Conecte-se conosco
iOS history

Apple

#iPhone10: Mergulhe na história do iOS

No aniversário da Apple, conheça a história do iOS e a evolução do sistema operacional que dá vida ao iPhone

O dia 29 de junho é especial para muitos apreciadores da tecnologia. Foi nesse final de junho, no ano de 2007, que o iPhone foi lançado pela primeira vez. Junto com ele veio o sistema operacional OS 1, o primeiro de uma série de novas versões que iriam acompanhar os 10 anos de evolução dos aparelhos que compõem a infantaria de frente da Apple.

De acordo com o Netmarketshare, em maio de 2017 o sistema operacional da Apple abocanhava 33% do mercado de smartphones e tablets. A disputa com o concorrente Android suscita embates passionais em fóruns e rodas de amigos em todo o mundo. Porém, excepcionalmente hoje, o tributo é para o espírito que tem animado todos os iPhones desde o primeiro lançamento, em 2007. Vamos conhecer a breve história do iOS e as mudanças que marcaram as principais versões desse sistema operacional.

Apple OS 1 no primeiro iPhone

Apple OS 1 no primeiro iPhone

OS 1

A alma do primeiro iPhone foi anunciada em janeiro de 2007. Na verdade, o primeiro sistema operacional mobile da Apple nasceu sem nome. Somente com o lançamento do primeiro SDK (Software Development Kit), em 2008, que a alcunha iPhone OS foi atribuída ao sistema (a designação iOS viria só na versão 4).

Steve Jobs anunciou que o SO compartilhava o mesmo núcleo Unix do seu irmão OS X. A primeira versão não possuía suporte para 3G e anexos de email, não era possível editar documentos nem enviar mensagens MMS. Apesar de todos esses aspectos, foi o primeiro sistema operacional moderno a usar uma tela touchscreen como parte integral de sua interface.

Ele foi considerado também o primeiro SO a trazer um teclado realmente prático, além de ser o pioneiro na criação da grade de ícones na forma que, até hoje, define a homescreen dos smartphones. O foco da empresa foi fazer um produto em que as funções mais importantes do celular fossem extremamente fáceis de usar e eficientes.

Nas atualizações seguintes outras funcionalidades foram adicionadas.

  • iTunes Music Store no OS 1.1;
  • Suporte para teclado internacional no OS 1.1.2;
  • Habilidade de escutar música por meio de um headset com conexão bluetooth no OS 1.3;

Esse foi só o primeiro mergulho do iOS no mercado de smartphones.

Steve Jobs apresenta a App Store

Steve Jobs apresenta a App Store no lançamento do OS 2

OS 2

O OS 2 foi lançado com o iPhone 3G em 2008 e representou uma importante evolução na história do iOS. A mais importante novidade foi a introdução da App Store, permitindo aos usuários instalar e executar aplicativos e games de terceiros. O Suporte para as redes 3G e GPS também foram acréscimos fundamentais.

Foram três versões intermediárias, a OS 2.0, 2.1 e 2.2.  A versão 2.0 foi a que trouxe mais novidades. Além da App Store, foi o primeiro SO para iPhone a permitir a captura de tela (print screen) e introduziu o protocolo WPA2 para a segurança de redes WiFi. O Google Street View só foi adicionado na versão 2.2.

OS 3

Em 2009, com o debut do iPhone 3GS, foi a vez do OS 3 dar as caras. Foi a primeira versão a agregar a possibilidade de copiar e colar arquivos, além de enviar mensagens MMS. O aplicativo da câmera foi atualizado e passou a permitir gravações de vídeos, incluindo também o recurso de foco automático. Tempos depois, a foram feitas mais duas versões com as seguintes novidades:

  • OS 3.1: Acrescentou o controle de voz via bluetooth e uma série de melhorias de segurança;
  • OS 3.2: Permitiu aos usuários mudar a tela de fundo do smartphone e implementou o Apple Bluetooth keyboard, permitindo a utilização de outros teclados sem fio.
Steve jobs lança o iPhone 4

Steve Jobs apresenta o iPhone 4 em 2010 na WWDC. iOS 4 foi lançado no mesmo ano.

iOS 4

Introduzido em junho de 2010, foi quando o sistema operacional da Apple ganhou o nome “iOS X”. Uma das mais importantes implementações foi a capacidade multitarefa, que viabilizou que usuários enviassem um email ao mesmo tempo que escutassem música, por exemplo.  Foi nessa versão que o app iBooks foi introduzido no sistema, junto do iBookstore.

Ao longo das várias atualizações que foram feitas, outra melhorias foram implementadas, como a introdução do Facetime, o software da Apple para videochamadas. A possibilidade de selecionar e deletar várias fotos ao mesmo tempo, coisa simples hoje em dia, também foi incluída no iOS 4.

iOS 5

Em 2011 a Apple deu à luz ao iPhone 4S, e com ele, ao iOS 5. A grande novidade foi a Siri, assistente virtual da Apple comandada por voz (antes a funcionalidade era disponibilizada com um aplicativo independente na App Store). Integrada ao iPhone, a Siri passou a permitir a transcrição de texto e a realização de chamadas, além de outras possibilidades por comandos de voz.

Com centenas de acréscimos e novos features, o iOS 5 foi quem recebeu pela primeira vez o iMessage. Também foi nessa versão que o Twitter foi integrado ao sistema e o iCloud, o sistema online de backups da Apple, foi implementado em substituição ao antigo MobileMe.

iOS 6

iOS 6. Da esquerda para direita: Aplicativo de tempo, homescreen e Siri

iOS 6

Na WWDC de 2012, Tim Cook deu uma novidade que surpreendeu muitos usuários. O novo iOS não seria mais integrado com o Google Maps, mas sim com o Apple Maps, da própria empresa. Dentre as novidades, uma grande atualização da Siri introduziu a possibilidade de receber recomendações de restaurantes e café. A muito prática tarefa de ditar tweets e mensagens no Facebook também foi implementada à central virtual. Aliás, a integração com o Facebook foi outra novidade da atualização lançada em 2012.

Fazendo frente ao Google Wallet, foi lançado também o Passbook. Esse foi o aplicativo da Apple para gerenciar a compra e armazenamento de bilhetes, tickets e cupons para eventos, bem como cartões de crédito e débito.

Interface do iOS 7. Créditos: Cultofmac

iOS 7

O iOS 7 foi lançado junto com os irmãos siameses iPhone 5S e 5C. Trouxe uma grande mudança estética em relação ao seus antecessores. É considerado a maior alteração no sistema móvel da Apple. A criação do novo padrão estético foi capitaneada por Jony Ive, vice presidente de design à época. O iOS 7  trocou os aspectos esqueumórficos (que utilizam ornamentos e técnicas para dar uma estética mais realista) e implementou um design mais plano (flat design). O novo design gerou discussões acaloradas e representou uma das maiores inovações na história do iOS.

A assistente de voz Siri foi atualizada para utilizar tanto voz masculina quanto feminina, além de se tornar fluente também em francês e alemão. Foi introduzido o Air Drop, para compartilhamento de arquivos via WiFi, além de atualizações na App Store e novos modos de utilização do aplicativo de câmera.

iPhone6

iPhone 6 com iOS 8

iOS 8

Em 2014 a WWDC anunciou o iOS 8. As grandes novidades foram a integração do HealthKit e do HomeKit, aplicativos para mapear dados de saúde e para controlar eletrodomésticos conectados à internet. Além de atualizações em todos os principais aplicativos e funcionalidades, também foi acrescentado um novo aplicativo de suporte para o Apple Watch. O novo app permitia sincronizar e parear os dois aparelhos. O Apple Music, introduzido na release 8.4, foi outra grande atualização do sistema.

Interface de busca e da central de assistência Siri no iOS 9. Créditos: The telegraph

iOS 9

O iOS 9 fez seu debut em 2015. Aplicativos como o Maps, Notes e Siri receberam reformulações e melhorias gráficas. Uma implementação importante foi a introdução do modo “low power“, que desliga aplicativos rodando no em segundo plano para economizar bateria. O Passbook, introduzido no iOS 6, foi substituído pelo Wallet. Outra nova aplicação que foi incorporada foi o Apple News, em substituição ao antigo Newsstand.

 

Street View no IOS 10

No iOS 10 foi lançado a funcionalidade de Street View para o Apple Maps

iOS 10

Anunciado em junho de 2016 na WWDC, o iOS 10 foi disponibilizado em setembro do mesmo ano. A nova versão incluiu melhorias no bloqueio de tela e uma nova aparência para o News e aplicativos de música. O Apple Maps foi atualizado e passou a incluir a funcionalidade de Street View.

Uma coisa que marcou o iOS 10 foi abertura da SDK para que desenvolvedores pudessem trabalhar pela primeira vez na Siri, Maps e iMessages. Esse fato contribuiu para dar competitividade aos aplicativos. O Apple Maps foi remodelado e novas extensões passaram a permitir sua integração com outros aplicativos. A assistente virtual Siri também recebeu atualizações para poder interagir com aplicativos de terceiros.

Considerações finais

São longos dez anos, uma década de evolução do iOS. Desde seu nascimento quando ainda era apenas OS 1, até os dias de hoje, já batizado com o inconfundível “i” que acompanha os produtos Apple, o sistema operacional mergulhou cada vez mais fundo com grandes remodelações e incorporação de novas funcionalidades.

A história do iOS já tem 10 capítulos completos e o 11º começou a ser escrito em 2017. Tudo indica que a história do iOS ainda vai longe. Para a felicidade de todos devotos do iOS e suas personificações em carne e osso (vulgos iPhone, iPads e similares), o X do iOS X anda vai continuar crescendo por muito tempo.

Engenheiro eletro-eletrônico. Apaixonado por eletrônica, programação e ciências em geral. Escritor e redator por paixão à escrita.

Comentários

Mais de Apple

Dica

Advertisement


Mais Lidas

Advertisement

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

Recomendado para você



Subir