Instalando aplicativos Android de Fontes Desconhecidas

instalar aplicativos de fontes desconhecidas - Instalando aplicativos Android de Fontes Desconhecidas
Um dos maiores diferenciais do sistema Android é a simplicidade de se carregar aplicativos que não estão presentes na Google Play Store.

Um dos maiores diferenciais do sistema Android é a simplicidade de se carregar aplicativos que não estão presentes na Google Play Store. Em vez de ter que passar por complicados procedimentos de jailbreak como no iOS, tudo o que você precisa fazer para permitir que o aplicativo em questão seja instalado, é habilitar uma única opção.

Ativando a opção “Fontes desconhecidas” no Android Nougat ou anterior

Os nomes exatos para acessar as configurações listadas abaixo podem variar um pouco de acordo com o dispositivo usado, mas o processo geral é praticamente o mesmo. 

1 – Para começar, acesse o menu de configurações principais do seu telefone. Aqui, procure a opção “Tela de Bloqueio e segurança” ou simplesmente “Segurança“.

001 - Instalando aplicativos Android de Fontes Desconhecidas

2 – A partir deste menu, localize e toque na opção “Fontes desconhecidas“. Será exibido um aviso, pressione “OK” para confirmar e pronto. Você já pode instalar aquele aplicativo que você tanto queria mas não estava disponível ainda na Google Play Store.

Aqui fica o alerta! O aviso exibido é importante. Nele existe a informação de que, ao instalar aplicativos de Fontes desconhecidas, o mesmo pode prejudicar seu smartphone. E que qualquer problema a partir daí será de sua responsabilidade.

002 - Instalando aplicativos Android de Fontes Desconhecidas

Entretanto. sabemos que existem outros sites que disponibilizam aplicativos que são seguros. O site APK Mirror por exemplo possui curadoria e lá é possível encontrar. por exemplo, versões de aplicativos como Whatsapp e Facebook que, por estarem ainda em BETA, ainda não estão disponíveis na Google Play Store.

Além disso, podemos achar outros aplicativos que já foram disponibilizados em outros países mas que ainda não chegaram ao Brasil. E ainda sites que disponibilizam seus próprios aplicativos, geralmente, desenvolvedores, assim como o Cerberus, que tem a sua versão cliente disponível somente no site.

Ativando ‘Fontes desconhecidas’ no Android Oreo ou superior

A partir do Android 8.0, o processo de envio de aplicativos mudou drasticamente. Não existe mais uma configuração de “Fontes desconhecidas” em todo o sistema. Em vez disso, agora ela é tratada em uma base por aplicativo.

Isso significa que, quando você faz o download de um APK com seu navegador, por exemplo o Google Chrome, você precisa dar permissão ao seu navegador para instalar aplicativos. O mesmo acontece se você tentar instalar um APK no seu gerenciador de arquivos favorito – o gerenciador precisará de permissão para instalar aplicativos também.

Embora esta maneira seja diferente de como era nas versões anteriores do Android. O procedimento para autorização de aplicativos de fontes desconhecidas permanece simples. Basta fazer o download dos APKs normalmente. A partir do momento que você tocar sobre o aplicativo, será solicitado que você autorize a permissão.

003 - Instalando aplicativos Android de Fontes Desconhecidas

1 – Toque em “Configurações” no prompt e ative a opção ao lado de “Permitir desta fonte” na tela seguinte.

004 - Instalando aplicativos Android de Fontes Desconhecidas

2 – A partir daí, aperte o botão Voltar, então você pode retomar a instalação.

09 - Instalando aplicativos Android de Fontes Desconhecidas

3 – A partir de agora, você pode simplesmente baixar qualquer arquivo de aplicativos APK. Isso, é claro, diretamente no seu dispositivo Android. Em seguida, basta abrir via Gerenciador de arquivos e o instalar normalmente.

Cautela nunca é demais

Reforçamentos que o ideal é manter o uso da loja oficial de aplicativos. Ou seja, a Google Play Store ou o site APK Mirror que tem sua própria curadoria. Assim, garantindo que você não está fazendo download de aplicativos modificados.

E você, usa aplicativos baixados fora da Google Play Store? Deixe nos comentários qual aplicativo você usa ou já usou que foi instalado sem o uso da loja oficial.

instalar aplicativos de fontes desconhecidas - Instalando aplicativos Android de Fontes Desconhecidas

Comentários do Facebook

Receba Notícias por E-mail:

Share via