64 GB de armazenamento interno. Há também uma versão mais “simples”, com o Snapdragon 630, 4 GB de RAM e 64 GB de armazenamento interno.

Especificações técnicas

  • Modelo: ASUS Zenfone 4 (ZE554KL)
  • Tela: 5,5 polegadas SuperIPS+ com resolução Full HD (1920 x 1080 pixels) e proteção Gorilla Glass 2.5D
  • Processador: Snapdragon 660
  • Memória RAM: 6 GB
  • GPU: Adreno 512
  • Armazenamento interno: 64 GB (expansível para até 256 GB
  • Conectividade: 4G LTE, Bluetooth 5.0, NFC, GPS
  • Câmera traseira: dupla (12 MP e 8 MP)
  • Câmera frontal: 8 MP
  • Bateria: 3300 mAh
  • Extras: leitor de digitais na parte frontal
  • Sistema: Android 7.0 (Nougat) com a interface ZenUI 4.0
  • Dimensões: 155.4 x 75.2 x 7.7 mm
  • Peso: 165 g

Em breve publicaremos o review completo de Zenfone 4, com todas as nossas impressões detalhadas.

Continue lendo
Advertisement

Carioca, altamente aficionado por tecnologias que realmente funcionam, rock, Batman, livros, Netflix, academia e mais um amontoado de coisas.

Comentários
Subir