macOS Mojave é lançado oficialmente pela Apple

macOS Mojave Dynamic Wallpaper transition 990x557 - macOS Mojave é lançado oficialmente pela Apple
Atualização com o novo macOS Mojave 10.14 é finalmente liberada pela Apple.

Apresentado na WWDC18, o macOS Mojave acaba de ser lançado oficialmente. A nova versão do sistema operacional da Apple, que ganhou este nome em homenagem ao deserto norte-americano de mesmo nome, traz consigo o famoso Modo Escuro e uma melhor integração com o iOS. Confira:

macOS Mojave não é só um rostinho bonito

1 1 - macOS Mojave é lançado oficialmente pela Apple
Modo Escuro dá uma nova cara ao macOS.

Focado em melhorias estéticas e maior praticidade para os usuários de MacBook e iMac, o novo macOS Mojave 10.14 permite transformar as cores clássicas do sistema operacional em tons de preto. Trata-se do Modo Escuro, finalmente presente nos computadores da Apple.

Apesar de parecer bem simples, o novo tema altera tanto as interfaces principais do SO quanto as dos aplicativos. Além disso, ele também adapta as animações para que elas combinem com as cores escuras.

Screen Shot 2018 06 25 at 21 - macOS Mojave é lançado oficialmente pela Apple
Área de trabalho dinâmica sofre alterações a cada hora do dia.

E já que estamos falando de visual, vale lembrar que a Apple também preparou dois papéis de parede dinâmicos para a área de trabalho do macOS. Apelidados de Dynamic Desktop (Área de trabalho Dinâmica, em português), eles têm como destaque a possibilidade de sofrer alterações de acordo com o horário do dia. Tudo isso feito em tempo real e de maneira automática.

Partindo para a parte mais funcional do update, o novo recurso Stacks se destaca pela facilidade na hora de organizar arquivos largados na área de trabalho. Seu funcionamento é resumido pelo seu nome, já que ele simplesmente une arquivos com as mesmas características (mesmos formatos ou nomes semelhantes, por exemplo) e os põe em suas devidas pastas.

O Finder, que é o gerenciador de arquivos nativo do sistema operacional da Apple, também ganhou novas funções no macOS Mojave. Segundo a empresa, agora é possível achar um arquivo através de pequenas prévias. Além disso, também dá para checar todas as informações a respeito do arquivo em questão e até realizar ações rápidas com o Quick Actions.

3 1 - macOS Mojave é lançado oficialmente pela Apple
Quick Look permite edição rápida de arquivos.

Outra novidade bem-vinda é a capacidade de interagir de maneira rápida e superficial com diversos tipos de arquivos. A partir de agora, ao pressionar a barra de espaço, uma janela com o nome de Quick Look se abre com algumas ferramentas básicas como: recortar, colar, rotacionar e compartilhar. De acordo com a Apple, as funções a serem exibidas irão variar com o tipo de arquivo a ser editado.

O macOS Mojave também possui uma nova ferramenta dedicada a capturas de tela. Ao pressionar Shift + Command + 5, o usuário consegue, através de um menu simplificado: editar suas capturas de tela, escolher onde elas serão salvas e até mesmo gravar a tela.

4 1 - macOS Mojave é lançado oficialmente pela Apple
Com o Continuity Camera, importar imagens ficou bem mais fácil.

Ah, e, lembra que falamos a respeito de uma maior integração com o iOS? Caso tenha um iPhone, por exemplo, saiba que será possível bater uma foto e fazê-la aparecer imediatamente naquele documento que você está editando em seu Mac. Menos limitado do que aparenta, o recurso Continuity Camera (Câmera de Continuidade, em tradução livre) funciona inicialmente nos principais aplicativos nativos do sistema operacional.

Ao ganhar chamadas em grupo de até 32 pessoas no FaceTime e quatro novos aplicativos que já estavam presentes no iOS – News, Stocks, Home e Voice Memos – o macOS Mojave reforça o ecossistema da Apple e permite uma transição mais fácil entre as plataformas da empresa.

E o ecossistema da Maçã não foi a única coisa a ser reforçada, pois o update do sistema operacional trouxe uma série de novas medidas de segurança e privacidade. Dentre elas, estão: uma maior capacidade de omitir dados por parte do Safari e a necessidade de fornecer permissão a aplicativos para que eles usem suas informações, imagem e voz.

Disponibilidade da atualização

5 1 - macOS Mojave é lançado oficialmente pela Apple
Atualização já está disponível para download.

Já disponível para download em qualquer Mac lançado a partir de 2012, a atualização com o macOS Mojave 10.14 pode ser encontrada na aba de “Atualizações” dentro da Mac App Store. De acordo com a Apple, são necessários 12,5 GB de espaço livre de disponível para instalar o update.

A empresa ainda aproveitou o dia para lançar um patch de correções para o tvOS, sistema operacional das Apple TVs. O SO havia ganhado sua versão 12 na semana passada, que tem como principais destaques o suporte à tecnologia de som Dolby Atmos e, além disso, à nova seção espacial do iTunes prometida pela empresa na WWDC18.

Fonte: Apple.

Leia também

WWDC18: MacOS ganha modo escuro e outras novidades

macOS Mojave Dynamic Wallpaper transition - macOS Mojave é lançado oficialmente pela Apple

Receba Notícias por E-mail:

Share via