Let’s Enhance: aprenda a aumentar a resolução de suas fotos… de graça!

Let's Enhance: aprenda a aumentar a resolução de suas fotos... de graça!
Serviço promete aumentar a resolução de até cinco fotos gratuitamente; saiba como usar o Let's Enhance

Você sabia que o aprendizado de máquina pode melhorar as suas fotos? Pois é, com uma tecnologia similar ao upscaling das TVs 4K, o Let’s Enhance não só aumenta a resolução da sua foto, como também promete melhorarnitidez e definição da imagem.

Na prática, o que o Let’s Enhance faz não é exatamente novo. Aqui, a grande novidade está nas tecnologias envolvidas no processo: além de aplicar a interpolação, um processo que ‘duplica’ os pixels, na intenção de compor a imagem por pontos maiores, o serviço utiliza inteligência artificial para corrigir texturas e os demais ‘efeitos colaterais’ desta técnica.

Aprenda a utilizar

Let's Enhance: aprenda a aumentar a resolução de suas fotos... de graça!

Para utilizar o Let’s Enhance, primeiro você deve estar ciente que o recurso funciona gratuitamente, mas apenas para as cinco primeiras fotos de cada usuário. A partir da sexta foto, é preciso adquirir novos pacotes para incrementar mais imagens.

Sendo assim, caso você já tenha as suas cinco melhores fotos para incrementar, é só seguir o passo a passo:

  • Cadastre-se no Let’s Enhance utilizando sua conta de email ou Facebook;
  • Clique no botão Drag&Drop your Stuff para selecionar cada uma das imagens diretamente do seu computador;
  • Selecione a opção ‘Magic’, para fotografias e retratos, ou ‘Boring’, para pôsters, papéis de parede e demais elementos gráficos;
  • Aguarde o processamento da foto;
  • Clique na imagem desejada para baixá-la.

 

Vale lembrar que, como citamos, o Let’s Enhance pode levar algum tempo para processar sua foto. Ao lado da indicação ‘ETA‘, é possível saber em quantos minutos a imagem estará pronta.

Depois de tudo feito, as imagens baixadas terão até quatro vezes mais resolução, com a possibilidade de também terem mais definição e texturas mais visíveis. É importante salientar, no entanto, que o processo não é perfeito: em algumas imagens, pode ser que o resultado não seja tão bom quanto noutras fotos.

Como o Let’s Enhance funciona?

Let's Enhance: aprenda a aumentar a resolução de suas fotos... de graça!
(Imagem: Divulgação/KarbosGuide)

Em termos mais simples, o que Let’s Enhance faz é o ‘upscaling‘ das imagens. Ele pega a informação de um só pixel e tenta repeti-la nos pixels vizinhos, de forma que aquele ponto, antes representado por apenas um só pixel, seja representado por vários. Na hora de exibir imagens em Full HD, as TVs 4K utilizam o mesmo recurso.

Isso é necessário porque, quando você estica a imagem, os pixels que a formam ficam mais longe uns dos outros. Conforme essa distância aumenta, a imagem perde definição, pois os pontos de luz não geram mais formas contínuas – o espaço entre cada ponto começa a aparecer.

Let's Enhance: aprenda a aumentar a resolução de suas fotos... de graça!
A promessa do serviço é de até quatro vezes mais definição nas imagens processadas

A interpolação (técnica na qual se baseia o upscaling) age justamente nesses espaços, preenchendo a lacuna entre cada pixel com outros pixels de cores similares. É como se, em vez de esticar um pontinho pequeno e torná-lo grande, a máquina usasse vários pontinhos para formar um maior.

Embora pareça simplesmente genial, a interpolação não é perfeita: sempre que você ‘aumenta’ os pixels duma imagem, os contornos ficam mais serrilhados.

É aí que a inteligência artificial do Let’s Enhance entra em cena. Assim como algumas TVs 4K mais modernas, o serviço utiliza uma enorme base de dados para comparar as fotos melhoradas com outras imagens, aprendendo a suavizar os contornos. Quando isto é feito, os serrilhados também diminuem.

E o mais bacana é que, conforme as imagens são utilizadas no serviço, mais ele aprende sobre como manipulá-las corretamente.

Gostou da dica? Se sim, fica ligado aqui no Showmetech para não perder nada sobre fotografia e serviços da web 😉

 

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba notícias por e-mail

Receba notícias no seu e-mail
Holler Box