A impressionante atuação de Kiera Allen em Fuja

Fuja, estrelado por kiera allen
Trazemos informações sobre o primeiro trabalho de Kiera Allen, protagonizando Fuja, e curiosidades sobre PcDs na TV e no cinema

Fuja é um suspense sensacional sobre uma mãe que “cuida” de sua filha de 17 anos, que é cadeirante e tem o sonho de ingressar na faculdade. Protagonizado por Kiera Allen, que interpreta Chloe, a moça passa por algumas provações por conta de sua limitação que não a impede de sobreviver aos desafios naturais, e ao decorrer do filme, também aos desafios impostos pela própria família.

Lembrando que nesta matéria não há spoilers, apenas comentários subjetivos que podem remeter a algumas cenas do filme.

Kiera Allen e sua maestria em Fuja

Você provavelmente chegou a este título por conta do destaque que foi dado à Sarah Paulson, atriz que vem recebendo os holofotes por entregar papéis maravilhosos em várias temporadas da série American Horror Story, Ratched e também no recente longa-metragem Bird Box.

Apesar disso, os louros de Fuja ficam sem dúvidas para Kiera Allen. A atriz norte-americana de 24 anos nos emocionou, cativou e surpreendeu com sua bela atuação. Ser cadeirante é apenas um detalhe para quem possui tanto talento e consegue interpretar uma protagonista como ela fez. Fuja traz à tona um assunto que é recente sobre a inclusão de minorias nas telas: além de mulheres, negros e LGBTs, é também necessário incluir os PcDs (Pessoas com Deficiência) e, neste caso, vemos uma mulher cadeirante no papel de protagonista, o que nos enche de orgulho!

Ela é inteligente, mas também legal, e ela é bem meiga, mas ela também é durona… o script dá à Chloe uma oportunidade de ser uma pessoa completa e tem essa incrivelmente rica e transformadora jornada.

Kiera Allen sobre Chloe, sua personagem
Kiera allen em fuja
Kiera Allen, protagonista do filme Fuja.

O filme retrata a vida de uma garota de 17 anos que tem o sonho de ingressar na faculdade, espera diariamente sua carta de aprovação e está sempre estudando, aos fortes indícios do filme, assuntos relacionados à física e engenharia eletrônica; inclusive, num dado momento ela prova ser não apenas bastante capaz fisicamente, mas também extremamente inteligente.

Baseado amplamente numa atmosfera tensa, o suspense paira até o momento de você não se ver mais respirando. As cenas em que a menina aparece com recursos limitados (incluindo uma deixa para evidenciar o fato dela não ter celular), deixam o espectador à espera da próxima cena de terror. O diretor também merece o devido reconhecimento por entregar um trabalho muito inteligente, destacando a pessoa certa, sem colocar momentos previsíveis e jumpscares desnecessários.

A escolha do elenco

Kiera allen e o diretor de fuja
Kiera Allen e Aneesh Chaganty em um cenário do filme.

Apesar de ser um novato da indústria, tendo Fuja como seu segundo filme lançado, o diretor indo-americano Aneesh Chaganty afirmou que precisaria de alguém no mínimo à altura de Paulson, que já estava escalada para o longa. A também novata Kiera Allen, que conta apenas com este papel em sua carreira nos cinemas, chegou ao lado de Sarah Paulson e entregou o tão esperado show de interpretação. É possível que quem veja questione se realmente a protagonista possui ou não a necessidade das cadeiras de roda.

Não é apenas uma personagem com deficiência que está ali enfiada numa cadeira, algo que reduz a complexidade da pessoa ou alguém que conta a história por ela.

Reação de Kiera Allen ao ler o script. Admite estar aliviada com a construção bem feita que o diretor realizou sobre a personagem

PcD na TV e no cinema

Há 70 anos não vemos um protagonista cadeirante nas produções de suspense. A última vez foi em The Sign of the Ram, de 1948. Susan Peters é a protagonista do filme; a atriz sofreu um acidente que a deixou paraplégica e, após três anos, retornou às telas para gravar este título. Sua condição atual não foi um empecilho e, assim como Kiera Allen, entregou um filme de qualidade à sua época. Confira outros atores PcDs que não necessariamente foram protagonistas, mas tiveram papel de destaque.

RJ Mitte

Rj mitte
RJ Mitte, ator que participou da série Breaking Bad.

O ator que interpretou Walter White Jr. em Breaking Bad possui paralisia cerebral e foi escalado para o papel. Mesmo com a doença, Mitte sempre passou pelos obstáculos da vida, inclusive com o famigerado bullying na infância e faz palestras sobre os equívocos que a sociedade tem sobre a deficiência.

Jamie Brewer

Atriz jamie brewer
Celebridade, a atriz Jamie Brewer possui grande currículo como atriz.

Também vista em American Horror Story (Murder House, Coven, Freak Show, Cult e Apocalypse) a atriz de 36 anos possui talento nato para a atuação. Outro destaque fica para o fato da atriz ser a primeira pessoa com Síndrome de Down a desfilar na New York Fashion Week.

Danieli Haloten

Danieli haloten com cão-guia
Acompanhada de seu cão-guia, Danieli Haloten desfila na Pet Fashion Week SP.

Vista na novela nacional Caras e Bocas, a atriz brasileira que é deficiente visual desde os 17 anos usou seu cão-guia para ajudá-la nos ensaios da novela. A produção se adaptou em vários sentidos para a inclusão da atriz, como a versão em braile do roteiro.

O filme Fuja foi disponibilizado no Hulu ano passado, apenas nos Estados Unidos, mas chegou no início deste mês na Netflix e permanece disponível em ambas as plataformas.

Confira logo abaixo o trailer legendado de Fuja:

Confira também nossa matéria sobre a representatividade no Oscar.

Fonte: Variety e Estrelando.

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário