Intel e human robotics mostram robôs autônomos para supermercados e fábricas. Robios go e o robios cargo podem ser usados para atendimento e transportes de itens de até 40 quilos. Intel forneceu infraestrutura de ai e processadores

Intel e Human Robotics mostram robôs autônomos para supermercados e fábricas

Avatar de victor pacheco
Robios Go e o Robios Cargo podem ser usados para atendimento e transportes de itens de até 40 quilos. Intel forneceu infraestrutura de AI e processadores

Durante evento realizado na cidade de São Paulo, a Intel preparou um espaço com diversas novidades de seus parceiros que utilizaram processadores e a aplicação OpenVino para a simplificação de tarefas de nosso dia a dia. Confira todas as informações agora mesmo.

Intel dá amostras do futuro da AI

Gisselle ruiz lanza, presidente da intel para américa latina & parceiros
Gisselle Ruiz Lanza, presidente da Intel para América Latina & parceiros (Foto: Divulgação)

A Intel está focada em mostrar que nosso futuro pode ser mais prático, produtivo e mais dinâmico se utilizarmos inteligência artificial de todas as formas possíveis. Empresas como a Human Robotics e IP Extreme estiveram presentes no Intel Powerhouse para mostrar suas novidades para os visitantes, todas elas desenvolvidas com processadores da Intel.

As novidades presentes no evento da empresa estão prontas para chegarem ao mercado brasileiro e algumas delas até já estão dando lucro para seus desenvolvedores. E não há como negar que a inteligência artificial está presente em nossas vidas há muito tempo.

Balaji Srinivasan, diretor de Desenvolvimento de Negócios Globais da Intel, citou que a IA irá transformar o turismo em todo o mundo. Ele também afirmou em sua apresentação que, na verdade, todas as indústrias do Brasil serão impactadas por isso, seja mais cedo, ou mais tarde.

Intel e human robotics mostram robôs autônomos para supermercados e fábricas. Robios go e o robios cargo podem ser usados para atendimento e transportes de itens de até 40 quilos. Intel forneceu infraestrutura de ai e processadores
Balaji Srinivasan, diretor de Desenvolvimento de Negócios Globais da Intel (Foto: Reprodução/Internet)

Imaginem o que a inteligência artificial (IA) generativa fará com o turismo em São Paulo, se pessoas da China, da Índia ou do Japão viessem para o Brasil e começarem a se comunicar em português, a partir de uma tradução ao vivo. Esse é o futuro.

Balaji Srinivasan, diretor de Desenvolvimento de Negócios Globais da Intel

Balaji afirmou que a Intel vem investindo bastante no lançamento de inovações para o mercado de inteligência artificial; um destes investimentos é a plataforma OpenVino, que foi lançada em março de 2018 e tem ajudado diversos profissionais do mercado. Na prática, esta aplicação consegue realizar a otimização de uma inteligência artificial, que pode ter milhões de parâmetros, para que ela rode em PCs “menos potentes” e sejam distribuídas para os clientes finais.

A plataforma OpenVino foi utilizada por alunos de ETEC Ribeirão Pires, no interior de São Paulo, para o desenvolvimento de duas inteligências artificiais: uma que pode ajudar deficientes visuais e outra que pode ajudar pessoas que vivem com Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA). Já falamos sobre isso em uma matéria especial, não deixe de conferir.

Robôs da Human Robotics

Robios cargo e robios go da human robotics
Robios Cargo e Robios Go da Human Robotics (Foto: Divulgação)

Dois robôs apareceram no evento: o Robios Go e o Robios Cargo. O Robios Go foi desenvolvido para trabalhar em supermercados, ao mostrar onde estão os produtos solicitados pelos clientes. Ele também pode ser utilizado para ações de publicidade dentro destes locais e consegue localizar itens faltantes para que as vendas não sejam afetadas.

Este simpático robô também possui uma câmera e alto-falantes para falar com o usuário e realizar um atendimento dinâmico, além de uma tela interativa com suporte a touchscreen. Além de enviar comandos por meio do toque na tela, os clientes de um supermercado podem solicitar orientações falando diretamente com o robô, já que ele conta com microfones integrados.

A Human Robotics citou que há mais de 50 modelos como este no mercado brasileiro, prontos para serem alugados ou comprados.

Robius go da human robotics
Robius Go tem diversos usos (Foto: Divulgação)

O Robios Cargo, como o nome sugere, é focado em transportar itens. Desenvolvido para trabalhar em fábricas dos mais diversos segmentos, este robô consegue transportar até 40 quilos com agilidade e autonomia de mais de dez horas com uma só carga da bateria.

Robius cargo da human robotics
Robô pode levar até 40 quilos em uma só viagem (Foto: Divulgação)

Ele também conta com a interface de interação do Robius Go, alto-falantes e microfones para receber comandos de voz. A previsão da empresa é que modelos com capacidade de transporte de 500 quilos sejam desenvolvidos a partir de 2024. Assista ao funcionamento, na prática:

Ambos os modelos expostos no Intel Powerhouse possuem processadores da Intel (mais especificamente, um Intel Xeon de 4ª geração em cada) para que tudo funcione de forma completa.A inteligência artificial para realizar explicações, mostrar onde produtos estão localizados e demais atividades, foi desenvolvida por meio da estrutura base da Intel.

Os robôs são autônomos e o primeiro uso inclui o mapeamento do espaço onde serão colocados para trabalhar, por meio de um sensor LIDAR. Mas eles também podem ser controlados por controles de videogame, sempre que necessário.

Monitoramento de vias da IP Extreme

Ip extreme no intel powerhouse
IP Extreme apareceu para apresentar funcionalidade de monitoramento via IA (Foto: Divulgação)

Outra novidade que apareceu no evento foi a da IP Extreme Tecnologia, que conseguiu desenvolver uma solução de inteligência artificial que detecta acidentes, fumaça, carros parados por muito tempo e demais atividades que levariam muito tempo se fossem realizadas por humanos.

A empresa demonstrou este serviço, na prática, por meio de imagens da rodovia que liga as cidades Bauru e Jaguariúna, do interior de São Paulo. Otimizada pela OpenVino, a inteligência artificial é conectada ao painel de controle da administradora da Rodovia e envia alerta assim que uma situação estranha é detectada.

Everton soares, ceo da ip extreme (
Everton Soares, CEO da IP Extreme (Foto: Reprodução/Redes sociais)

Everton Soares, CEO da empresa, citou que um capotamento foi detectado em tempo real e, em menos de cinco minutos, uma ambulância foi enviada ao local exato do acidente para que as vítimas fossem socorridas. A IP Extreme também desenvolve soluções para situações roubos: a IA consegue detectar armas, pessoas com capacetes e até mesmo identificar padrões para a análise de especialistas.

Detecção de câncer de mama da Lunit insight

Sistema de detecção de câncer de mama da lunit insight mma
Sistema de Detecção de câncer de mama da Lunit insight MMA tem eficácia de até 97% (Foto: Divulgação)

O último destaque fica por conta da Lunit, que, ao enviar fotos de exames de diagnosticados para uma inteligência artificial, conseguiu ajudar a realizar diagnósticos de câncer de mama antes que a doença se agrave. Segundo dados da Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (FEMAMA), um diagnóstico precoce pode trazer chances de cura de até 95%.

O trabalho da Lunit Insight MMG tem precisão de até 97% na detecção de câncer de mama nos primeiros estágios. A solução também foi aprovada pela ANVISA e possui um custo de implementação de cerca de R$ 15 mil. Entre os clientes, há o Hospital Albert Eistein, Hospital Sírio-Libanês e demais laboratórios do ramo que antes, precisavam investir um alto dinheiro para realizar exames como este.

O que achou das inteligências artificiais apresentadas no Intel Powerhouse? Diga pra gente nos comentários!

Veja também

Intel lança 14ª geração de processadores Raptor Lake Refresh, com velocidade de até 6,0 GHz

Revisado por Glauco Vital em 8/12/23.

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados