Instagram lança função de vídeos inspirado em TikTok

O Instagram está testando a funcionalidade "cenas" no Brasil inspirada no popular Tik Tok.

Visando competir com a chinesa TikTok, o Instagram agora está lançando a função “reels“. Curiosamente, seu período de testes está sendo feito no Brasil, e por aqui ele tem o nome de “cenas“.

Para quem não sabe, a funcionalidade permite que você faça videoclipes de 15 segundos e compartilhe no Stories. Dependendo da qualidade e popularidade, eles podem acabar viralizando dentro da sessão “Top Cenas“. O Instagram está disponibilizando um extensivo catalogo de músicas para que os usuários criem seus videoclipes.

Já seu concorrente direto, TikTok, gera cerca de 1.5 bilhões de dólares no mundo inteiro, sendo 122 milhões apenas nos Estados Unidos.

“Penso musicalmente antes do TikTok, e esta merece uma ‘tonelada’ de créditos por popularizar esse formato. Dois produtos nunca são exatamente o mesmo, e no fim das contas compartilhar vídeo com música é uma ideia universal que pensamos que todo mundo pode ter interesse em usar. O foco é em tornar esse formato único pra nós”

Robby Stein – diretor do gerenciamento de produto do Instagram
Instagram incorpora função "cenas" para gravar pequenos videoclipes
Instagram incorpora função “cenas” para gravar pequenos videoclipes (Foto: Techcrunch)

Por que o Instagram escolheu primeiro no Brasil?

De acordo com o TechCrunch, o Brasil foi escolhido devido a gigantesca popularidade da rede social no país aliada a sua”profunda cultura musical”.

Some isso ao fato do TikTok ainda não ser tão popular em nosso país quanto em outras partes do mundo e Zuckerberg está repetindo a mesma estratégia que fez quando lançou o Stories, divulgando-o em países onde o Snapchat ainda não era tão popular.

“Estamos tentando ver onde pode funcionar em países onde o TikTok ainda não é grande”

Mark Zuckerberg

Como funciona?

Ao acionar o Stories, o usuário encontrará o ícone referente ao cenas perto do Boomerang e do Super-Zoom. A ideia é pressioná-lo para começar a gravação do vídeo de 15 segundos, que pode ser feito tanto com o áudio da pessoa em si, ou trazendo áudio de outro vídeo ou da lista de músicas citadas anteriormente.

É possível fazer várias cenas e depois editá-las em um único clipe, colocando efeitos de transição ou filtros. Logo em seguida, a pessoa compartilha através do stories ou manda como mensagem para amigos. Após 24 horas, a cena desenvolvida é expirada.

Vale dizer que, no ano passado, o TikTok foi mais baixado que o Instagram e o Facebook nos Estados Unidos, sendo também um fenômeno de usuários na Ásia. Sua popularidade se deve, principalmente, a dublagens de vídeos famosos, em geral feitas para serem engraçadas como no vídeo acima.

E você? Já baixou o TikTok? Já iniciou a função cenas do Instagram? Conte pra nós a sua experiência!

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Deixe um comentário: