Conecte-se conosco
Android China

Android

Android é o sistema mais popular do mundo e aparelhos chineses disparam

Pesquisa realizada pela Gartner ainda mostrou que as fabricantes chinesas não param de crescer, ameaçando Apple e Samsung

Dados Gartner - OS

O Android continua implacável nas vendas mundiais, ao menos é isso o que afirma a pesquisa mais recente da Gartner: durante o primeiro trimestre de 2017, o robozinho cresceu 2 pontos percentuais e atingiu 86.1% de todas as vendas de smartphones.

No iOS, o crescimento registrado até agora é de 1.1%, o que deixa o sistema com 14.8% de todas as vendas mundiais. Vale lembrar que, na pesquisa da Gartner, estes números são comparados com o mesmo período do ano passado – o intervalo utilizado é de 1º de janeiro a 30 de abril, tanto em 2016 quanto em 2017.

Samsung perdeu vendas

Dados Gartner - Fabricantes

Segundo o relatório publicado com a pesquisa, as fabricantes chinesas protagonizaram as vendas do Android neste ano. Embora não tenham vendido ou lucrado mais que a Samsung, o crescimento percentual dessas companhias foi superior aos ganhos da coreana: juntas, Huawei, Oppo e Vivo somam 24% das vendas de todo o Android. A popularidade do trio pode parecer estranha no Brasil, entretanto, no enorme mercado da China elas são um sucesso.

No que diz respeito a Samsung por si mesma: a falta do Note 7 no varejo, somada a uma baixa competitividade no segmento de entrada, fizeram com que a empresa perdesse 3.1% das vendas. Até agora, a empresa já vendeu 78 milhões de smartphones e conta com 20.7% do mercado – mas em 2016, no mesmo período, esse valor era de 23.8%.

Vendas 2017 - iPhone

A dupla não agradou tanto aos compradores deste ano

A Apple, por sua vez, também não tem o que comemorar. A venda de smartphones cresceu no mundo todo, e a maçã não acompanhou essa subida: a sua participação no mercado caiu, e mesmo com algum aumento nas vendas do iPhone, a companhia tem sofrido com o avanço das chinesas; estima-se que, só nos últimos quatro meses, a Huawei tenha vendido 34 milhões de aparelhos. Escalando quase 1% das vendas globais.

Vendas de smartphones

Android 2 bilhões

Durante o I/O 2017, a Google revelou que o Android tem 2 bilhões de smartphones ativos

É claro que todas essas flutuações, em ambas as gigantes, são causa e consequência de vários outros fatores. Em 2017, até agora, o mundo comprou 380 milhões de smartphones, o que representa uma alta de 9.1% em relação a 2016. Pelo que foi constatado pela Gartner, as pessoas estão gastando mais ao comprar novos aparelhos. Porém, elas também estão buscando mais custo-benefício, algo que o chineses oferecem como ninguém.

Sendo assim, ver os chineses ameaçando as fabricantes tradicionais é sim uma vitória da concorrência. Contudo, vale lembrar que os topos de linha da Samsung acabaram de ser lançados, enquanto o grande lançamento da Apple, o iPhone 8, só deve dar as caras lá por setembro.

Android

Ou seja, até finalmente termos os números definitivos para este ano, muita água passará por baixo dessa ponte.

Mas eai, quais são os seus palpites para 2017? Será que o iPhone 8 vai melhorar as coisas pra Apple? Não se esqueça de comentar aqui embaixo e expor a sua opinião!

Continue lendo
Advertisement

19 anos, brasiliense, acadêmico de Direito e apaixonado por tecnologia, informação e entretenimento.

Comentários
Subir