Conecte-se conosco
Mapa astral 2.0: IBM Watson mostra que é melhor que Astrologia; Personalidade

Ciência e Tecnologia

Mapa astral 2.0: IBM Watson mostra que é melhor que Astrologia

Apresentando um tipo diferente de ‘mapa astral’, a plataforma de inteligência artificial da IBM consegue descrever a sua personalidade ao analisar um texto seu; entenda:

Mapa astral 2.0: IBM Watson mostra que é melhor que Astrologia; Personalidade; Personality Insights

O Personality Insights faz parte de um dos diversos projetos que utilizam o Watson como cérebro

A ferramenta Personality Insights, do Watson, plataforma de inteligência artificial da IBM, está ainda mais poderosa: além de poder analisar emails em busca de padrões na escrita dos autores, o recurso permite que pessoas conheçam a sua própria personalidade a partir de um texto com, no mínimo, 100 palavras.

Tudo funciona como um ‘mapa astral 2.0‘. Diferentemente dos outros testes de personalidade espalhados por aí, essa plataforma, também chamada de “cognitiva”, utiliza dados reais, provenientes de outras pessoas, para estabelecer padrões no comportamento humano.

Normalmente, esses mesmos padrões refletem na forma como cada um de nós escreve, e é aí que o Watson consegue descobrir como você, eu ou qualquer outro pensa. Bacana, não é?

Mapa astral 2.0: IBM Watson mostra que é melhor que Astrologia; Personalidade

Ao fim do teste, um gráfico exibido mostrando as nuances do seu comportamento

Durante o teste, o sistema exige um mínimo de 100 palavras suas, preferencialmente escritas em inglês, para então te descrever. Com acesso à sua escrita, a máquina é capaz de extrair um espectro linguístico e cognitivo da sua personalidade; ele faz isso comparando o seu texto com milhares de outros por toda a internet, incluindo trechos de notícias, mensagens e até tweets.

Ao fim da comparação, o sistema exibe um resumo, uma tabela e um gráfico sobre você, todos descrevendo suas principais características – ele é capaz de dizer se você é analítico, egocêntrico, empático ou até mesmo se você precisa melhorar em algum ponto para ter mais equilíbrio. É como consultar a personalidade do seu signo, mas utilizando a sua expressão textual em vez da data do seu nascimento. Sacou?

Teste sua personalidade

Mapa astral 2.0: IBM Watson mostra que é melhor que Astrologia; Personalidade; Personality Insights

Aprenda a fazer o seu teste

Usar o Personality Insights é algo extremamente fácil. Mesmo assim, segue abaixo um rápido tutorial para que não haja dúvidas durante o processo, veja só:

  • Selecione ou escreva um texto com, no mínimo, 100 palavras. Você pode falar de quaisquer temas, porém, é importante utilizar apenas um texto;
  • Acesse o tradutor do IBM Watson e traduza o seu texto do português para o inglês. A análise funciona em português também, porém, o Watson trabalha melhor com a língua inglesa;
  • Copie o seu texto traduzido e cole-o na página do Personality Insights;
  • Clique em ‘Analisar‘;
  • Seus dados estarão prontos. 🙂

Como explicamos acima, o site exibirá uma série de informações sobre o que foi extraído da sua escrita, incluindo as suas necessidades, os seus valores pessoais e, sobretudo, os cinco aspectos mais marcantes das sua personalidade. Estes cinco aspectos, por sua vez, também estarão subdivididos em mais características.

Watson x Steve Jobs

Mapa astral 2.0: IBM Watson mostra que é melhor que Astrologia

Juntos, Steve Jobs e a IBM tiveram uma longa e emocionante história. Você sabia?

Decidimos pôr o mecanismo de análise do Watson à prova: para isso, utilizamos cerca de 2 mil palavras ditas por Steve Jobs na Universidade de Stanford, no seu inesquecível discurso de 2005. Apenas um ano antes, Jobs havia sido diagnosticado com um câncer no pâncreas, o mesmo que o levou à morte mais tarde, em 2011. Veja só os resultados da análise:

“Você é uma pessoa autêntica, contida e particular. Também é filosófico, aberto e interessado por novas ideias. Adora explorá-las. Você também é empático, sente o que os outros sentem e demonstra compaixão pelas pessoas. Você acha errado tirar vantagem de outras pessoas para subir ao poder.

Você é relativamente despreocupado com o prazer próprio e com a obtenção do sucesso, prefere realizar aquilo que tem um propósito maior em vez da sua satisfação pessoal. Você toma decisões com pouco pesar sobre como elas exploram o seu talento.”

Embora a análise de Jobs pareça um tanto desconexa, é válido ressaltar que muitos pontos são compatíveis com o comportamento do antigo CEO: Jobs era um homem movido por novas ideias, e mesmo que muito se fale sobre suas atitudes arrogantes, principalmente com colegas e funcionários da Apple, há muita gratidão em torno do seu nome.

Jobs também era um homem visionário, criou a Apple com o objetivo de tornar os computadores pessoais algo possível e benéfico às pessoas – e conseguiu atingir o seu objetivo.

Para o Watson, Jobs era 93% desafiador, 66% curioso e 51% suscetível ao estresse

No que dizem os números exibidos pelo Watson, Steve era um homem altruísta, intelectual, cuidadoso e desafiador. Muitas dessas características eram visíveis em seu trabalho pela Maçã. Já outras, no entanto, podem ser verificadas apenas por amigos próximos e familiares.

Watson, o maior orgulho da IBM

Mapa astral 2.0: IBM Watson mostra que é melhor que Astrologia; Personalidade; Personality Insights

O Watson já venceu seres humanos no clássico jogo Jeopardy!

O Watson é o mais recente capítulo da história da IBM: com mais de 120 anos de existência, a empresa precisou se reinventar diversas vezes durante todo esse tempo – para a ‘Big Blue‘, o supercomputador marca uma era onde o foco do seu trabalho não está mais no consumidor final, mas sim nas demais prestadoras de serviço, que utilizam a infraestrutura da IBM, incluindo o Watson, para se modernizar.

Em suma, a máquina é o cérebro por trás das soluções criadas em diversas outras companhias. O sistema é capaz de reconhecer informações, formular hipóteses e analisar a linguagem natural como nenhum outro no mundo.

Isso permite que o Watson seja utilizado por outras aplicações, como o próprio Personality Insights, analisando uma enorme quantidade de dados e entregando os resultados desejados.

É ’emprestando a sua inteligência’ que o Watson tem sido utilizado para a produção de medicamentos e cosméticos, como ocorre no caso das companhias Theraskin e Fleury – ambas utilizam o sistema para desenvolver seus produtos.

Ao contrário do que se pensa, o Watson não representa uma ameaça à mão de obra humana. Apesar de já reconhecer textos, imagens, sons e até emoções de forma natural, a IBM o vê como um potencializador das técnicas de machine-learning e reconhecimento de dados.

Ele deverá ser utilizado para tornar os processos de pesquisa mais eficientes e menos trabalhosos para as pessoas.

Com tanta capacidade à sua disposição, é importante ressaltar o impacto que o Watson tem, não só nas empresas, mas também em nossas vidas: segundo a IBM, a máquina já é utilizada para criar músicas com ritmos e letras mais impactantes, chatbots para empresas, assistentes virtuais e, como pudemos ver no Personality Insights, até para que conheçamos melhor à nós mesmos.

E você, já realizou o seu mapa astral 2.0? Acesse este link, e siga o nosso tutorial. 😉

Continue lendo
Advertisement

Bruno A. Martinez é advogado, bancário e criador do Showmetech. E sim, todo mundo pergunta por que ele não estudou algum curso relacionado com tecnologia.

Comentários
Subir