Conecte-se conosco
satelite kalamsat

Ciência e Tecnologia

Jovem de 18 anos cria menor satélite do mundo para Nasa

Satélite pesa apenas 64 g e pode revolucionar o monitoramento do espaço com tecnologia portátil via impressão 3D

O menor satélite do mundo já tem data para ser lançado à órbita terrestre. Criado em impressão 3D, o KalamSat é um cubo de apenas 64 g que será enviado pela Nasa no próximo dia 21 de junho. O mais curioso, porém, é que o dono do projeto não é nenhum cientista renomado. O objeto engenhoso é de um jovem indiano com 18 anos de idade.

Rifath Sharook é um jovem cientista da cidade de Tamil Nadu’s Pallapatti, na Índia. Mesmo muito novo, ele venceu o concurso Cubes in Space e foi financiado pela Nasa. A intenção da Agência é testar novas tecnologias no espaço, e a criação de Sharook parece perfeita para isso.

O que chamou atenção, além do tamanho, é a escolha de materiais do satélite. O objeto é feito de fibra de carbono e pode ser construído quase inteiramente via impressão 3D. No futuro, pequenos satélites poderão ser criados dentro de estações espaciais para enviar à órbita terrestre.

satelite kalamsat - Jovem de 18 anos cria menor satélite do mundo para Nasa

Jovem que criou microsatélite de fibra de carbono tem só 18 anos

Nós criamos o projeto do zero. [O satélite] terá um novo tipo de computador e oito sensores engenhosos integrados para medir aceleração, rotação e a magnetosfera da Terra. O principal desafio é criar um experimento que possa voar no espaço e que caiba em uma estrutura cúbica de 64 g, explica Sharook.

Lançamento do satélite

A Nasa marcou o voo do microssatélite para 21 de junho. O cubo irá percorrer por uma área sub-orbital por 240 minutos. No primeiro momento, a ideia é ver o desempenho do material em condições de lançamento. Depois, quem sabe, usar a técnica para criar satélites portáteis que podem ser impressos em qualquer lugar – até em colônias em Marte.

Para acompanhar novidades sobre o projeto, vale conferir o perfil do satélite KalmSat no Twitter.

Continue lendo
Advertisement

É jornalista e comunicador digital por formação, gosta de tecnologia desde que se entende por gente e escreve sobre isso há bastante tempo. Como um bom nerd, gosta de séries e ficção científica, e tenta relacionar tudo isso com estudos sobre comunicação.

Comentários
Subir