Os melhores roteadores wi-fi 6 e wi-fi 6e para comprar em 2022

Os melhores roteadores Wi-Fi 6 e Wi-Fi 6E para comprar em 2022

Avatar of otávio queiroz
Quer dar um upgrade na sua conexão, mas não sabe qual modelo escolher? Confira nesta lista os melhores roteadores Wi-Fi 6 e Wi-Fi 6E para comprar ainda este ano

O Wi-Fi 6E é o mais recente padrão de redes sem fio. Com suporte a frequências de 6 GHz, além dos 2,4 GHz e 5 GHz já presentes em roteadores dual-band atuais, a novidade permite velocidades mais consistentes em áreas congestionadas do que era possível em 5 GHz. Além disso, os novos roteadores oferecem velocidades fantásticas de transferência de dados e o melhor gerenciamento de dispositivos da categoria, seja em um roteador autônomo ou um kit de rede mesh.

Se você está pensando em aderir à nova tecnologia, mas ainda tem dúvidas de como ela funciona e quais são os principais diferenciais, nesta matéria o Showmetech explicará o que de fato é a nova extensão, qual a sua principal vantagem em relação ao Wi-FI 6, além de selecionar os melhores roteadores Wi-Fi 6 e Wi-Fi 6E disponíveis no mercado.

O que é e para que serve o roteador?

Os melhores roteadores wi-fi 6 e wi-fi 6e para comprar em 2022
Os melhores roteadores Wi-fi 6 e Wi-Fi 6E para comprar em 2022 (Reprodução/Internet)

O roteador é um equipamento utilizado para estabelecer conexões em redes de computadores. É ele o responsável em realizar o encaminhamento das informações presentes em pacotes de dados, encontrando as melhores rotas para conectar dispositivos (smartphones, notebooks, computadores, tablets etc.) com a internet. Sendo assim, a principal função do roteador é a de buscar rotas melhores para o envio e o recebimento de dados, podendo, para isso, priorizar as transmissões mais curtas ou menos congestionadas.

Quando se é contratado um serviço de internet banda larga, a provedora instala um modem que será o responsável por receber o sinal da internet. Para que essa internet seja compartilhada com os diversos aparelhos e dispositivos é que existe o roteador. Ele fará a distribuição deste sinal sem ser necessário a presença de nenhum fio, através da tecnologia wireless. Assim, você conseguirá ligar na sua rede Wi-Fi a TV, os smartphones, notebooks e qualquer outro dispositivo conectado.

Os roteadores contam com antenas potentes que recebem e enviam dados para os aparelhos conectados. A velocidade em que essa transmissão ocorrerá depende da rapidez da internet contratada, do modelo do roteador e do aparelho que receberá o sinal. Para funcionar corretamente, é importante que as configurações sejam bem feitas e que os aparelhos interligados sejam compatíveis uns com os outros.

Diferenças entre o Wi-Fi 5 e o Wi-Fi 6

Diferenças entre o wi-fi 5 e o wi-fi 6
A principal vantagem do Wi-Fi 6 sobre o Wi-Fi 5 é, basicamente, as tecnologias utilizadas por esse padrão (Reprodução/Internet)

Como vimos anteriormente, o roteador é o aparelho responsável por distribuir a internet para um ou mais dispositivos, normalmente via rede Wi-Fi, embora também seja possível conectar os dispositivos via cabo de rede. Embora o Wi-Fi 5, identificado pelas letras “AC” (padrão Wi-Fi 802.11ac), seja hoje o padrão mais utilizado — graças principalmente a sua frequência de 5Ghz, que permite transmissões com velocidades acima de 100Mpbs — o Wi-Fi 6 trouxe novas tecnologias que prometem melhorar ainda mais a performance.

Nos roteadores, o Wi-Fi 6 é identificado pelas letras “AX” (padrão Wi-Fi 802.11ax). Esse padrão possui duas variantes, o Wi-Fi 6 e o Wi-Fi 6E, onde o último é uma versão aprimorada do padrão e possui como grande vantagem a utilização da banda de 6Ghz. A principal vantagem do Wi-Fi 6 sobre o Wi-Fi 5 é, basicamente, as tecnologias utilizadas, como OFDMA (Orthogonal Frequency-Division Multiple Access) e TWT (Target Wake Time).

O padrão mais antigo (AC) conta com as tecnologias MIMU e MU-MIMO, já os novos roteadores Wi-Fi 6 (AX) chegam com o MU-MIMO, o OFMA e o TWT. Além disso, a QAM (Quadrature Amplitude Modulation), tecnologia que diz respeito à forma como as frequências de rádio são manipuladas, é mais avançada e permite velocidades máximas maiores.

Para que você possa entender um pouco melhor como cada uma delas funciona, iremos explicar as suas características separadamente mais abaixo.

Para que serve o roteador?
Os roteadores contam com antenas potentes que recebem e enviam dados entre o modem e os aparelhos (Reprodução/Internet)

MU-MIMO: abreviação de Multiple User – Multiple Input Multiple Output, é um dos recursos mais importantes da rede wireless. Ele ajuda os roteadores a enviar ou receber dados com vários dispositivos simultaneamente. Isso diminui o tempo de espera que cada dispositivo Wi-Fi gasta para iniciar a transmissão, resultando em melhor rendimento e eficiência de toda a rede e também levando a uma rede mais responsiva com baixa latência.

No Wi-Fi 5, o MU-MIMO tem uma certa limitação de só funcionar em conexões de downlink. Com o Wi-Fi 6, o MU-MIMO adiciona suporte para conexões de uplink e agora funciona com uploads e downloads. Isso significa que, quer sua família esteja fazendo streaming, download, aproveitando VR/AR ou jogando MMORPGs, todos podem experimentar uma conexão estável e largura de banda suficiente.

• O OFDMA é uma versão multiusuário da tecnologia de modulação digital OFDM. No padrão Wi-Fi 6, o OFDMA é um dos recursos críticos para melhorar o desempenho da rede. Com ela, os dados podem ser transmitidos em vários pequenos pacotes, para mover pequenos bits de informação de uma forma simples.

Além disso, a tecnologia subdivide um canal em alocações de frequência menores chamadas subportadoras. Ao subdividir o canal, pequenos pacotes podem ser transmitidos em paralelo para vários dispositivos simultaneamente. Sendo assim, os pacotes recebidos continuam a transmitir e não precisam esperar por outros pacotes.

• Já o recurso Target Wake Time (TWT) permite uma maior duração de bateria com a economia inteligente de carga nos dispositivos conectados. Com o TWT, o sinal recebido pelos dispositivos é ativado somente quando os dados do Wi-Fi são enviados, o que gera economia na bateria dos dispositivos, seja um smartphone, notebook ou qualquer outro conectado àquela rede. A economia ocorre porque o transmissor de sinal não fica ativo o tempo todo, entrando em hibernação quando não há transmissão de dados.

O que é Wi-Fi 6E e quais são as suas vantagens

Roteador wi-fi 6e
A principal vantagem do Wi-Fi 6E sobre o Wi-Fi 6 é a utilização da banda de 6Ghz (Reprodução/Internet)

A principal vantagem do Wi-Fi 6E sobre o Wi-Fi 6 é a utilização da banda de 6Ghz. A letra “E” no Wi-Fi 6E significa extension (extensão) e quer dizer que todo roteador com este padrão irá operar em modelo tri-band, ou seja, não só com as frequências de 2,4Ghz e 5Ghz (Wi-Fi 5 e Wi-Fi 6), mas também com a banda de 6Ghz. Para explicar melhor o que é Wi-Fi 6E, vamos pegar um trecho da explicação da Samsung para o recurso, presente no Galaxy S21:

A principal diferença do Wi-Fi comum para o Wi-Fi 6E é que o primeiro funciona como uma estrada de pista dupla, onde qualquer veículo pode entrar, causando congestionamento. A maioria dos consumidores conhece esse problema, principalmente os que já experimentaram uma conexão lenta ou que cai com frequência, especialmente em locais onde muitas pessoas tentam conectar muitos aparelhos ao mesmo tempo num único sinal de Wi-Fi. Isso acontece com bastante frequência em aeroportos ou rodoviárias, mesmo que esses locais estejam cheios de antenas Wi-Fi.

Com o Wi-Fi 6E, a “estrada” amplia sua quantidade de pistas, passando de duas para quatro faixas, abrindo mais conectividade para ser utilizada e organizando todos os aparelhos que estão conectados a ele, melhorando a velocidade e diminuindo as interferências. Vale ressaltar que a conexão WI-FI 6E depende também da disponibilidade da tecnologia no país. No Brasil, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou, em fevereiro [de 2021], os requisitos técnicos para o uso do Wi-Fi 6E no País. A novidade trará mais potência e permitirá suporte a essa frequência.

Samsung

Resumidamente, é como se o Wi-Fi 6E adicionasse uma pista expressa em uma avenida que já tem outros dois conjuntos de pistas. Assim, mais veículos podem trafegar sem atrapalhar uns aos outros, sendo que alguns vão ficar no primeiro conjunto, o da frequência 2,4 GHz, outros no segundo, o de 5 GHz, e mais alguns no terceiro, de 6 GHz.

O que é rede Mesh?

O que é rede mesh?
Rede mesh elimina zonas mortas de dentro da residência (Reprodução/Internet)

Com cada vez mais aparelhos conectados à internet, como notebooks, smartphones, smart TVs e consoles de videogames, ter uma conexão estável em todos os cômodos da casa é fundamental. Mas nem sempre isso é possível com um roteador wireless tradicional. A rede mesh é uma tecnologia que surgiu para resolver este problema. Com ela, é possível ampliar a cobertura e dar mais estabilidade na rede Wi-Fi.

O Wi-Fi Mesh utiliza uma topologia de malha onde todos os terminais são interligados entre si, agindo como uma única rede sem fio com vários pontos espalhados. Parece com o conceito de usar repetidores, mas funciona de forma totalmente diferente. Enquanto os repetidores apenas criam uma outra rede e com uma velocidade menor do que a da origem da conexão, a tecnologia Mesh distribui uma única rede para outras unidades semelhantes (chamadas de módulos) espalhadas pelo imóvel, de forma automática e sem perdas de dados ou velocidade.

O próprio nome ajuda a compreender como esse sistema funciona: em inglês, “mesh” significa malha. É como se cada módulo fosse um nó, ou ponto de contato. Quando conectados uns aos outros, formam uma malha que cobre todo o ambiente, distribuindo o sinal de Wi-Fi. Assim, a rede mesh extingue aqueles pontos cegos da casa em que o sinal é fraco ou não chega.

Além de eliminar essas zonas mortas de dentro da residência, a rede mesh também permite utilizar o máximo de velocidade de sua rede Wi-Fi o tempo todo, diferente do que acontece ao usar um roteador, porque há um limite para amplificar o sinal. Em teoria, o alcance também é ilimitado, desde que os pontos de acesso estejam sempre dentro do alcance uns dos outros, e que você possua quantos pontos forem necessários.

Os melhores roteadores Wi-Fi 6 e Wi-Fi 6E

Mesmo que o Wi-Fi 5 seja o padrão mais comum atualmente, o Wi-Fi 6 e Wi-Fi 6E oferecem maior qualidade nas conexões, principalmente em casas com muitos dispositivos conectados — vale lembrar o crescente número de dispositivos conectados que utilizamos atualmente, como smartwatches, smart TVs, e outros dispositivos da casa conectada (além, claro, dos clássicos smartphones e computadores). Veja agora nossa seleção de roteadores Wi-Fi 6 e Wi-Fi 6E para você ter na sua casa.

Netgear Nighthawk RAXE500

O Netgear Nighthawk RAXE500 foi o primeiro roteador Wi-Fi 6E a chegar ao mercado e o seu desempenho é de tirar o fôlego. Ao adicionar uma banda de 6 GHz aos recursos já impressionantes do Wi-Fi 6, o modelo oferece uma performance líder da categoria. Com uma classificação AXE11000, o dispositivo tri-band mais do que faz jus ao hype, fornecendo quase 2,5 Gbps de dados.

O modelo é uma boa opção para quem adora jogos de Realidade Virtual e Aumentada, já que, graças às suas tecnologias, fornece uma conexão de internet de baixa latência. Ele tem ainda velocidades combinadas de até 10,8 Gbps e um processador quad-core de 1,8 GHz. Adicione tudo isso ao design elegante e às opções de configuração altamente personalizáveis, e o Netgear Nighthawk RAXE500 se torna um dos melhores roteadores já lançados no mercado.

O Netgear Nighthawk RAXE500 não está à venda oficialmente no Brasil, mas pode ser encontrado no Mercado Livre por R$ 8.299.

Especificação de Wi-Fi:Wi-Fi 6e/Tri-band
Número de antenas/Removíveis: 8/Não
Portas:1 WAN/4 LAN gigabit por segundo, 2 USB 3.0
Taxa de transferência máxima:2.396 Gbps
Tamanho e peso:29,8 x 22,1 x 7,8 cm
1,45 kg

Netgear Nighthawk XR1000

O XR1000 vem equipado com a mais recente tecnologia Wi-Fi 6, projetada para ajudar a reduzir a latência e melhorar as velocidades de conexão. A Netgear afirma que o aparelho é capaz de reduzir o ping em até 93% e aumentar a velocidade em até 40%. O Nighthawk Pro XR1000 vem com uma antena dual-band, suporte para formação de feixe e geofencing para conectar a servidores mais próximos.

Com um painel completo de ferramentas de personalização, o roteador da Netgear permite ainda que você otimize o desempenho do roteador de várias maneiras, desde o monitoramento do uso da CPU até acompanhando estatísticas que identificam quais aplicativos e dispositivos estão usando mais dados, além do auxílio de ferramentas de conexão que permitem ajustar as conexões por taxas de ping e localização.

O Netgear Nighthawk XR1000 é vendido no Mercado Livre por R$ 3.999.

Especificação de Wi-Fi:Wi-Fi 6/dual-band
Número de antenas/Removíveis: 4/Sim
Portas:1 WAN/4 LAN gigabit por segundo, USB 3.0
Taxa de transferência máxima:860,7 Mbps
Tamanho e peso:29,5 x 20 x 6,4 cm
640g
Tp-link deco x20
O Deco X20 é equipado com as tecnologias OFDMA e MU-MIMO, que elevam a capacidade para mais de 150 dispositivos (Reprodução/Internet)

O sistema Wi-Fi Deco X20 Mesh da TP-Link é um dos primeiros roteadores Wi-Fi 6 de nível básico no mercado, atingindo velocidades de até 1.800 Mbps. O aparelho traz praticamente tudo que um roteador deve fazer: ele tem suporte a WPS, controle parental com filtro de tempo e conteúdo e lista de bloqueios para impedir o acesso de um dispositivo específico à rede. Ele ainda é compatível com a assistente da Amazon, a Alexa.

A TP-Link diz que todas as suas unidades Deco, incluindo outros modelos que usam o padrão anterior Wi-Fi 5, podem ser usadas juntas em uma única rede mesh. O Deco X20 é equipado ainda com as tecnologias OFDMA e MU-MIMO, que elevam a capacidade para mais de 150 dispositivos. Ainda incluído no X20 está o serviço HomeCare da TP-Link, que fornece um pacote de segurança com tecnologia Trend Micro e qualidade de serviço (QoS) para priorizar dispositivos específicos ou preferências de uso (como streaming ou jogos).

O kit com duas unidades pode ser encontrado custando a partir de R$ 1.634. Já o kit com três unidades sai por R$ 2.306 na Amazon.

Especificação de Wi-Fi:Wi-Fi 6/dual-band
Número de antenas/Removíveis: 4/Não
Portas:1 WAN Gigabit Ethernet, 1 LAN Gigabit Ethernet
Taxa de transferência máxima:574 Mbps (2,4 GHz)/1201 Mbps (5 GHz)
Tamanho e peso:10 x 10 x 10 cm

Para um roteador com tecnologia Wi-Fi 6, o TP-Link Archer AX6000 é uma das melhores escolhas para uma conectividade de qualidade. O roteador dual-band promete grandes velocidades e as oito antenas de alta performance oferecem uma das melhores coberturas sem fio de um sistema mesh. O Archer AX6000 também tem algo que a maioria dos outros roteadores não tem: uma variedade de portas e conexões com fio.

Uma porta WAN de 2,5 Gbps funcionará até mesmo com as conexões de internet mais rápidas, enquanto um total de oito portas Ethernet oferecem conectividade para um grande número de dispositivos com fio. Na lateral do roteador, você também encontrará conectores USB 3.0 Tipo A e Tipo C, oferecendo conectividade rápida para outros periféricos.

Na Amazon, o aparelho é vendido por R$ 1.747.

Especificação de Wi-Fi:Wi-Fi 6/dual-band
Número de antenas/Removíveis: 8/Não
Portas:1 porta WAN de 2,5 Gbps, 8 portas Gigabit LAN, 1 porta USB-A 3.0 + 1 porta USB-C 3.0
Taxa de transferência máxima:4804 Mbps (5 GHz)/1148 Mbps (2,4 GHz)
Tamanho e peso:26 x 26 x 6 cm

ASUS ROG Rapture GT-AX11000

O ASUS ROG Rapture GT-AX11000 se destaca como um dos melhores roteadores com suporte ao Wi-Fi 6 disponíveis atualmente no mercado. Oferecendo excelente desempenho e recursos dedicados para jogos, ele se torna uma excelente opção tanto para jogadores ou usuários comuns. Com oito antenas giratórias, o roteador oferece muita conectividade, com quatro portas Gigabit LAN, uma conexão Ethernet 2,5G e duas portas USB 3.0. A capacidade sem fio é ainda melhor, com um desempenho satisfatório em distâncias maiores, latência super baixa e 10,8 Gbps de taxa de transferência máxima.

O ASUS ROG Rapture GT-AX11000 pode ser encontrado nas Americanas custando R$ 11.463.

Especificação de Wi-Fi:802.11ax/Tri-Band
Número de antenas/Removíveis: 8/Sim
Portas:1 WAN, 4 LAN de 1 Gbps, 1 LAN de 2,5 Gbps, 2 USB 3.0
Taxa de transferência máxima:731,4 Mbps
Tamanho e peso:24 x 24 x 6 cm

ASUS Wireless-AX6000 RT-AX88U

O ASUS RT-AX88U é mais outra boa opção para quem necessita de um aparelho com recursos especiais para jogos. O modelo é capaz de oferecer uma altíssima taxa de transferência, com velocidades de até 1.148 Mbps na banda de 2,4 GHz e 4.804 Mbps na banda de 5 GHz. E o mais importante: funciona muito bem ao jogar em uma rede congestionada, cortesia de seu Adaptive QoS, que prioriza o tráfego de jogos. O aparelho da Asus conta ainda com oito portas LAN e um par de portas USB 3.1 para quem deseja plugar outros periféricos.

Nas Lojas Americanas, o roteador ASUS RT-AX88U é vendido por R$ 5.364.

Especificação de Wi-Fi:Wi-Fi 6/dual band
Número de antenas/Removíveis: 8/Sim
Portas:1x internet, 8x ethernet, 1 x USB 3.0
Taxa de transferência máxima: 1.148 Mbps (2,4 GHz) / 4.804 Mbps (5 GHz)
Tamanho e peso:30 x 19 x 6 cm

Xiaomi Mi Router AX1800

Xiaomi mi router ax1800
O Mi Router AX1800 traz velocidades de transmissão de até 574Mbps em 2,4GHz e até 1201Mbps em 5Ghz (Reprodução/Internet)

Para encerrar a nossa lista, o Mi Router AX1800 da Xiaomi promete uma cobertura robusta de 360 graus com transmissão em 2,4Ghz e 5 Ghz (dual band). O transmissor de sinal Wi-Fi também promete suporte a rede mesh para possibilitar distribuir a transmissão do sinal entre diversos aparelhos. O Mi Router AX1800 traz ainda uma velocidade de transmissão de até 574Mbps em 2,4GHz e até 1201Mbps em 5Ghz. Além disso, o aparelho conta com uma porta WAN gigabit e três portas LAN gigabit.

O Mi Router AX1800 pode ser encontrado na Amazon por R$ 630.

Especificação de Wi-Fi:Wi-Fi 6/dual band
Número de antenas/Removíveis: 4/Não
Portas:LAN ports 10/100/1000Mbps
+ 1 WAN port 10/100/1000Mbps
Taxa de transferência máxima:5GHz (1201Mbps) / 2.4Ghz (574Mbps)
Tamanho e peso:24,7 x 14,1 x 18,0 cm

Modelos para ficar de olho em 2022

Durante a Consumer Electronic Show (CES), realizado no início de janeiro em Las Vegas, alguns novos lançamentos foram revelados. Confira, a seguir, os principais deles. Eventualmente, datas de lançamento e preços podem não estar presentes pelo simples fato de ainda não terem sido divulgados.

Tp-link archer axe200 omni
Receptores de sinal do Archer AXE200 Omni se ajustam automaticamente em busca do melhor sinal (Reprodução/Internet)

A TP-Link aproveitou a sua participação na feira de tecnologia para anunciar o seu mais novo roteador da linha Archer que se destaca por incluir antenas mecânicas. O Archer AXE200 Omni consegue, de forma automática, ajustar os receptores de sinal para “melhorar a transmissão do sinal sem fios”. O Archer AXE200 Omni é, ainda, o “primeiro router WiFi 6E da TP-Link, com velocidades que podem chegar aos 11 Gbps, com capacidade para trabalhar na banda dos 6 GHz”.

Tp-link deco xe200
O Deco XE200 promete fornecer até 11 Gbps de taxa de transferência (Divulgação/TP Link)

Outro modelo revelado pela TP-Link durante a CES 2022 foi o Deco XE200, um sistema Wi-Fi 6 mesh e que promete fornecer até 11 Gbps de taxa de transferência em até 603 m² com uma base e um único satélite. Cada um tem uma porta Ethernet de 10 Gbps complementada por duas portas gigabit, embora não pareça haver nenhuma porta USB. Assim como os outros modelos da TP-Link já mencionados, o sistema vem com o serviço HomeShield e estará disponível ainda este ano por um preço ainda não divulgado.

Netgear Nighthawk RAXE300

Netgear nighthawk raxe300
A Netgear diz que o RAXE300 pode atender residências de até 230 m² usando seu sinal sem fio (Divulgação/Netgear)

O RAXE300 da Netgear se baseia no sucesso do Nighthawk RAXE500, lançado em abril de 2021. Este roteador mais recente incorpora a otimização Wi-Fi proprietária da Netgear e aproveita seis antenas escondidas nas “asas” do roteador. O resultado final é um roteador sem fio capaz de atender oito fluxos Wi-Fi simultaneamente nas bandas de 6 GHz, 5 GHz e 2,4 GHz.

Além de oferecer uma única porta Ethernet 2,5 Gigabit para conexão de algum outro dispositivo que possa aproveitar ao máximo a velocidade com fio disponível, o RAXE300 inclui cinco portas Gigabit Ethernet. No entanto, se você não gosta de fios, não se preocupe. A Netgear diz que o RAXE300 pode atender residências de até 230 m² usando seu sinal sem fio.

A Netgear pretende lançar o roteador Nighthawk RAXE300 no primeiro trimestre de 2022 com um preço de varejo de US$ 399,99.

Linksys Hydra Pro 6

Linksys hydra pro 6
O Hydra Pro 6 vem com controle dos pais, suporte ao padrão de criptografia WPA3 e pode ser gerenciado através de um app (Divulgação/Linksys)

O Linksys Hydra Pro 6 possui uma taxa de transferência máxima de 5,4 Gbps em três bandas através das suas duas antenas ajustáveis, conectando-se a até 30 dispositivos ao mesmo tempo em uma área de até 250 m². Na parte traseira estão quatro portas Gigabit Ethernet para dispositivos com fio e uma quinta para o modem, além de uma porta USB 3.0. Como outros novos modelos da Linksys, o Hydra Pro 6 vem com controle dos pais, suporte ao padrão de criptografia WPA3 e pode ser gerenciado por meio de um aplicativo de smartphone.

Tp-link archer axe300
Os melhores roteadores Wi-Fi 6 e Wi-Fi 6E para comprar em 2022

O Archer AXE300 é um roteador de jogos Wi-Fi 6E de última geração com oito antenas que fornecem mais de 15 Gbps (em teoria) em quatro bandas. Ele ainda possui sete portas Ethernet, duas das quais fornecem taxa de transferência de 10 Gbps, enquanto uma terceira oferece 2,5 Gbps. Há também uma porta SFP+ para trabalhar em conjunto com uma das portas Ethernet de 10 Gbps. Assim como o Archer AXE200 Omni, o Archer AXE300 pode ser integrado a uma rede mesh, vem com HomeShield e estará disponível ainda este ano por um preço ainda a ser anunciado.

Veja também:

REVIEW: Roteador ZT196 combina preço baixo com cobertura alta.

Fontes: Tom’s Guide, Tom’s Hardware.

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
17
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Relacionados