Lu do magalu torna-se a maior influenciadora virtual do mundo

Lu do Magalu torna-se a maior influenciadora virtual do mundo

Avatar of otávio queiroz
Levantamento do Virtual Humans traz, além da assistente virtual do Magazine Luiza, outro destaque nacional: o Baianinho das Casas Bahia; confira o ranking completo

A Lu, assistente virtual do Magazine Luiza, tornou-se a maior influenciadora virtual no mundo, segundo ranking da Virtual Humans.org, plataforma especializada nesse segmento, que considerou os números de seguidores e capacidade de engajamento nas redes sociais. Com 31,2 milhões de seguidores nas redes sociais, — sendo quase 6 milhões de seguidores no Instagram, quase 15 milhões no Facebook e 1,3 milhões no Twitter — a Lu do Magalu ultrapassou nomes como Nobody Sausage, Miquela, Minnie Mouse, FN Meka e até mesmo a Barbie!

A Lu foi criada em 2003, como uma voz para o site de e-commerce do Magazine Luiza e, desde então, vem sendo aprimorada pela equipe de social e influência da companhia. Com o tempo, a Lu foi ganhando espaço, confiança e construindo relacionamento com as pessoas. Segundo o GlobeTrender.com, ela é definida como modelo e ativista. Ainda de acordo com Pedro Alvim, gerente sênior de redes sociais do Magalu, que lidera o time responsável pela personagem, “mesmo com o obstáculo do idioma, a Lu foi o primeiro case global de manifestação de influência virtual dentro de uma marca”.

Lu do magalu torna-se a maior influenciadora virtual do mundo. Levantamento do virtual humans traz, além da assistente virtual do magazine luiza, outro destaque nacional: o baianinho das casas bahia; confira o ranking completo
A Lu foi criada em 2003, como uma voz para o site de e-commerce do Magazine Luiza (Reprodução/Internet)

Ele conta ainda que, quando a Lu surgiu, a ideia era construir um recurso que, na sequência ao lançamento do comércio eletrônico pela varejista, ajudasse a “levar a experiência de compra do varejo físico para o digital”. Ainda segundo ele, o sucesso mundial da assistente virtual está estruturado em uma estratégia focada na criação de narrativas que constroem empatia e conexão com as pessoas, com geração de conteúdos úteis, participação em conversas em tempo real e curadoria de produtos e ofertas.

É um grande feito. A Lu é um case global brasileiro. Ela fala português. Ela foi ganhando um espaço enorme dentro da marca. E virou um ativo omnicanal. Um aspecto da mudança de vendedora para influenciadora digital é que ela conseguiu construir uma comunidade engajada.

Pedro Alvim, gerente sênior de redes sociais do Magalu

Olhando para os números de maneira mais detalhada, Lu possui 15 milhões de seguidores no Facebook, 1,3 milhão no Twitter e mais de 2,6 milhões no YouTube. Tudo isso sem considerar outras redes sociais, como o TikTok, Tinder e outras plataformas de interação. Em novembro do ano passado, em uma das datas mais importante para o Magazine Luiza, a Lu chegou a interagir com a cantora Anitta no palco da Black Friday, em um projeto desenvolvido pela Globo.

Ganho milionário

Lu do magalu torna-se a maior influenciadora virtual do mundo
Lu do Magalu possui mais de 31,2 milhões de seguidores nas redes sociais (Reprodução/Internet)

A força da assistente virtual também impulsiona os ganhos da companhia nas plataformas digitais. Um segundo estudo realizado pelo site Onbuy.com fez um cálculo, citado pelo site GlobeTrender, estimando quais seriam os influenciadores digitais campeões em receita no Instagram em 2022. A Lu vem no topo, com potencial de gerar US$ 16,4 milhões. Apesar dos dados serem apenas uma estimativa, eles mostram o potencial de geração de receita que o projeto tem, o que desperta o interesse de algumas marcas, que acabam divulgando seus produtos através da assistente virtual da Magazine Luiza.

E nem só de publicidade dos produtos vendidos na loja vive a influenciadora virtual. Além de ser uma gamer assumida, Lu sempre se posiciona em assuntos como feminismo, moda e não tem medo de se posicionar sobre outros temas do cotidiano. Sempre com um bom humor, ela também compartilha memes sobre o dia a dia e se empolga quando o assunto é música.

Lu fala de produtos e serviços, mas também é porta-voz de causas. Então, constrói uma percepção de marca multinível. As pessoas que mais admiram a marca também seguem a Lu. Ela não é mais uma linha de investimento e despesa da companhia. A Lu também é receita.

Pedro Alvim, gerente sênior de redes sociais do Magalu

Campanhas de sucesso

No ano passado, o avatar da Lu participou de um clipe no metaverso ao lado do DJ Alok, usando um vestido e smartphone disponíveis para venda no aplicativo da companhia. O clipe obteve mais de 2,8 milhões de visualizações.

Ao lado de Anitta, a assistente virtual também protagonizou a campanha “Rio, o Magalu chegou geral”. Hospedado no canal da própria Lu, o vídeo já conta com mais de 100 mil visualizações.

Ela também já aparece em outras ativações de projetos do Magazine Luiza. Este ano, estampou a capa da Vogue quando a Nordestesse, plataforma de conteúdo de moda de marcas nordestinas, entrou no app da varejista. E o negócio parece estar dando super certo. Em 2021, o Magalu Ads, plataforma de publicidade da companhia, registrou R$ 100 milhões em receita. Isso inclui as publicidades da Lu e de outras marcas sob o chapéu do grupo, Steal de Look e Jovem Nerd.

Os influenciadores virtuais mais seguidos de 2022

Segundo o levantamento The Most-Followed Virtual Influencers of 2022, realizado pelo site Virtual Humans, os influenciadores virtuais mais seguidos de 2022 são:

  1. Lu do Magalu
  2. Barbie
  3. Nobody Sausage
  4. Baianinho das Casas Bahia
  5. FNMeka
  6. Miquela Sousa
  7. Hatsune Miku
  8. Good Advice Cupcake
  9. Any Malu
  10. Tito Lazzardo e Catty B
  11. Minnie Mouse

Veja também

Magalu lança Compra Junto, rede social de compras com descontos.

Fontes: Virtual Humans, Forbes, Money Times, Exame e Estadão.

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