Tudo o que rolou no mvfw, primeiro fashion week do metaverso

Tudo o que rolou no MVFW, primeiro Fashion Week do Metaverso

Avatar of lucas gomes
O grande evento da moda veio do mundo real para o virtual, trazendo marcas consagradas como Dolce & Gabanna, Forever 21, Hugo Boss e muitas outras

Tudo que cerca o metaverso está cada mais em evidência no mercado, incluindo o mundo da moda. O NFT é um bom exemplo, permitindo que pessoas comprem peças de vestuário e acessórios exclusivos para vestirem seus avatares no ambiente virtual. Seguindo a tendência, vamos falar sobre o MVFW (Metaverse Fashion Week), o Fashion Week do Metaverso, evento de moda que começou hoje e, durante uma semana, abordará os lançamentos que misturam a realidade com o virtual. Confira!

Como funciona o MVFW

A responsável pelo evento é a Decentraland, uma plataforma focada no metaverso. Através do site da plataforma você pode entrar no evento público e conferir toda a programação. Desde apresentações a estandes diversos, o local onde o MVFW se passa está repleto de curiosidades para descobrir. A princípio você entra no site e cria um avatar para poder usá-lo como veículo na exploração do evento.

Tudo o que rolou no mvfw, primeiro fashion week do metaverso. Reprodução: decentraland
Decentraland traz o MVFW, primeiro Fashion Week do Metaverso. Reprodução: Decentraland

Você pode montar o seu avatar com a sua cara — ou da maneira que preferir — escolhendo cabelo, tom de pele, formato dos olhos e até mesmo acrescentar acessórios como faixas que ficam na cabeça, brincos, óculos e muitos outros. Assim que você termina de criar o seu avatar — que também pode ser feito de forma aleatória — você entra no Metaverse Fashion Week e lá é possível andar pelas ruas e entrar em prédios ou estandes de acordo com o seu interesse, isso tudo em terceira ou primeira pessoa, oferecendo uma experiência ainda mais imersiva.

O que será exibido no Fashion Week do Metaverso

Durante os sete dias acontecerão diversas programações. Ao clicar em Tab, abrirá uma tela com as programações que estão em destaques, logo ao lado haverá duas opções: “Places” para você conhecer os pontos principais do evento e “Events” que você pode se informar sobre toda a programação que ocorrerá nos dias seguintes.

Tudo o que rolou no mvfw, primeiro fashion week do metaverso. Reprodução: decentraland
Tudo o que rolou no MVFW, primeiro Fashion Week do Metaverso. Reprodução: Decentraland

As programações são diferentes umas das outras, algumas sendo desfile de peças — que é o foco do evento — mas outras podem variar entre exibição de novos NFTs diversos ou até mesmo shows de artistas bem conhecidos, mas até então nenhum nome ainda foi confirmado como presença no evento.

Marcas participantes

Tudo o que rolou no mvfw, primeiro fashion week do metaverso. Reprodução: decentraland
A marca Forever 21 também pode ser vista durante o evento. Reprodução: Decentraland

É possível encontrar quase todas as marcas que são conhecidas mundialmente durante o Fashion Week do Metaverso, entre elas temos Dolce & Gabanna, Hugo Boss, Tommy Hilfiger, Cavalli, Dundas, Paco Rabanne, além de marcas focadas em oferecer peças virtuais, como a DressX e a Auroboros.

As marcas medirão o sucesso pela qualidade da execução e nem tanto pela quantidade de vendas ou participantes.

Shashi Menon, fundador do mercado NFT Unxd

Expectativas

A intenção da semana de moda do Metaverso é trazer os grandes eventos de moda para o mundo virtual. O mundo da moda já está no virtual há muitos anos com a comercialização de roupas e outros acessórios em jogos, por exemplo, e o Metaverse Fashion Week pode ser considerado um grande passo para não só maior reconhecimento sobre o trabalho da moda virtual, mas também para mostrar que os grandes eventos que apresentam as tendências da moda também podem acontecer no mundo virtual, como uma extensão do evento no mundo real.

Tudo o que rolou no mvfw, primeiro fashion week do metaverso. Reprodução: decentraland
Tudo o que rolou no MVFW, primeiro Fashion Week do Metaverso. Reprodução: Decentraland

Embora o apetite pela experimentação digital tenha acelerado nos últimos dois anos, há alguma preocupação entre as marcas de luxo de que a tecnologia possa ter um aspecto ‘desumanizante’

Shashi Menon, fundador do mercado NFT Unxd sobre possível impasse do movimento

Há um receio a respeito das pessoas pouco habituadas com o conceito de moda virtual, pois tendem a achar que tudo está se resumindo ao que brincamos, jogamos ou até mesmo vivemos digitalmente. Mas o Metaverse Fashion Week veio justamente para desmistificar esse tipo de argumento, uma vez que o evento traz marcas que trabalham com moda presencial e real, mas que estão, também, explorando o mundo virtual, que podem conviver mutuamente com muito êxito.

Tudo o que rolou no mvfw, primeiro fashion week do metaverso. Reprodução: decentraland
Tudo o que rolou no MVFW, primeiro Fashion Week do Metaverso. Reprodução: Decentraland

Remover parte dessa magia [física] pode criar um medo de que eles estejam perdendo o que os torna especiais no mundo real, então estamos mostrando que é possível reter e estender isso, em vez de substituí-lo

Shashi Menon, fundador do mercado NFT Unxd sobre pessoas que podem confundir a proposta de roupas virtuais

Logo abaixo você confere um desfile da Dolce & Gabanna que aconteceu hoje, 24 de março:

E você, o que achou do evento? Dá uma passadinha lá no site da Decentraland e conta pra gente nos comentários o que você achou!

Veja também:

Horizon Workrooms é um espaço do metaverso onde é possível realizar reuniões de todos os tipos, mas sua proposta é voltada para as reuniões corporativas. Aprenda como criar uma reunião no metaverso com o Horizon Workrooms.

Fonte: Dezeen.

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
2
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Relacionados