Intel: 9ª geração de processadores traz desempenho surpreendente para desktops e notebooks

Processadores Intel de 9ª geração tem desempenho surpreendente
A 9ª geração dos processadores Intel abrange todos os tipos de público, do básico ao profissional, com tecnologias inovadoras e desempenho surpreendente

A 9ª geração de processadores da Intel já é realidade e promete alto desempenho tanto para computadores de mesa, os desktops, quanto para notebooks, com produtos voltados para gamers e para criadores de conteúdo com edição de imagens.

9ª geração de processadores Intel
9ª geração de processadores Intel

Em comunicado enviado à imprensa, a empresa afirma que a nova linha de processadores conta com tecnologias que aceleram a troca de informações pela internet, bem como leitura e gravação de dados em memória de estado sólido, SSD (sigla para Solid State Drive, com tradução livre para “Disco de Armazenamento Sólido”).

Linha notebook

Foram detalhados seis modelos de processadores de 9ª geração para notebooks, chamados de linha H e que variam dos já amplamente conhecidos i5 ao i9. Todos eles possuem, no código do modelo, o número “9” no início e a letra “H” ao final, sendo o i9-9980HK o modelo mais poderoso — algo para o consumidor ficar de olho na hora de escolher a tecnologia mais recente para comprar.

Especificações da linha Intel de 9ª geração para notebooks

A nova linha, chamada de H pela empresa, contempla modelos tanto para desktops quanto para notebooks
Algumas especificações dos novos processadores para notebooks

Os novos processadores foram pensados para oferecer portabilidade a quem deseja máquinas para desfrutar de jogos, bem como para quem usa o notebook para edição de vídeos e streaming de conteúdo, tudo com alta performance, segundo Fredrik Hamberger, diretor-geral do Segmento Premium e Gaming Laptop da Intel.

“A plataforma de 9ª geração foi criada para agradar a jogadores, criadores de conteúdo e usuários que gostam de alta performance oferecendo exatamente o que eles desejam. Nós trazemos o mesmo desempenho de desktops com até 5 GHz e 8 núcleos em uma série de sistemas mais finos, sem contar com um novo nível de conectividade proporcionado pelo Wi-Fi 6 (Gig +). Dessa forma, os usuários podem jogar e criar onde quiserem”.

Fredrik Hamberger, diretor-geral do Segmento Premium e Gaming Laptop da Intel

A tecnologia Wi-Fi 6, citada por Fredrik, permite conectividade sem fio de alta velocidade, algo ótimo para jogos online e transmissão simultânea de dados pela internet (streaming). O mesmo serve para a tecnologia Thunderbolt 3, que dá um upgrade na velocidade da conexão cabeada.

Outra tecnologia presente nos processadores é a Intel Optane, que, ao ser usada conjuntamente com memórias compatíveis (SSD), permite um aumento ainda maior na abertura de aplicativos.

9ª geração de processadores é anunciada pela Intel
Os pequenos componentes que compõem o processador.

As novas peças contam com até oito núcleos e cache de até 16 MB, sendo comparáveis a desktops com processadores de até 5.0 GHz. Tal performance permite um aumento desempenho de até 33% em comparação com desktops de três anos atrás — o que é considerável, quando consideramos que se tratam de notebooks.

Linha desktop

Há também processadores da 9ª geração desenvolvidos para computadores de mesa, em um total de 27 produtos. Os novos chips possuem de quatro a oito núcleos, a depender do modelo, que pode ser i3, i5, i7 ou i9.

9ª geração de processadores é anunciada pela Intel

Também é digno de nota o suporte a memórias RAM DDR4. Os processadores dão conta de até 64 GB de memória, que podem rodar a uma velocidade de transferência de até 2666 MT/s.

A ampla variedade de produtos permite que a Intel se localize no mercado para agradar a clientes que necessitam desde computadores para a produtividade diária àqueles que preferem máquinas parrudas de alta performance.

As mesmas tecnologias de aumento de desempenho presentes nos modelos para notebooks — Wi-Fi 6, Thunderbolt 3 e Intel Optane — marcam presença nas versões para desktop. Além delas, os processadores permitem ganhos significativos na taxa de quadros por segundo em jogos eletrônicos e maior rapidez em edição de vídeos em 4K.

Desempenho em imagens

Além da atenção dada ao desempenho, a Intel também se preocupou em fazer com que seus processadores da 9ª geração fossem capazes de exibirem imagens de alta qualidade.

Sendo assim, a empresa afirma que os novos chips suportam imagens estáticas e vídeos em qualidade 4K com fluidez, além de HDR (High Dinamic Range, ou “Grande Alcance Dinâmico”, em tradução livre), uma tecnologia que já é usada em larga escala por televisores e consoles de videogames para representar cores mais brilhosas e bem-definidas, tanto nas áreas mais claras quanto nas mais escuras, prevalecendo o preto.

9ª geração de processadores é anunciada pela Intel
O modelo “desbloqueado” da linha de processadores pode atingir velocidades acima dos 5.0GHz

Além disso, a linha tem capacidade de processar codecs modernos com total fluidez, como os HEVC 10-bit encode/decode e VP9 10-bit decode, utilizados para transmissão de vídeos pela internet.

Para pessoas exigentes

A título de comparação, a Intel garante que o novo modelo i9-9980HK tem um ganho de 56% na taxa de quadros por segundo frente ao modelo i7-6700HQ, lançado há três anos, em testes realizados com o jogo Total War: Warhammer II. Tal desempenho é suficiente para uma boa performance em jogos AAA — como são chamados os blockbusters, ou seja, os maiores lançamentos da indústria de jogos eletrônicos.

9ª geração de processadores é anunciada pela Intel
Alta qualidade na exibição e edição de imagens

Os processadores da 9ª geração da Intel já foram lançados — no último dia 23 de abril — e algumas empresas, como Asus, Dell e Lenovo já confirmaram usá-los em notebooks fabricados por elas, devendo aparecer no mercado em breve.

Quanto aos modelos para desktops, já é possível comprá-los avulso, com preços que passam dos R$ 2.600,00, para o modelo i9-9900k. Outros modelos podem ser encontrados por preços mais acessíveis, como o i5-9600K, que custa em torno de R$ 1.330,00.

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Deixe um comentário: