Google Play Awards reúne os melhores apps Android de 2020

Google play awards reúne os melhores apps android de 2020
Play Store premiou as categorias de melhor app e melhor app no voto popular, entre outras; confira a lista completa dos melhores apps Android de 2020

Com a chegada do fim do ano, as listas e prêmios com os melhores itens de 2020 começam a ‘pipocar’ na internet. Só aqui no Showmetech, já elencamos os melhores celulares de 2020 e a retrospectiva do YouTube, além de muito mais estar por vir. Devido a essa tradição, e tendo em vista que os apps já influenciam boa parte da vida moderna, é claro que não poderia faltar um ranking desse tipo envolvendo aplicativos.

Numa seleção divulgada essa semana, o Google Play Awards apresentou os melhores apps Android de 2020, coroando o que há de melhor na Play Store. Ao todo, a premiação envolveu sete categorias, incluindo o melhor app segundo os editores da loja e o melhor app segundo o voto popular. Na lista que você confere a seguir, reunimos todas as categorias e aplicativos premiados, dando uma breve descrição de cada e te ajudando a decidir se eles valem (ou não) o seu download.

Melhor app

Loóna

Melhores apps android de 2020 - loóna
Loóna tem gráficos e sons que relaxam, além de lindos (Imagem: Loóna)

Eleito como o melhor app de 2020 pelos editores da Play Store, o Loóna é daqueles aplicativos que te bota pra dormir – mas não se engane, esse é justamente o objetivo. Nas palavras dos desenvolvedores, o Loóna cria o ambiente perfeito para a chegada do sono, oferecendo visuais e sons que melhoram o nosso humor antes de dormir. A ideia, portanto, não é só te fazer dormir mais rápido, mas também melhor, considerando que o stress costuma estar ligado à insônia e à ansiedade.

Mas o Loóna não se resume à qualidade de sono – eu diria que ele serve para relaxar, estando você, ou não, se preparando para dormir. Dentre tantos aplicativos com o mesmo propósito, o software certamente foi eleito o melhor por sua qualidade: nos chamados sleepscapes, lindos dioramas (representações tridimensionais de ambientes e cenas), reduzem a tensão e exploram nosso interesse natural por conteúdos lúdicos. Já os soundscapes, em outra seção do app, trazem músicas perfeitas para dormir ou se desconectar.

Com tanta qualidade, já era de se esperar que o Loóna não fosse barato: R$ 140 por ano e nada de pagar mensalmente. Para aqueles que dormem mais tranquilos economizando dinheiro, como eu, há alguns sleepscapes e soundscapes gratuitos, além de um período de testes de 7 dias. Por fim, vale a pena conferir, pois o app é isso tudo mesmo!

Melhor App: voto popular

Resso

Melhores apps android de 2020 - resso
Resso ganhou o público ao oferecer inúmeros recursos de graça. Ao retirá-los, porém, deve ver essa audiência sumir em breve e perder o posto dos melhores apps Android de 2020.(Imagem: Resso)

Eleito o melhor app segundo o voto popular, o serviço de streaming Resso também oferece músicas – mas, além delas serem bem distintas das do Loóna, ele não vai te cobrar tudo o que você juntou para o natal. A assinatura do plano premium custa R$ 16,90 e oferece downloads ilimitados, áudio de alta qualidade (256kbps), a chance de escolher qual música você irá ouvir e dispensa anúncios. Já o plano gratuito não é muito interessante – visto que, recentemente, passou a limitar a reprodução das faixas a apenas 30 segundos.

O Resso pertence à criadora do TikTok e é mais um dos serviços de streaming competindo pelo seu dinheiro. Se por um lado ele não tem a integração que serviços mais consolidados (Spotify, YouTube Music e Apple Music) têm, por outro, sua interface é bem mais bonita que a desses três. Um recurso bem interessante, por exemplo, é a capacidade de criar e compartilhar artes misturando a capa do álbum, ou algumas fotos sugeridas, e a letra das músicas.

A verdade, no entanto, é que o Resso só ganhou no voto popular porque, até pouco tempo atrás, permitia que mesmo os usuários do plano grátis escolhessem as faixas que iam ouvir. Agora que no plano grátis sequer dá pra ouvir uma música inteira, é bem provável que ele caia no esquecimento – a menos, é claro, que ache outro jeito de se manter atrativo.

Melhores apps para o dia a dia

Grid Diary – Journal Planner

Melhores apps android de 2020 - grid diary
Para quem gosta de manter um diário, o Grid Diary é um dos melhores apps Android de 2020.

O Grid Diary se destaca dos demais diários virtuais porque, além de usar o formato quadricular de um planner – aquele caderninho para metas diárias, semanais e mensais – ele faz isso de forma elegante e eficiente. Em cada quadro, é possível anotar o que você fez, como se sentiu e pelo que você é grato a cada dia. Você pode escrever sobre um dia passado, presente ou futuro, estabelecendo um objetivo, por exemplo.

Desde a tela inicial, o app exibe frases e expressões positivas, permite que você gerencie múltiplos diários e mostra os objetivos da semana. Apesar de haver um plano premium, a maioria dos recursos é gratuita, o que colabora para sua posição no Google Play Awards como um dos melhores apps Android de 2020.

Microsoft Office

Quem não conhece o Office? No redesign que recebeu em 2020, o Office passou a reunir Word, Excel e PowerPoint num só aplicativo, facilitando o gerenciamento de tabelas, apresentações e documentos, além de tornar a experiência como um todo mais prática. No mesmo aplicativo, ainda dá para editar notas rápidas, ler códigos QR, editar formulários, converter textos em imagens, transferir arquivos entre o celular e o computador, escanear documentos e até converter um PDF para Word. Bastante coisa, não?

Olivia – Gaste Melhor, Economize Mais

Melhores apps android de 2020 - olivia
Compreender os gastos e se planejar financeiramente é fácil com a Olivia, um dos melhores apps Android de 2020.

A Olivia é mais um desses assistentes financeiros que há aos montes na Play Store, mas este se destaca por levar seu conceito além. Sua proposta é educar o usuário financeiramente, usando inteligência artificial e um formato de rede social para dar dicas. As dicas falam tanto sobre como poupar, através da análise gastos do usuário, quanto sobre onde investir, já que os comentários de outros usuários da Olivia podem ajudar a encontrar mais formas de ganhar mais dinheiro (ou mais formas de perder menos).

Sensata, a Olivia é 100% gratuita e não exige que você gaste para aprender a economizar. Como se já não bastasse, o IA também te alerta sobre cupons e descontos que podem interessar, com base nos seus padrões de consumo.

ZOOM Cloud Meetings

Você pode odiar 2020, mas ele seria bem pior se não fosse a existência de aplicativos como o ZOOM. Apesar de nunca ter sido o único ou o primeiro a lançar esse formato, foi o ZOOM que popularizou as salas de reunião virtuais – que são diferentes de uma videoconferência em grupo tradicional. Para criar uma sala, basta abrir o aplicativo, gerar o link da reunião e compartilhá-lo, não é preciso adicionar nem convidar ninguém! Outro recurso popularizado pelo ZOOM foram os planos de fundo virtuais, que, além de úteis, já nos renderam boas risadas.

Melhores para crescimento pessoal

Cabeceira

Melhores apps android de 2020 - cabeceira
Aos booktubers e leitores famintos de plantão, o Cabeceira é, disparado, um dos melhores apps Android de 2020.

Com uma proposta inovadora, o Cabeceira te ajuda a gerenciar todos os livros que você já leu, está lendo ou quer ler. Além de ter uma interface simples e intuitiva, o app permite que você avalie as obras que já conhece, veja mais detalhes daquelas que quer conhecer e descubra novos títulos. Como se já não bastasse, ainda dá pra criar lembretes para a hora da leitura. Definitivamente um dos melhores apps Android de 2020.

Centr

Já pensou se seu personal trainer, seu guia de meditação e nutricionista fossem todos o Thor? Pois bem, é assim que funciona o Centr, aplicativo no qual o ator Chris Hemsworth, conhecido por interpretar o deus nórdico nos últimos filmes da Marvel, te ensina como comer, se exercitar e até meditar melhor. Obviamente, não é Chris quem te dá as aulas, porém, segundo os desenvolvedores, a maior parte das dicas foi feita com base no histórico e na equipe de especialistas do astro.

Positiv

Melhores apps android de 2020 - positiv
Um dos melhores apps Android de 2020 e que provavelmente vai te ajudar a segurar as pontas nessa quarentena inacabável.

2020 foi o ano em que a tecnologia nos ajudou a contornar os diversos obstáculos de uma pandemia. Além de serem úteis ao trabalho e ao entretenimento, nossos dispositivos nos proporcionaram bem estar. Um dos exemplos mais claros disso é o Positiv, que, através de uma interface muito bonita e de conteúdos edificantes, oferece meditações guiadas e masterclasses sobre resiliência em tempos de crise, equilíbrio emocional e alimentação consciente.

Speeko

Melhores apps android de 2020 - speeko
Aprender idiomas ficou fácil com um dos melhores apps Android de 2020.

Se enquadrando bem à categoria de crescimento pessoal, o Speeko promete te ensinar novos idiomas de uma forma diferente. Para isso, o app simula uma viagem ao país da língua escolhida, sendo que cada aula corresponde a um momento do passeio. Graças ao formato, as aulas do Speeko ensinam a gramática dos idiomas sem uma abordagem técnica, o que deixa o aprendizado mais fácil e divertido.

Melhores Tesouros Escondidos

Meu Banco

Melhores apps android de 2020 - meu banco
Quer ensinar seus filhos a controlar gastos? Esse é um dos melhores apps Android de 2020 para essa função.

Essa categoria premiou aplicativos novos, pouco conhecidos e com propostas inovadoras. A proposta do Meu Banco se encaixa totalmente nessas características, já que esse assistente financeiro é destinado às mesadas das crianças. Com o Meu Banco, os pequenos aprendem desde cedo como controlar seus gastos, mas com regras e depósitos definidos pelos pais, vale citar.

Peixe 30

Se o formato do LinkedIn não te permite mostrar todo o seu potencial, o Peixe 30 talvez seja pra você. Essa nova rede social corporativa é baseada em vídeos curtos, com os quais você pode construir networking e “vender o seu peixe” numa espécie de currículo filmado. De um modo geral, a promessa é de que o formato seja mais dinâmico, e atrativo, ao apresentar o profissional a um possível empregador.

Tayasui Sketches

Melhores apps android de 2020 - tayasui sketches
Google Play Awards reúne os melhores apps Android de 2020

Ao contrário das opções acima, o Tayasui Sketches não tenta reinventar a roda ou lançar uma tendência, sendo “apenas” o melhor app para desenho lançado em 2020. Embora seus recursos não sejam inéditos, há inúmeras ferramentas de desenho que possibilitam estilos de pintura diferenciados, como a aquarela, além de ferramentas “incrivelmente realistas” e uma interface bastante personalizável.

Mais Divertidos

CapCut

Melhores apps android de 2020 - capcut
Google Play Awards reúne os melhores apps Android de 2020

Premiado na categoria dos melhores apps de entretenimento, o CapCut permite adicionar textos, figurinhas, filtros e efeitos criativos em vídeos. Além de também contar com as ferramentas tradicionais de edição e criação, o app permite adicionar músicas e até narração, tudo sem comprometer a qualidade final. Assim como o Resso, o CapCut é da Bytedance, mesma desenvolvedora do TikTok.

Disney+

O serviço de streaming mais esperado e adorado de 2020 surpreendeu não só pela qualidade de seus conteúdos, mas também por suas funcionalidades. Desde o lançamento, o Disney+ é compatível com resoluções 4K e com as tecnologias HDR, HDR10 e Dolby Vision, além de suportar downloads ilimitados em até 10 dispositivos. O recurso GroupWatch, um de seus principais, ainda permite que duas contas sincronizem a reprodução de um filme, a fim de que as pessoas possam assistir ao mesmo tempo, ainda que separadas.

Dolby On

O Dolby On promete extrair toda a qualidade dos microfones do seu celular. Sendo especialmente interessante para quem grava clipes e músicas com o aparelho, o app é capaz de reduzir ruídos, gravar em modo stereo, maximizar o volume, comprimir e até modular o som em diferentes aspectos, alterando a equalização e a profundidade do áudio. Com o Dolby On, também é possível inserir fades de transição nas gravações.

Reface

Se você já viu alguma montagem extremamente bem feita de um anônimo no corpo de um super-herói ou celebridade no Instagram, é possível que essa montagem tenha sido feita com o Reface. Febre em 2020, o app é capaz de colocar o seu rosto no corpo de um artista ou personagem famoso. Embora eu tenha sérias preocupações com a ideia de popularizar o deepfake, não deixa de ser uma tecnologia interessante e muito bem executada pelo app.

Melhor app para fazer o bem

ShareTheMeal

Melhores apps android de 2020 - savethemeal
Google Play Awards reúne os melhores apps Android de 2020

Que tal aproveitar o clima natalino para ajudar uma pessoa carente ao redor do mundo? Com o app ShareTheMeal – ou, “Compartilhe a refeição”, em português – você pode doar para o Programa Alimentar Mundial das Nações Unidas (UNWFP). Só através do app, que já contou com mais de 3 milhões de doadores, o programa entregou 84 milhões de refeições e ajudou na redução da fome, um problema mundial e que, todos os anos, mata mais que AIDS, tuberculose e malária juntas. Una-se à causa!

E você, gostou do Google Play Awards com os melhores apps Android de 2020? Caso queira nos dar um feedback ou, ainda, interagir conosco, lembre-se que o box de comentários abaixo e nossas redes sociais estão de portas abertas!

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário