Microsoft conecta+ oferece cursos gratuitos na área de ti

Microsoft Conecta+ oferece cursos gratuitos na área de TI

Avatar of victor pacheco
Iniciativa oferece capacitação gratuita para brasileiros e conta com três opções de cursos gratuitos, além de vagas com parceiros. Confira!

Como uma forma de oferecer oportunidades de cursos gratuitos para todos os brasileiros, o Microsoft Conecta+ foi anunciado neste sábado (26) por meio de uma live no canal brasileiro da empresa no YouTube.

Em resumo, esta é a iniciativa que permitirá que pessoas com idade a partir de 16 anos se inscrevam em cursos na área de Microsoft Azure, Business Aplication e Segurança digital. Confira todos os detalhes agora mesmo e como você pode se inscrever!

O que é o Microsoft Conecta+?

Este é o programa da Microsoft focado em oferecer capacitação para brasileiros a partir dos 16 anos na área de TI. No primeiro lançamento os brasileiros podem ter acesso a cursos de três áreas: Microsoft Azure, Business Aplication e Segurança. O acesso à plataforma é gratuito e não é necessário cumprir nenhum requisito além da idade mínima para ter acesso aos conteúdos. 

A empresa escolheu essas áreas justamente pelo crescimento de demanda que já acontecia antes da pandemia de COVID-19 e que ficou ainda maior com a modernização de empresas do Brasil e do mundo.

Microsoft conecta+ oferece cursos gratuitos na área de ti
Novidade oferece aprendizado desde os conceitos básicos. (Foto: Reprodução/Internet)

Esta é uma iniciativa que faz parte de uma meta global da Microsoft, mas está sendo colocada em prática apenas no Brasil (pelo menos por agora). O Showmetech teve a oportunidade de conversar com Vera Cabral, diretora da Indústria de Educação da Microsoft, que compartilhou que o maior foco é preencher a lacuna de conhecimento entre as pessoas e empresas da área de TI que precisam de funcionários.

A Microsoft tem como missão, empoderar cada pessoa e organização do planeta a alcançarem sempre mais. O Conecta+ é uma iniciativa que faz parte do programa Mais Brasil, que foi lançado em outubro de 2020. Nosso maior objetivo é que as pessoas façam os cursos de tecnologia, se certifiquem e consigam a vaga que está sendo oferecida por empresas do mercado.

Vera Cabral, diretora da Indústria de Educação da Microsoft.

A plataforma pode ser acessada a qualquer momento. Vera compartilhou que “o lançamento aconteceu hoje, mas a duração é contínua”. No total, serão oferecidos:

  • 300 horas de treinamento on demand;
  • 180 horas em treinamentos com professores dando aulas ao vivo em português (a capacidade é de atender 80 mil pessoas entre abril e junho deste ano).

Todos os conteúdos das trilhas dos cursos gratuitos do Microsoft Conecta+ podem ser acessados por quem nunca teve contato com a área de TI, já que os fundamentos mais básicos fazem parte da trilha dos cursos de tecnologia oferecidos. O mais importante: as aulas são completamente em português, sem a exigência de conhecimento em inglês. 

Como aproveitar os cursos gratuitos?

Se ficou interessado (a) basta acessar o portal da Microsoft e criar sua conta. Em seguida, é só escolher um dos cursos (Microsoft Azure, Business Aplication ou Segurança digital) e começar as trilhas. A Microsoft oferece certificado de conclusão (100%) para todas as pessoas que chegarem ao final do curso.

Microsoft conecta+ oferece cursos gratuitos na área de ti
Cursos podem ser acessados por todas as pessoas com mais de 16 anos de idade (Foto: Reprodução/Internet)

Também existe a possibilidade de conseguir um certificado Microsoft, que é extremamente valorizado na área de TI, mas será necessário realizar um pagamento para ter este documento. Vera Cabral compartilhou que preço da emissão deste documento começa a partir de R$ 50,00, mas a empresa também oferece cupons de descontos para instituições que fazem parte dos programas de capacitação.

A emissão dos certificados Microsoft é paga e o valor em questão não vem para a Microsoft, mas sim para o órgão certificador. Oferecemos muitos vouchers de descontos para instituições de educação entregarem aos melhores alunos, que permite que mesmo que quem não esteja trabalhando consiga este certificado.

Vera Cabral, diretora da Indústria de Educação da Microsoft.

Acesse o site do Microsoft Conecta+ agora mesmo:

Acesso às vagas do Modern Talent Hub

Além da oportunidade para que os brasileiros tenham acesso aos cursos de tecnologia de forma gratuita, a Microsoft permitirá o cadastro em sua plataforma de empregos que conta com diversas empresas parceiras que também procuram por pessoas com formação dentro da área de TI. 

Microsoft conecta+ oferece cursos gratuitos na área de ti
Plataforma de empregos da Microsoft conta com vagas de diversos parceiros (Foto: Reprodução/Internet)

Todas as pessoas que fizerem os cursos poderão abrir um cadastro e ter acesso às vagas de parceiros da Microsoft, assim como podem se candidatar a cargos dentro da própria Microsoft. As atualizações de vagas são constantes e é esperado que o lançamento do Conecta+, mais parceiros coloquem suas vagas no Modern Talent Hub

À medida que os meses forem passando o programa começar a crescer, esperamos que outras empresas nos procurem para colocar suas vagas disponíveis dentro de nossa plataforma.

Vera Cabral, diretora da Indústria de Educação da Microsoft

Vera também compartilhou que para ter um cadastro dentro da plataforma de vagas, o candidato não precisa necessariamente ter concluído um dos cursos de tecnologia do Microsoft Conecta+, já que a empresa possui outros diversos projetos em estados brasileiros que oferecem certificação. Um exemplo é o Escola do Trabalhador 4.0, que foi lançado na última semana, em parceria com o Ministério da Economia brasileiro. 

Durante outubro de 2021, o Minha Chance, que é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo (SDE) e Centro Paula Souza (CPS), ofereceu mais de 4.500 vagas para o setor de tecnologia. Desde o lançamento do Mais Brasil, 111 mil brasileiros tiveram acesso os cursos profissionalizantes. Confira o Modern Talent Hub agora mesmo:

Área de TI está em alta

Não há como negar que a pandemia de COVID-19 provocou uma grande mudança no dia a dia de muitas empresas e ainda não investia em alguma solução de tecnologia, todas as empresas, independente de seu porte, passaram a fazer isso de forma ativa.

Vera Cabral compartilhou que definitivamente, toda empresa hoje em dia faz parte do ramo de tecnologia devido às mais diversas soluções: desde o atendimento digital até o uso de servidores. E a demanda de pessoas cresceu da mesma forma.

Hoje, temos uma demanda que já não é atendida. Há uma estimativa de um déficit de 100 mil profissionais por ano quando comparamos o tamanho da demanda com o tamanho da criação de vagas e da necessidade que temos por estas vagas. O Microsoft Conecta+ é continuação do trabalho que já estamos fazendo, permitindo que mais pessoas tenham acesso ao conhecimento e também às vagas de empresas que estão contratando.

Vera Cabral, diretora da Indústria de Educação da Microsoft

O que você achou da nova solução da Microsoft que oferece cursos de tecnologia gratuitos para os brasileiros? Diga pra gente nos comentários!

Veja também

Confira também outros conteúdos relacionados no Showmetech. Veja as soluções 5G para redes privadas e militares apresentadas pela Microsoft em fevereiro deste ano

Fonte: Microsoft

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
3
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Relacionados