Llama 2, nova geração do modelo de linguagem de ia, é lançada pela microsoft e meta

Meta e Microsoft lançam Llama 2, nova geração do modelo de linguagem de IA

Avatar de otávio queiroz
Com abordagem open-source, Llama 2 chega para acirrar a briga com o GPT-4, modelo da OpenAI que alimenta o ChatGPT

A Microsoft e a Meta lançaram, nesta terça-feira (18), o Llama 2, nova versão do modelo de linguagem de inteligência artificial de código aberto, gratuito para uso comercial e também para pesquisa. O modelo da IA da Meta estará disponível para desenvolvedores de software na plataforma de computação em nuvem Azure, da Microsoft. A estratégia de lançamento foi adotada para acirrar a briga com o GPT-4, modelo da OpenAI que alimenta o ChatGPT.

Durante o lançamento, a gratuidade e abordagem aberta para a nova geração do modelo de linguagem foi, inclusive, uma dos pontos mais destacados pelo CEO da Meta, Mark Zuckerberg. Para ele, isto beneficia grupos que teriam dificuldades de desenvolver uma ferramenta dessa escala e com tamanho poder de computação.

“O código aberto impulsiona a inovação, porque permite que muito mais desenvolvedores criem utilizando novas tecnologias. Também melhora a segurança, porque, quando o software é aberto, mais pessoas podem examiná-lo para identificar e corrigir possíveis problemas. Acredito que haveria mais progresso se o ecossistema fosse mais aberto, e é por isso que abrimos o código do Llama 2”

CEO da Meta – Mark Zuckerberg

O modelo, antes fornecido pela Meta apenas para acadêmicos selecionados para fins de pesquisa, também será disponibilizado por download e por meio de provedores como Amazon Web Services e Hugging Face, de acordo com um comunicado e uma publicação separada no Facebook de Zuckerberg.

Principais benefícios

Llama 2, nova geração do modelo de linguagem de ia, é lançada pela microsoft e meta
De acordo com a Microsoft e a Meta, o lançamento foi pré-treinado com 40% mais dados do que o Llama 1 (Reprodução/Internet)

O Llama 2 traz grandes diferenciais se comparado à sua primeira versão. De acordo com a Microsoft e a Meta, o lançamento foi pré-treinado com 40% mais dados do que o Llama 1, através de parâmetros 7B, 13B e 70B, trazendo ainda melhorias em sua arquitetura. Graças à disponibilidade do Llama 2 no cátalogo de modelos de IA do Microsoft Azure, os desenvolvedores serão capazes de aproveitar as ferramentas nativas da nuvem para aprimorar, dentre outras coisas, recursos de seguranças e filtragem de conteúdo. Além disso, a tecnologia também poderá ser executada localmente no Windows.

Essa parceria entre a Meta e a Microsoft resulta em um software de IA para uso comercial que traz uma série de benefícios significativos para as empresas. Alguns dos principais benefícios incluem:

  • Melhor tomada de decisões: com a análise precisa de dados em tempo real, as empresas podem tomar decisões mais informadas e estratégicas. Isso resulta em melhores resultados comerciais e maior eficiência operacional.
  • Otimização de processos: o software de IA permite identificar gargalos e ineficiências nos processos empresariais, proporcionando insights valiosos para otimizá-los e melhorar a produtividade.
  • Atendimento ao cliente aprimorado: com uma compreensão aprofundada do comportamento do cliente e suas necessidades, as empresas podem personalizar suas estratégias de atendimento ao cliente, oferecendo experiências mais relevantes e satisfatórias.
  • Detecção de fraudes: Com o poder do aprendizado de máquina, o software de IA pode analisar padrões de dados e detectar atividades fraudulentas, protegendo as empresas contra ameaças e minimizando riscos.
  • Automação inteligente: A plataforma de IA desenvolvida pela Meta e pela Microsoft permite a automação inteligente de tarefas repetitivas e demoradas, liberando recursos e permitindo que as equipes se concentrem em atividades de maior valor.

IA também no mobile

Meta e microsoft lançam llama 2, nova geração do modelo de linguagem de ia. Com abordagem open-source, llama 2 chega para acirrar a briga com o gpt-4, modelo da openai que alimenta o chatgpt
Qualcomm disponibilizará Llama 2 em smartphones e computadores a partir de 2024 (Reprodução/Internet)

Nesta terça-feira (18), quem também trouxe novidades foi a Qualcomm. Segundo a companhia, ela acaba de fechar uma parceria com a Meta para executar o modelo de linguagem Llama 2 em chips para telefones, computadores, headsets VR/AR e outros dispositivos onde a gigante dos chips está presente já a partir do ano que vem.

A novidade permitirá que clientes, parceiros e desenvolvedores criem casos de uso, como assistentes virtuais inteligentes, aplicativos de produtividade, ferramentas de criação de conteúdo e entretenimento. Ainda segundo a Qualcomm, essa tecnologia poderia funcionar perfeitamente em áreas sem conectividade e até mesmo no modo avião.

Disponibilidade e download

Meta e microsoft lançam llama 2, nova geração do modelo de linguagem de ia. Com abordagem open-source, llama 2 chega para acirrar a briga com o gpt-4, modelo da openai que alimenta o chatgpt
Até o momento, o Llama 1 teve mais de 100 mil solicitações de acesso por parte dos pesquisadores (Reprodução/Internet)

Até o momento, o Llama 1 teve mais de 100 mil solicitações de acesso por parte dos pesquisadores, segundo o comunicado da Meta. A expectativa é que novas soluções e produtos sejam criados com a nova geração do Large Language Model Meta AI a partir da vasta rede de apoiadores da tecnologia em nível global. Entre esses apoiadores estão nomes como AmazonIBMNVIDIAIntelLGSpotifyDropbox, Zoom, Telefônica, Shopify e Accenture.

Os modelos do Llama 2 podem ser baixados diretamente pelo site ai.meta.com/llama e estão disponível no Azure e no Windows — por meio da parceria da Meta com a Microsoft — e também no Amazon Web Services e no Hugging Face.

Veja também:

Qualcomm lança experiência imersiva para fãs de Stock Car.

Fonte: Meta

Revisado por Glauco Vital em 18/7/23.

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados