Logo da last fm

Last FM: saiba como usar e rastrear o que você escuta

Avatar of victor pacheco
Serviço rastreia tudo o que você escuta de forma gratuita e ainda gera relatórios. Entenda tudo sobre a Last FM agora mesmo

Você já ouviu falar da Last FM? Por mais que o Spotify Warped seja uma funcionalidade que nos permite saber tudo o que foi mais escutado no ano, isso está disponível apenas em meados de novembro e/ou dezembro. Uma forma de sempre saber no que você está fissurado é usar a Last FM, uma plataforma que rastreia tudo o que você escuta nos serviços de reprodução. Mas não para por aqui.

Também é possível criar uma Last FM collage com os dados de sua conta e compartilhar isso em suas redes sociais. Você já viu algum amigo compartilhando uma montagem com diversos álbuns ou artistas nas redes sociais e ficou se perguntando como isso era feito? Bem, muito provável que esta pessoa seja usuária da Last FM. E a plataforma também dá sugestões de músicas conforme o que você escuta, para que sempre esteja ouvindo novo conteúdo. Além disso, é possível ver os eventos que seus artistas favoritos participarão em breve.

Pensando em falar mais sobre o que é Last FM e como você pode experimentar todas as suas funcionalidades ao máximo, desenvolvemos este tutorial especial. Aproveitamos para reunir outras alternativas que fazem um serviço semelhante, mas saiba que a Last FM é o mais completo deles quando falamos sobre rastreio do que você está ouvindo.

O que é Last FM?

Lançada no ano de 2002, a Last FM é uma plataforma que rastreia e informa tudo o que você mais está ouvindo semanalmente. O serviço também consegue analisar o que está sendo escutado e ainda sugerir músicas parecidas e/ou o que outras pessoas estão ouvindo. Apesar de ser gratuita, a Last FM também possui uma assinatura que lhe permite ter acesso a mais informações.

Quem paga cerca de R$17,00 pode trocar de usuário e ter acesso a insights que não estão disponíveis na versão gratuita. Se por acaso você deseja alterar os dados de uma música que ouviu, também é possível fazer isso ao pagar um mês de Last FM Pro. Mas entenda que para usar as funcionalidades mais importantes, você não precisa pagar nada. Todo o cadastro, conexão com serviços de reprodução musical e acesso aos relatórios semanais podem ser acessados na versão gratuita. Dessa forma, para criar sua conta, você precisa apenas acessar o site oficial da plataforma e criar uma conta, que será acessada via e-mail e senha.

Como funciona a Last FM?

Devido a ser uma plataforma de rastreio, a Last FM funciona como um grande banco de dados sobre tudo o que você escuta. E tudo é feito ao conectar sua conta do serviço de música ao acesso criado. Para fazer isso é muito simples:

  1. Com sua conta já criada, basta acessar o painel de configurações da Last FM e depois clicar no botão chamado “Aplicativos”;
  2. Se usar o Spotify, então encontrará um botão para conectar sua conta automaticamente. Vamos falar sobre outras plataformas de reprodução musical no decorrer do texto;
  3. E ao fazer login e permitir que seu histórico de reprodução seja acessado pela Last FM, tudo o que você escuta agora passará a ser rastreado. Importante dizer que o seu histórico não poderá ser recuperado, o que significa que a Last FM irá registrar apenas quando você fizer esta conexão.

Depois, basta ouvir música normalmente e esperar que os relatórios sejam criados pela própria plataforma. Falando sobre isso, entenda que para criar as tabelas com o que mais foi sucesso em sua semana, a Last FM utiliza um sistema de contagem que começa na sexta-feira às 00h e termina sempre na quinta-feira da outra semana, exatamente às 23:59. Os dados sobre o que mais foi escutado na semana “anterior” sempre ficam disponíveis na sexta-feira, na seção “Relatórios”.

Com isso, você pode seguir os lançamentos do mundo da música, já que boa parte dos novos conteúdos internacionais são feitos nas noites de quinta para sexta-feira. Importante ressaltar que a Last FM consegue captar dados do Spotify, Deezer, Tidal, Pandora, Souncloud, Pandora e até mesmo Bandcamp. Tudo que você ouve/assiste no YouTube também pode ser rastreado pela Last FM, mas será necessário utilizar um plugin e isso será feito apenas por meio de um computador.

No site da própria plataforma, você pode conferir mais informações sobre quais tipos de serviço de reprodução a Last FM consegue pegar dados. A opção de seguir seus amigos também existe e você pode pedir apenas para que as pessoas enviem o link do perfil para poder seguir e comparar os relatórios semanais.

Como colocar Last FM no Spotify?

Se você é um usuário assíduo do Spotify, a boa notícia é que a Last FM tem uma parceria com este serviço de música e a conexão pode ser feita sem problemas. Tudo o que precisa fazer é acessar o site da plataforma e depois conectar sua conta do Spotify na Last FM. Então, basta acessar a seção “Aplicativos” na página de configurações do site e fazer login normalmente, assim como permitir que a plataforma tenha acesso aos dados do que está sendo escutado. É importante realizar as duas conexões disponíveis: uma sobre a reprodução de músicas em conta premium e a outra sobre o rastreio do que você escuta em diversos dispositivos.

Last fm: saiba como usar e rastrear o que você escuta. Serviço rastreia tudo o que você escuta de forma gratuita e ainda gera relatórios. Entenda tudo sobre a last fm agora mesmo
Conectar sua conta do Spotify à Last FM leva menos de cinco minutos.

Dessa forma, tudo o que você precisa fazer depois de conectar sua conta do Spotify Premium é simplesmente ouvir música normalmente. Para se certificar que tudo está sendo rastreado da forma correta, recomendamos que acesse sua biblioteca e toque uma música. Vale lembrar que tudo aparecerá no site assim que pelo menos metade da música for escutada.

Como conectar Deezer na Last FM

Falando sobre o uso da Deezer na Last FM, isso muda um pouco e a conexão exige um pouco mais de tempo. Primeiramente, saiba que você precisará fazer isso diretamente pelo site da Deezer. Em seguida, acesse o painel onde todas as configurações de sua conta são exibidas, como informações, preferências de notificação etc. Quando estiver nesta seção, basta clicar em “Mais” e depois, em “Preferência de compartilhamento”.

Last fm: saiba como usar e rastrear o que você escuta. Serviço rastreia tudo o que você escuta de forma gratuita e ainda gera relatórios. Entenda tudo sobre a last fm agora mesmo
Last FM: saiba como usar e rastrear o que você escuta

Quando esta nova seção do site da Deezer for recarregada, você precisa apenas clicar no item da Last FM para associar sua conta deste serviço de música com a plataforma de rastreio. Se sua conta da Last FM estiver conectada, então pronto, as músicas serão rastreadas sem problemas.

Last fm: saiba como usar e rastrear o que você escuta. Serviço rastreia tudo o que você escuta de forma gratuita e ainda gera relatórios. Entenda tudo sobre a last fm agora mesmo
Conexão com Deezer pode ser feita direto pelo site de reprodução de música.

Apenas para validação de que tudo está conectado da forma correta, recomendamos que você toque uma música no Deezer e espere a mesma acabar, acompanhando sua biblioteca da Last FM para saber se as informações corretas estão sendo enviadas. Depois, é só seguir o básico: ouça música normalmente e volte semanalmente para conferir o que mais foi escutado no período de sete dias. Você pode conferir músicas, álbuns e até mesmo os artistas que mais estão fazendo sucesso em seus fones de ouvido.

Entenda como fazer Last FM Collage

Apesar da Last FM ser uma ótima plataforma, a mesma acaba sendo usada pelos seus usuários como uma forma de registro de dados. Os desenvolvedores fizeram um ótimo trabalho, mas o potencial do site é imenso. Um exemplo é a possibilidade de fazer colagens com as faixas, álbuns e artistas que você mais ouviu em um período específico. Como a Last FM não oferece isso de forma nativa, é necessário usar outros sites que leem seu perfil e desenvolvem colagens. A melhor coisa é que não há a necessidade de pagar. Veja algumas opções para fazer Last FM Collage agora mesmo.

Tap Music.net

Sendo um site que permite a criação de Last FM Collage dos álbuns que mais ouviu, tudo o que você precisa fazer é colocar o seu usuário da Last FM assim que acessar a página na internet. Em seguida, será necessário escolher o período o qual você deseja ver a colagem, onde as opções variam entre 7 dias e um ano. Com isso feito, é hora de escolher a quantidade de imagens que irá aparecer. Na versão gratuita, é possível escolher entre: 3×3, 4×4 e 5×5. Também é possível marcar ou desmarcar para que os nomes dos álbuns apareçam ou não na colagem final.

Captura do site tap music. Net para realização de last fm collage
Site possui fácil uso e colagens podem ser criadas gratuitamente.

Como uma versão premium, o desenvolvedor permite que você veja 100 capas de álbuns em uma mesma foto, mas será necessário realizar uma doação de US$ 5,00 ou mais. Assim que fizer o pagamento via PayPal, já será possível selecionar a opção 10×10. Entretanto, isso é apenas uma melhoria para você conseguir ver mais opções. Veja um exemplo:

Exemplo de colagem do last fm
Confira colagem do Last FM gerada pelo site Tap Music.net.

Assim que digitar seu nome de usuário da Last FM e escolher a quantidade de capas de álbuns que será mostrada, a imagem vai aparecer logo em seguida. Para compartilhar e/ou salvar sua Last FM Collage, basta pressionar a foto se estiver no celular e depois salvar a imagem. Caso esteja com um computador, basta passar a seta sobre a foto e clicar com o botão direito do mouse.

Musicorum

Outra opção para gerar Last FM collage é o site chamado Musicorum. Também sendo gratuito e de fácil uso, tudo o que você precisa fazer é acessar o endereço e, logo depois, colocar o usuário de sua conta da Last FM. Aqui, temos mais opções para você compartilhar nas redes sociais.

Tela inicial do site musicorum
Site é de fácil uso e conta com diversas opções.

Neste site, há mais opções de Last FM Collage. Além da foto tradicional que citamos no exemplo acima, também existe a possibilidade de criar listas com o que mais foi escutado no período selecionado. Ainda lembramos que as opções são inúmeras e, neste exemplo aqui, você pode selecionar colagens em até 15×15 sem precisar pagar nada. A opção de criar lista pode ser feita com faixas, álbuns e artistas. Vale a pena brincar para achar uma opção que você mais gosta e compartilhar nas redes sociais.

Exemplo de colagem do last fm feita pelo site musicorum
Site pega dados de sua conta do Last FM para criar colagens, sem precisar pagar nada por isso!

Pensando nos usuários de Instagram, também é possível pedir para que o site gere imagens em formato de Story para que você só compartilhe sem precisar fazer nenhuma outra configuração. Dica: você pode compartilhar a foto nesta rede social e colocar a música do artista que ficou no topo da semana, e ir atualizando todo domingo ou dia de sua preferência.

Exemplo de imagem gerada pelo site musicorum
Quer compartilhar o que você mais ouviu em um determinado período? Isso é possível!

Bots do Telegram

Uma forma de também gerar colagens é optar por usar bots do Telegram para fazer isso e, assim, compartilhar nas redes sociais. A boa notícia é que você acaba unindo o útil ao agradável. Existem muitas opções, como o Last FM Robot, Meu Last FM Robot e até mesmo o Lastgram. Recomendamos que você crie um grupo apenas com bots do Telegram e faça as devidas configurações. O uso é simplificado e tudo o que o você precisa fazer é conectar sua conta da Last FM e passar a usar os benefícios.

Aplicativo da Last FM

Como um complemento para que as pessoas vejam o que está sendo rastreado e até mesmo permitindo que os relatórios sejam visualizados, a Last FM tem um aplicativo para smartphones. Mas como dissemos, apesar de a plataforma ter muito potencial, ela acaba entregando só o básico. O aplicativo, apesar de ser útil e ainda permitir que você visualize dados de sua conta na palma da mão, acaba sendo um espelho do site. A boa notícia é que o mesmo pode ser baixado gratuitamente, tanto no Android, quanto em dispositivos Apple.

Capturas de tela do aplicativo do last fm
Aplicativo pode ser baixado gratuitamente e serve como espelho da sua conta

Atenção a um ponto: ao usar o aplicativo da Last FM em seu celular, é importante que você desmarque a opção do mesmo fazer registros e use isso apenas para saber como anda sua conta. Isso porque pode acontecer do aplicativo acabar duplicando o scrobble, quando, na verdade, você escutou uma música apenas uma vez.

Para isso, desmarque a opção no aplicativo, seguindo este caminho: clique em sua foto de perfil > desmarque todas as opções para evitar duplicidade. Lembrando que sua conta de serviço de reprodução foi conectada no momento que criou sua conta, então não há a necessidade de um novo registro ser realizado. Baixe agora:

O que quer dizer Scrobble?

Apesar de ser um tanto confuso, um scrobble nada mais é do que o registro de uma música que você ouviu. Podemos dizer um scrobble equivale à reprodução de uma música e vice e versa. Os relatórios da Last FM, por sinal, exibem quantos scrobbles você fez em uma semana. Isso é feito desde quando você cria sua conta, então se seus scrobbles não estiverem subindo com o passar do tempo, confira se a conexão com sua conta do Spotify, Deezer ou outro serviço não está apresentando problemas.

Outras alternativas para rastrear o que você escuta

Caso não deseje ter um serviço que rastreie os dados de sua conta nos serviços de música, existem sites que fazem um trabalho parecido com o da Last FM. Mas lembramos que não existe uma opção tão completa e que permite o rastreio de tudo o que é ouvido em seu dia a dia. Vamos citar algumas opções, confira.

Volt.fm

Com uma proposta parecida com a Last FM, ele também consegue rastrear tudo o que você escuta, mas o período mínimo exibido são quatro semanas. Lembrando que o site tema de nossa matéria consegue mostrar, em tempo real, as músicas, álbuns e artistas que estão fazendo mais sucesso em sua semana. Para usar o Volt.fm, basta conceder acesso a seus dados do Spotify e, logo em seguida, os dados serão exibidos. Aqui, a maior perda é que não é possível fazer colagens, a não ser fazer capturas de tela do que está sendo exibido no painel do Volt.fm.

Captura de tela do site volt. Fm
Não achou o Last FM tão legal? Volt.fm possui conexão direta com Spotify

Outro ponto negativo desta opção é que, para ter acesso a algumas funcionalidades, como personalização de sua página, será necessário pagar uma mensalidade ou valor que vale até a exclusão de sua conta. Além disso, como dissemos acima, o Volt.fm consegue captar dados que estão no Spotify. Se você usa alguma outra plataforma para ouvir música, como o Deezer, então terá que usar a Last FM para rastrear o que escuta com o passar dos dias.

Stats For Spotify

Também disponível apenas para quem usa Spotify, esta opção é bastante semelhante com o Volt.fm. Também é possível saber o que mais foi escutado, como na Last FM, mas vale a pena lembrar que você pode ver os dados das últimas quatro semanas, seis meses ou desde quando criou sua conta. O Stats For Spotify também permite saber quais faixas, álbuns e artistas estão sendo mais escutados, mas com isso, não é possível criar colagens como na Last FM. Uma funcionalidade muito legal é que você consegue verificar o gênero que está fazendo mais sucesso em seus fones de ouvido.

Captura de tela do site stats for spotify
Site permite que você saiba o que mais está sendo ouvido sem necessidade da Last FM.

O Stats For Spotify também disponibiliza um aplicativo para Android e iOS, e, aqui, é possível ver os dados na palma da mão, assim como verificar o que foi ouvido por último em sua conta. Este acaba servindo como um espelho do site disponível na internet. É possível apoiar os desenvolvedores para que os anúncios sejam removidos de uma forma definitiva. Os profissionais que trabalharam no aplicativo também disseram que, em breve, vai ser possível saber quais os álbuns foram mais ouvidos em uma conta do Spotify, diretamente pelo app.

Entendeu como usar a Last FM? Hora de comparar seus relatórios com seus amigos!

Agora que você sabe como usar a Last FM de uma forma completa, é hora de criar sua conta e passar a acompanhar em tempo real, o que está fazendo mais sucesso em seus fones de ouvido. Como explicamos, a Last FM serve como uma interessante maneira de compartilhar e entender quantas vezes você ouviu uma determinada música, álbum ou até mesmo artista. As colagens e sites que usam dados desta plataforma deixam tudo ainda mais dinâmico, para você conseguir compartilhar seu gosto musical sem precisar tirar uma captura de tela.

Mulher ouvindo música em um fone auricular branco
Entendeu como o Last FM? Então só aproveitar todas as funcionalidades!

Lembrando que no caso de precisar alterar seu usuário ou editar as informações de um registro feito em sua conta da Last FM, é possível fazer isso por meio da assinatura da versão Pro. Pagando menos de R$ 20,00 apenas uma vez, você consegue editar as informações que desejar e não há a necessidade de renovar isso para o próximo mês. Mas também há informações interessantes na versão paga que você pode achar legal de ver todos os meses, então fica à sua escolha.

O que acha da Last FM? Deixe sua opinião nos comentários!

Veja também

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
6
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados