Memória cheia? Aprenda a se livrar deste problema no seu smartphone

GALAXY NOTE8 MICROSD - Memória cheia? Aprenda a se livrar deste problema no seu smartphone
Aproveite melhor o seu Galaxy sem se preocupar com o armazenamento disponível. A memória cheia do smartphone pode atrapalhar de diversas formas, entenda agora como evitar isso.

Poucas situações são tão incômodas quanto tentar tirar uma foto com o seu smartphone e receber um aviso de que não há espaço disponível, não é mesmo? Em muitos destes casos, a situação é tão grave que até mesmo o uso mais básico do aparelho é comprometido, obrigando o usuário a transferir os seus arquivos ou, na pior das hipóteses, excluí-los.

Mas você sabia que há diversas formas de ‘aliviar’ o armazenamento do seu smartphone? Hoje conheceremos diversos meios para economizar, ou até mesmo expandir, um espaço precioso na memória do seu celular com ajuda do serviço de assistência técnica inteligente e exclusivo Samsung Care. Além de um time preparado para responder suas perguntas, você também encontra tutoriais e dicas para aprender como aproveitar tudo que o seu Galaxy pode oferecer acessando o Samsung Care. Confira a seguir as nossas dicas.

GALAXY S8 SD TRAY 720x370 - Memória cheia? Aprenda a se livrar deste problema no seu smartphone

Utilize a memória expansível no smartphone

Uma das formas mais práticas de se expandir o armazenamento do seu smartphone é utilizando um cartão microSD, os chamados “cartões de memória”.

A partir das linhas 2016 e 2017 de smartphones Samsung, todos Galaxy J, A, S, Note e Tab possuem suporte aos cartões de até 256GB. No entanto, é preciso estar atento caso você possua um smartphone dual-SIM e utilize dois SIM cards. Isso porque, salvo em algumas exceções, a gaveta dedicada ao cartão microSD é compartilhada com o SIM 2, impedindo que você use a expansão de memória e um segundo SIM ao mesmo tempo.

Mas se este não é o seu caso e você já possui um cartão microSD, vale lembrar que utilizá-lo também ficou mais fácil no Galaxy. Com o cartão de memória já inserido no aparelho, acesse o aplicativo Meus Arquivos; pressione o ícone de três pontos no canto superior direito da tela; pressione ‘Obter mais espaço’; siga para a opção ‘Arquivos grandes’ e então selecione quaisquer fotos, vídeos e demais arquivos que estejam na memória interna.

Ao fim deste processo, selecione a opção ‘Fazer backup’ e escolha o cartão de memória como unidade de armazenamento. Assim, o smartphone perguntará em qual pasta você deseja guardar estes conteúdos e moverá todos em seguida.

Para mover aplicativos para o cartão de memória, basta seguir o vídeo e acessar as Configurações; localizar a seção ‘Aplicativos’; selecionar o aplicativo que você deseja mover e, nas configurações de armazenamento, selecionar o cartão SD como local de armazenamento.

Também vale lembrar que, para ainda mais comodidade, aplicativos como a câmera detectam automaticamente a presença de um cartão de memória, selecionando-o como o meio de armazenamento padrão logo em seguida.

Elimine dados desnecessários com um só toque

Localizada dentro das Configurações, a seção ‘Manutenção do aparelho’ conta com tudo o que é necessário para otimizar o seu Galaxy. Com um só toque, é possível corrigir quaisquer problemas relacionados à falta de memória RAM e armazenamento. Além disso, o recurso também dispõe de informações sobre o consumo de bateria e proteção contra vírus. É ou não é uma caixa de ferramentas completa?

Para utilizar a funcionalidade, basta seguir para as Configurações e selecionar a opção ‘Manutenção do aparelho’. A partir daí, o próprio smartphone irá indicar a necessidade de algum reparo e, caso as otimizações sejam necessárias, tudo o que você precisa fazer é tocar o botão ‘Corrigir’.

GALAXY S8 720x508 - Memória cheia? Aprenda a se livrar deste problema no seu smartphone

Após o fim do processo, seu aparelho estará totalmente otimizado; com mais armazenamento livre e o melhor de tudo: sem a necessidade de excluir os seus arquivos pessoais, como fotos, músicas e demais conteúdos.

Na hora de escolher um novo aparelho, fique atento

A memória interna é um aspecto crucial de qualquer smartphone e deve ser um fator de peso na hora de comprar um novo aparelho.

SAMSUNG STORAGE 720x509 - Memória cheia? Aprenda a se livrar deste problema no seu smartphone

Atualmente, as opções de armazenamento variam entre 8GB, nos modelos de entrada, e 128GB nos modelos premium, como o Galaxy S8+Galaxy Note 8 e o Galaxy S9+. Porém, devido a grande quantidade de opções entre estes dois extremos, com 16, 32 e até 64GB de espaço, muitos consumidores ficam em dúvida ao escolher o que levar para casa.

 

Justamente por isso, é importante realizar uma análise pessoal, verificando a quais necessidades o seu smartphone deve atender. Se o seu aparelho vai servir para consumo de mídia e fotografias, é importante que ele tenha espaço para muitos aplicativos e arquivos, como músicas, fotos, filmes, podcasts e jogos.

GALAXY J5 NEO E PRO 720x476 - Memória cheia? Aprenda a se livrar deste problema no seu smartphone

Nestes casos, seria essencial um armazenamento igual ou superior a 32GB. A boa notícia é que, na Samsung, essa especificação não é exclusiva dos topos de linha, podendo ser encontrada nos modelos J5J7 Prime e J7 Pro; A5, A7 e A9 2017; além do Galaxy S7 e S7 Edge.

 

Para aqueles que utilizam o smartphone a trabalho e não podem correr o risco de ficar sem espaço no aparelho, os modelos com 64GB ou mais são os recomendados, já que suportam arquivos maiores, em maior quantidade e, caso seja necessário, contam com o suporte a cartões microSD.

GALAXY NOTE8 720x480 - Memória cheia? Aprenda a se livrar deste problema no seu smartphone

A Samsung também oferece opções de 8 e 16GB para os modelos mais acessíveis, indicados para quem quer seu primeiro smartphone ou pretende realizar tarefas mais simples, como acessar a internet e redes sociais.

Embora estes modelos não sejam indicados para os fotógrafos de plantão, o suporte aos cartões microSD está presente em toda a linha Galaxy, garantindo que, até mesmo nos modelos de menor capacidade, suas fotos, vídeos e demais arquivos se mantenham a salvo.

Comentários do Facebook

Receba Notícias por E-mail:

Share via