Zoom capa

Levantamento do Zoom indica que a Copa do Mundo bate as Olímpíadas na procura por TVs

Avatar de erico abdala
Os Jogos Olímpicos tem menor influência na venda de smart TVs, do que a Copa do Mundo segundo pesquisa do Zoom
Zoom - p1
Os Jogos Olímpicos tem menor influência na venda de smart TVs, do que a Copa do Mundo segundo pesquisa do Zoom.

Se você também cresceu na década de 1980 como eu, deve se lembrar da grande influência que os eventos esportivos exerciam no mercado de TVs. Nessa época, era muito comum que as fabricantes dessem garantias que duravam o ciclo esportivo em questão, no caso Copa de Mundo e Olimpíadas.

Copa do Mundo x Jogos Olímpicos

Zoom - comparativo

Nos últimos anos, os hábitos de vida e consumo sofreram grandes mudanças e o mercado de TVs não ficou fora dessa. Segundo levantamento do Zoom, a realização do principal campeonato mundial de futebol no Brasil, em 2014, impulsionou muito mais a procura por TVs do que os Jogos Olímpicos RIO 2016.

Um comparativo revela que a procura por esses aparelhos em junho de 2014, mês que antecedeu o mundial de futebol, foi 44,5% maior do que em julho desse ano, mês antecedente ao evento esportivo do momento.

Menos vendas, modelos mais simples

Além de vender menos, os modelos mais procurados durante as Olimpíadas também são mais simples do que os da Copa do Mundo. O Zoom listou os modelos de TV mais buscados, confira:

  1. Smart TV LED 32″ Samsung Série 4 (UN32J4300): Líder do ranking, esse modelo custa em média 1.260 reais e apresenta uma variação de preço de 13%.
  2. Smart TV LED 40″ Samsung Full HD (UN40J5500): Custando cerca de 1900 reais, este modelo requer mais atenção na hora da compra, já que apresenta variação de 56% no seu valor.
  3. Smart TV LED 43″ LG Full HD (43LH6000): Na terceira posição, aparece um modelo de TV um pouco maior. Custando cerca de 2.100 reais, este modelo apresenta uma variação de preço de 24%

O mesmo ranking do ano de 2014 tinha modelos de TVs maiores como campeãs de buscas. A líder era a TV Plasma 60″ LG Full HD (60PN6500) que custava praticamente o dobro da líder atual (cerca de 2.800 reais).

Motivos

Zoom - motivos

Esse cenário não tem uma explicação simples, mas há causas prováveis que ajudam a compreender o que ocorre, conforme aponta Thiago Flores, diretor executivo do Zoom. “Como o cenário econômico era mais otimista, as pessoas estavam buscando TVs maiores, mas também há outra diferença: a tecnologia. Naquele momento, havia mais modelos de TVs de plasma e hoje as opções de LED são as mais procuradas”, analisa.

“Existem outros diversos fatores que justificam o Mundial de 2014 ter feito com que os brasileiros buscassem trocar a sua TV. O Brasil é o país do futebol e o cenário econômico era muito mais positivo”, complementa. “É muito mais comum que as pessoas reúnam os amigos em casa para assistir aos jogos do Mundial de futebol do que acompanhar os jogos que envolvem diversos esportes”, completa.

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados