Lenovo apresenta solução de tradução de libras via ai. Evento também teve anúncio de data de lançamento do processador intel core ultra e divulgação de planos para 2024

Lenovo apresenta solução de tradução de LIBRAS via AI

Avatar de victor pacheco
Evento também teve anúncio de data de lançamento do processador Intel Core Ultra e divulgação de planos para 2024

Durante o Lenovo Tech World Brasil 2023, que serve como uma subdivisão do grande evento realizado no Texas, EUA, a empresa anunciou novidades para o final de 2023 e começo de 2024. A Lenovo apresentou uma solução de tradução de LIBRAS que consegue criar textos para quem não entende a linguagem de sinais e também deu detalhes sobre o uso de inteligência artificial em diversos pontos de seus produtos. Veja tudo o que foi apresentado agora mesmo!

Tradução de LIBRAS com legenda e voz

A novidade que abriu o evento é voltada diretamente para deficientes auditivos: a empresa criou uma inteligência artificial que enxerga e compreende a Linguagem Brasileira de Sinais para em seguida traduzir isso por meio de legendas e uma voz artificial. O cuidado com a voz que “fala” LIBRAS foi feito pela Lenovo e, durante a apresentação da ideia, foi ressaltado que a família de Gustavo Lima, que participou da demonstração, escolheu a voz que traduziu os sinais feitos pelo deficiente auditivo.

Lenovo tech world brasil 2023 apresentando tradução de libras via ai
Novidade foi apresentada para todos os presentes no evento em São Paulo (Foto: Victor Pacheco/Showmetech)

A novidade, já em testes finais, tem previsão de ser lançada no mercado no começo de 2024 e pode ser personalizada para gestos pessoais de cada deficiente auditivo. Caso um sinal especial que indique o nome da pessoa ou de quem ela conhece, será possível ensinar isso para a inteligência artificial para que erros não aconteçam. O trabalho é feito por meio de uma inteligência artificial desenvolvida pelo time de Pesquisa & Desenvolvimento da Lenovo e também roda de forma local em um servidor da empresa.

Lenovo tech world brasil 2023 apresentando tradução de libras via ai
Novidade funciona via notebook e servidor da Lenovo (Foto: Victor Pacheco/Showmetech)

O funcionamento é bem simples, na verdade: uma câmera detecta os sinais feitos pelo deficiente auditivo e após alguns segundos, cria legendas e fala o que a pessoa acaba de sinalizar. Levou cerca de cinco segundos para que a tradução de LIBRAS fosse realizada no Lenovo Tech World Brasil 2023.

Lenovo tech world brasil 2023 apresentando tradução de libras via ai
AI é treinada e pode ser aprimorada de forma personalizada (Foto: Victor Pacheco/Showmetech)

Como a Lenovo impulsionará a inteligência artificial?

A empresa confirmou o lançamento de AI PCs, que devem ser a grande tendência de 2024. Apesar de parecer uma ideia nova, as inteligências artificiais estão presentes em computadores há bastante tempo, em diversos aplicativos e funcionalidades. Em parceria com a Intel, a Lenovo investirá no lançamento de máquinas com o processado Intel Core Ultra, que conta com uma NPU (chip focado apenas em inteligência artificial) para que o trabalho seja feito localmente e com o apoio da nuvem.

Lenovo tech world brasil 2023 apresentando tradução de libras via ai
Lenovo vai investir de forma pesada em inovações de AI (Foto: Victor Pacheco/Showmetech)

Durante o evento, foram apresentados dois notebooks com NPU, mas estes ainda não possuem o processador Intel Core Ultra. O primeiro deles é o Yoga Book 9i, um notebook 2 em 1 com duas telas OLED com 2.3K resolução e que possui um teclado virtual. Mas você também pode acoplar um teclado bluetooth ao modelo apresentado durante a CES 2023.

Lenovo yoga book 9i
Notebooks com duas telas apareceu em evento brasileiro (Foto: Divulgação)

O segundo é um notebook da linha para gamers da Lenovo, que leva o nome de Legion. Pouco foi dito sobre o aparelho, mas a empresa confirmou que ele tem um chip de inteligência artificial que entende a forma que os donos jogam e faz otimizações com o passar do tempo. Ambos os modelos serão lançados no Brasil em breve, mais esperado para o começo de 2024.

A Lenovo também anunciou o investimento de US$ 1 bilhão para o desenvolvimento de inovações voltadas para o mercado de inteligência artificial. O grande foco é permitir que cada vez mais empresas usem as inovações em seu dia a dia, conforme as tecnologias avançam e deixam o dia a dia cada vez mais produtivo.

43% das grandes empresas estão ativamente implementando IA generativas para automatizar tarefas – um dos usos é o uso do Copilot da Microsoft em PCs com Windows, na criação de e-mails, resumo de arquivos e mais funções.

Luiz Sakuma – Diretor de Produtos PCSD da Lenovo

Intel confirma data de lançamento do Core Ultra

Uma das grandes promessas para 2024 é o lançamento do processador Intel Core Ultra, apresentado pela primeira vez ao mundo em setembro deste ano. Voltado apenas para notebooks, o chipset está pronto para chegar aos modelos da Lenovo e demais fabricantes de PC no mercado a partir de 2024.  

Presidente da intel brasil no palco da lenovo tech world brasil 2023
Presidente da Intel subiu ao palco para contar inovações em AI (Foto: Victor Pacheco/Showmetech)

Claudia Muchaluat, Presidente da Intel Brasil, confirmou que o processador chegará ao mercado no dia 14 de dezembro de 2023, ao lado da 5ª geração dos processadores Intel Xeon. É esperado que os primeiros modelos sejam vistos na CES 2024, que acontece entre os dias 09 e 13 de janeiro do próximo ano.

Presidente da intel brasil no palco da lenovo tech world brasil 2023
AIs seguirão evoluindo para deixar nosso dia a dia mais produtivo (Foto; Victor Pacheco/Showmetech)

A Intel também definiu o mercado de semicondutores como um novo mercado de petróleo e, para que isso siga crescendo, será feito um investimento de US$ 1 bilhão em fábricas dos EUA e países da União Europeia nos próximos 50 anos. Atualmente, o Brasil está no top 10 de países que mais usam inteligência artificial e dentro do top 5 dos que mais usam o ChatGPT em seu dia a dia.

Presidente da intel brasil no palco da lenovo tech world brasil 2023
AIs seguirão evoluindo para deixar nosso dia a dia mais produtivo (Foto; Victor Pacheco/Showmetech)

A Intel espera que a AI tenha um impacto de 16 trilhões de dólares até o final da década (2030) e melhorias são esperadas para que nosso dia a dia seja ainda mais simplificado. Ao final do evento, a empresa prometeu que vai ampliar a base de PCs de AI para mais de 100 milhões de clientes até 2025. Isso por meio do Intel Core Ultra. Também quer permitir bastante que os AI PCs sejam uma realidade.

O que achou das novidades apresentadas no evento? Diga pra gente nos comentários!

Veja também

Intel explica sobre futuro do Core Ultra, IoT e IA em entrevista especial

Revisado por Glauco Vital em 23/11/23.

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados