macOS Mojave é lançado oficialmente pela Apple

macOS Mojave é lançado oficialmente pela Apple 6
Atualização com o novo macOS Mojave 10.14 é finalmente liberada pela Apple.

Apresentado na WWDC18, o macOS Mojave acaba de ser lançado oficialmente. A nova versão do sistema operacional da Apple, que ganhou este nome em homenagem ao deserto norte-americano de mesmo nome, traz consigo o famoso Modo Escuro e uma melhor integração com o iOS. Confira:

macOS Mojave não é só um rostinho bonito

macOS Mojave é liberado oficialmente pela Apple
Modo Escuro dá uma nova cara ao macOS.

Focado em melhorias estéticas e maior praticidade para os usuários de MacBook e iMac, o novo macOS Mojave 10.14 permite transformar as cores clássicas do sistema operacional em tons de preto. Trata-se do Modo Escuro, finalmente presente nos computadores da Apple.

Apesar de parecer bem simples, o novo tema altera tanto as interfaces principais do SO quanto as dos aplicativos. Além disso, ele também adapta as animações para que elas combinem com as cores escuras.

macOS Mojave é liberado oficialmente pela Apple
Área de trabalho dinâmica sofre alterações a cada hora do dia.

E já que estamos falando de visual, vale lembrar que a Apple também preparou dois papéis de parede dinâmicos para a área de trabalho do macOS. Apelidados de Dynamic Desktop (Área de trabalho Dinâmica, em português), eles têm como destaque a possibilidade de sofrer alterações de acordo com o horário do dia. Tudo isso feito em tempo real e de maneira automática.

Partindo para a parte mais funcional do update, o novo recurso Stacks se destaca pela facilidade na hora de organizar arquivos largados na área de trabalho. Seu funcionamento é resumido pelo seu nome, já que ele simplesmente une arquivos com as mesmas características (mesmos formatos ou nomes semelhantes, por exemplo) e os põe em suas devidas pastas.

O Finder, que é o gerenciador de arquivos nativo do sistema operacional da Apple, também ganhou novas funções no macOS Mojave. Segundo a empresa, agora é possível achar um arquivo através de pequenas prévias. Além disso, também dá para checar todas as informações a respeito do arquivo em questão e até realizar ações rápidas com o Quick Actions.

macOS Mojave é lançado oficialmente pela Apple 7
Quick Look permite edição rápida de arquivos.

Outra novidade bem-vinda é a capacidade de interagir de maneira rápida e superficial com diversos tipos de arquivos. A partir de agora, ao pressionar a barra de espaço, uma janela com o nome de Quick Look se abre com algumas ferramentas básicas como: recortar, colar, rotacionar e compartilhar. De acordo com a Apple, as funções a serem exibidas irão variar com o tipo de arquivo a ser editado.

O macOS Mojave também possui uma nova ferramenta dedicada a capturas de tela. Ao pressionar Shift + Command + 5, o usuário consegue, através de um menu simplificado: editar suas capturas de tela, escolher onde elas serão salvas e até mesmo gravar a tela.

macOS Mojave é lançado oficialmente pela Apple 8
Com o Continuity Camera, importar imagens ficou bem mais fácil.

Ah, e, lembra que falamos a respeito de uma maior integração com o iOS? Caso tenha um iPhone, por exemplo, saiba que será possível bater uma foto e fazê-la aparecer imediatamente naquele documento que você está editando em seu Mac. Menos limitado do que aparenta, o recurso Continuity Camera (Câmera de Continuidade, em tradução livre) funciona inicialmente nos principais aplicativos nativos do sistema operacional.

Ao ganhar chamadas em grupo de até 32 pessoas no FaceTime e quatro novos aplicativos que já estavam presentes no iOS – News, Stocks, Home e Voice Memos – o macOS Mojave reforça o ecossistema da Apple e permite uma transição mais fácil entre as plataformas da empresa.

E o ecossistema da Maçã não foi a única coisa a ser reforçada, pois o update do sistema operacional trouxe uma série de novas medidas de segurança e privacidade. Dentre elas, estão: uma maior capacidade de omitir dados por parte do Safari e a necessidade de fornecer permissão a aplicativos para que eles usem suas informações, imagem e voz.

Disponibilidade da atualização

macOS Mojave é lançado oficialmente pela Apple 9
Atualização já está disponível para download.

Já disponível para download em qualquer Mac lançado a partir de 2012, a atualização com o macOS Mojave 10.14 pode ser encontrada na aba de “Atualizações” dentro da Mac App Store. De acordo com a Apple, são necessários 12,5 GB de espaço livre de disponível para instalar o update.

A empresa ainda aproveitou o dia para lançar um patch de correções para o tvOS, sistema operacional das Apple TVs. O SO havia ganhado sua versão 12 na semana passada, que tem como principais destaques o suporte à tecnologia de som Dolby Atmos e, além disso, à nova seção espacial do iTunes prometida pela empresa na WWDC18.

Fonte: Apple.

Leia também

WWDC18: MacOS ganha modo escuro e outras novidades

Receba notícias por e-mail