Microsoft Office: como usar o Word, Excel e PowerPoint de graça

Office
O Microsoft Office disponibiliza uma versão online gratuita para quem não quer ou não pode pagar pela versão mais completa para desktop; saiba como usar

Todos conhecem ou já utilizaram as ferramentas de criação e edição de documentos diponíveis no Microsoft Office, como Word, Excel ou PowerPoint. Porém, como o pacote de programas da Microsoft pra PC ainda é pago, muitos desconhecem que existe uma opção online sem custo nenhum.

Você quer usar o Microsoft Office sem pagar por isso? Neste artigo iremos te ensinar a como utilizar a edição gratuita atualizada do Microsoft Office Online.

Microsoft Office Online grátis

O Microsoft Office Online é uma versão online do popular pacote de software da Microsoft. Em vez de instalar o Word, o Excel e o PowerPoint no seu computador, você aproveita as variedades baseadas na nuvem dos diferentes programas. Tudo que você precisa é de um navegador da web.

Em vez de ficar em seu computador, os arquivos são salvos no Microsoft OneDrive, o serviço de armazenamento baseado em nuvem da empresa. A única desvantagem é que o Office Online não é tão cheio de recursos quanto a edição de desktop.

Microsoft Office
Tenha todos os programas do Office de graça usando-o online

Você encontrará todos os comandos básicos de edição, mas não muito mais do que isso. Se isso satisfaz as suas necessidades, no entanto, é uma opção que vale a pena tentar.

O Office Online inclui quatro programas principais – Word, Excel, PowerPoint e OneNote. Você também pode utilizar os serviços em outros aplicativos, incluindo e-mail, pessoas e calendário. Outro aplicativo chamado Sway permite criar relatórios e apresentações interativos.

Microsoft Office: usando o serviço online grátis
Office grátis possui menos recursos que versão desktop

A seguir, vamos percorrer as etapas para acessar e usar o Office Online para criar, editar e compartilhar seus documentos.

Como utilizar o Microsoft Office Online

Primeiro, você precisará de uma conta da Microsoft (contas Hotmail ou Outlook servem também) . Se você ainda não tiver uma, configure-o no site da Conta da Microsoft.

Microsoft Office

Uma das vantagens de criar uma conta da Microsoft de forma gratuita é que além do serviço de e-mail (Outlook), você ainda terá um espaço de 15 GB na sua nuvem do OneDrive.

Esse serviço funciona de forma semelhante a outras plataformas como Google Drive ou Dropbox, em que você pode salvar, baixar ou compartilhar arquivos em sua pasta pessoal. Se você quiser mais espaço, a Microsoft também oferece planos pagos diferenciados com até 1 TB de espaço.

Microsoft Office

Após criar sua conta, navegue até o site do Office Online. Clique no ícone do aplicativo que você deseja usar, como o Word ou o Excel, por exemplo.

A página seguinte pergunta se você deseja fazer login com uma conta da Microsoft, do trabalho ou da escola. Supondo que você não tenha uma conta de trabalho ou escola, escolha a opção para entrar com uma conta da Microsoft e digite o nome de usuário e a senha da sua conta.

Você é levado a uma página onde pode selecionar um modelo para criar seu documento ou arquivo. Por exemplo, o Microsoft Word oferece modelos para currículos, cartas de apresentação, panfletos e calendários.

Microsoft Office

Caso  você não precise de um modelo especial, basta clicar em um para Novo documento em branco.

O Word Online é aberto para você começar a criar seu documento. No Word, você encontrará todas as opções básicas de edição através da barra de ferramentas.

Por exemplo, você pode definir a fonte, o tamanho do ponto e outros atributos do texto, além de aplicar determinados estilos. Você pode inserir tabelas, imagens, números de página e cabeçalhos e rodapés.

Microsoft Office

Você também pode ajustar o tamanho, as margens e a orientação da página, ampliar e reduzir seu documento, além de executar uma verificação ortográfica de palavras ou do texto completo.

Seu documento é salvo automaticamente enquanto você trabalha, portanto, não é necessário salvá-lo manualmente. Clique no menu Arquivo, e você também pode salvá-lo com um nome de arquivo diferente e baixá-lo para o seu PC, seja como um documento do Word ou um PDF.

No menu Arquivo, você também pode imprimir seu documento e compartilhá-lo com outras pessoas enviando um link para ele. Para abrir um arquivo que você já criou, clique no comando Abrir e escolha entre documentos recentes, ou clique no link “Mais no OneDrive” para acessar todos os seus arquivos online.

As versões online do Excel, PowerPoint e OneNote funcionam de maneira semelhante ao Word, pois oferecem todos os comandos e recursos básicos. Para acessar outro programa na serviço online, clique no botão “Lista de serviços da Microsoft” no canto superior esquerdo (é o botão que contém nove pequenos quadrados) e selecione o aplicativo que você deseja abrir.

Microsoft Office

Usuários das versões desktops dos programas disponíveis no Microsoft Office vão se familiarizar rapidamente com as versões online dos serviços. Mesmo com funções limitadas, o Office Online promete atender as necessidades básicas de qualquer usuário que deseje criar ou editar documentos de forma rápida e sem complicações em qualquer dispositivo.

Certamente uma das maiores vantagens de utilizar o Microsoft Office Online é que, como os programas e seus arquivos estão todos online, você pode acessá-los em qualquer computador com Windows, sem a necessidade baixar ou instalar programas adicionais.

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba notícias por e-mail

Receba notícias no seu e-mail
Holler Box