Como jogar no internet archive de graça?

Jogos grátis? Conheça os games do Internet Archive

Avatar of vitta
Conheça a maior biblioteca de conteúdos digitais que, entre livros, músicas e softwares, também oferece jogos grátis. Saiba como achar os games no Internet Archive

O Internet Archive é um site sem fins lucrativos que funciona principalmente como uma biblioteca cujo objetivo é preservar a maior quantidade de conteúdos digitais ao decorrer da história cibernética. Dentre milhares de músicas, livros, softwares e vídeos, o acervo também disponibiliza jogos em MS-DOS (sistema operacional em disco da Microsoft), ZX Spectrum, e clássicos que eram rodados em CD-Rom nos anos 1990. Então, nesse tutorial, vou te ensinar como achar jogos grátis no Internet Archive!

Ainda que alguns sejam jogos em MS-DOS, você não precisa se preocupar em termos de sistema, é preciso apenas um navegador para funcionar.

Como jogar no Internet Archive? 

Passo 1 – Acesse a página inicial do site para procurar jogos grátis. Não é preciso fazer cadastro algum.

Jogos grátis? Conheça os games do internet archive
Página inicial do site Internet Archive, biblioteca de conteúdos digitais (Imagem: Captura Própria)

Passo 2 – No menu de ícones, clique em “Software” (representado pelo símbolo do disquete).

Jogos grátis? Conheça os games do internet archive
A categoria de Softwares, onde está os jogos, é representada pelo ícone do disquete (Imagem: Captura Própria)

Passo 3 – Após clicar em “Software”, você será redirecionado para uma lista com opções diversas que podem ser exploradas por filtros como Media Type (Tipo de Mídia), Topics & Subjects (Tópicos e Assuntos), entre outros.

Jogos grátis? Conheça os games do internet archive
Tela de procura na categoria de Softwares (Imagem: Captura Própria)

Passo 4 – Para esse exemplo, escolhi o jogo Star Trek Pinball:

Jogos grátis? Conheça os games do internet archive
O Star Trek Pinball, um dos jogos mais clássicos, foi escolhido como exemplo para o tutorial (Imagem: Captura Própria)

Passo 5 – Após o arquivo do jogo ter sido carregado em seu navegador, no centro da tela tem um botão. Clique nele para iniciar. No canto direito tem a opção de ampliar a tela e ativar ou desativar o som.

Jogos grátis? Conheça os games do internet archive
Para começar o jogo, é só apertar o botão no centro da tela (Imagem: Captura Própria)

Passo 6 – O jogo levará alguns segundos para carregar todos os arquivos e aparecerá essa tela:

Jogos grátis? Conheça os games do internet archive
Tela de carregamento do jogo leva poucos segundos (Imagem: Captura Própria)

Passo 7 – Assim que começar o jogo, você pode usar o teclado para controlar seus movimentos e acessar o menu para selecionar as configurações desejadas. No caso do Pinball, podem ser utilizadas a barra de espaço e as setas de direção.

Jogos grátis? Conheça os games do internet archive
Star Trek Pinball pronto para ser jogado (Imagem: Reprodução/Internet Archive)

Dica – Além desse passo a passo, também é possível procurar os jogos antigos de graça pela segunda barra de pesquisa embaixo dos ícones. É só digitar o nome do game que você quer achar e apertar “Go”.

Jogos grátis? Conheça os games do internet archive
A barra de pequisas também é um atalho para achar jogos (Imagem: Captura Própria)

Depois, ao ser redirecionado para a próxima página com os resultados, caso não apareça de primeira, selecione a caixa “Software” na categoria “Media Type” no menu esquerdo de filtros.

Jogos grátis? Conheça os games do internet archive
Tela de resultados por meio da busca pela barra de pesquisa e filtro na categoria Software (Imagem: Captura Própria)

Com o filtro ativado, a busca pelo jogo pode se tornar mais fácil — e quem sabe você acaba achando outras opções tão legais quanto a que você tinha em mente?

Entre os games do Internet Archive mais em alta que estão sendo adicionados a sua coleção, estão clássicos como The Oregon Trail, SimCity, Prince of Persia, Pac-Man e Wolfenstein 3D.

Informações importantes

Todos os jogos funcionam apenas em navegadores pelo computador. Alguns deles disponibilizam suas versões para download, mas é preciso avaliar caso a caso. Quando essa opção estiver disponível, aparecerá uma ferramenta no canto da página.

O site está em constante atualização, então os arquivos disponibilizados crescem cada vez mais por dia. 

Sobre o desempenho dos jogos, é importante ressaltar que algumas emulações podem ser executadas em velocidade mais lenta, principalmente títulos extraídos de CD-ROMs e conteúdos com tamanhos um tanto quanto pesados de arquivo. Sendo assim, alguns jogos podem não ser tão divertidos quanto deveriam.

Ainda assim, vale muito a pena fazer um salto temporal e se deixar levar pela nostalgia de jogar clássicos e revisitar gráficos duvidosos e “pixelados” — que depois de um tempo viraram estéticas que fazem falta. 

A importância do Flash para os games do Internet Archive

Com mais de 1.000 jogos gratuitos disponíveis, a equipe do site explica que a hospedagem dos arquivos é possível graças a um emulador Flash em desenvolvimento denominado Ruffle — que foi incorporado ao sistema. Segundo os desenvolvedores do Ruffle, mesmo que o projeto ainda não seja compatível com a maioria dos títulos trabalhados na tecnologia Flash após o ano de 2013, só de conseguir oferecer um acesso democrático a um período cultural que definiu a adolescência e o começo da vida jovem adulta de várias pessoas, já é considerada uma conquista e tanto.  É importante lembrar que o objetivo principal do Internet Archive é a preservação de conteúdos digitais.

O desenvolvimento do software Flash foi essencial para a criação de projetos interativos e criativos no início da era digital. O que antes eram páginas lisas compostas de textos, imagens e ícones engessados, com o Flash vieram facilidades que permitiram a criação de ferramentas mais complexas.

Dentre as novidades que a tecnologia proporcionou — e, assim como o Ruffle, ainda pode proporcionar –, foi possível desenvolver o começo do que conhecemos como conteúdo multimídia. Vídeos, gráficos interativos, experiências sonoras. Tudo isso via navegadores de web, sem a exigência de conhecimento avançado em sistemas operacionais e linguagens de programação.

Infelizmente, o Flash teve um prazo de validade pela internet. Em 2010, a Apple anunciou que não teria mais a tecnologia em seus dispositivos iOS. Um tempo depois, a Adobe decidiu encerrar o suporte para o software em aparelhos móveis, sendo 2017 a data de expiração final, quando a empresa acabou de vez com o uso do Flash. Além disso, navegadores como Chrome, Edge e Safari passaram a optar por usar a chave HTML5 para estruturar conteúdos na internet.

Graças a criação do Internet Archive e o desenvolvimento do Ruffle, o novo Flash como ferramenta de emulação, cria-se um pontapé para futuras oportunidades que poderão ser desenvolvidas a partir de uma tecnologia já dada como extinta. O site Kongregate — editoria de jogos cujo objetivo é fomentar a comunidade de jogadores e desenvolvedores —, por exemplo, é uma das empresas que continua hospedando jogos em Flash e deseja continuar dando espaço para esse tipo de conteúdo.

Seja digital ou analógico, jogos sempre são uma ótima opção de passatempo, cultura e entretenimento. Unindo o útil ao agradável, jogos antigos de graça são melhores ainda. Então se tiver algum tempo livre ou queira se distrair um pouco da sua rotina caótica, visite o Internet Archive e se surpreenda com o vasto catálogo de jogos e outras mídias históricas.

Veja também:

Assim como existem jogos gratuitos no Internet Archive, a plataforma do Piepacker também disponibiliza títulos gratuitos e permite que você jogue em salas multiplayer com amigos de forma local ou online.

Fontes:  Internet Archive, The Verge, Nerdist 

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
1
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Relacionados