Como criar uma reunião no metaverso usando o horizon workrooms

Como criar uma reunião no metaverso usando o Horizon Workrooms

Avatar of ricardo buçard
Veja como criar a sua própria reunião no metaverso no Horizon Workrooms, plataforma online para reuniões em realidade virtual do Facebook

Com o metaverso cada vez mais em alta, o Meta é uma das empresas que mais tem investido nesta nova forma de criação na internet, tendo lançado em meados de 2021 a versão beta do Horizon Workrooms, a plataforma de metaverso para reuniões de trabalho online. Mas como fazer para criar uma reunião no metaverso e conduzir uma reunião em realidade virtual? A gente te conta neste tutorial!

Critérios do Horizon Workrooms

O primeiro passo para criar uma reunião na plataforma de metaverso do Facebook é ter uma conta no Workrooms para a equipe. Para fazer isso, é necessário ter um headset Oculus Quest 2, recentemente renomeado pela Meta como Meta Quest, também usado para acessar a reunião em realidade virtual. O estes óculos são vendidos nos Estados Unidos por US$ 299 e você pode encontrar eles na loja do Showmetech por R$ 3.199,99. Caso algum membro da equipe não tenha o headset, é possível acessar a sala através da versão para desktop web do aplicativo, porém sem toda interatividade da realidade aumentada.

A imagem mostra o meta quest sendo usado para jogar em realidade virtual
Antes conhecido como Oculus Quest 2, o Meta Quest também é ótimo para jogar em realidade Virtual (Foto: Reprodução)

Como o Meta Quest é necessário para criar uma sala ou para acessá-la em modo de RV (sigla para realidade virtual), é preciso também ter uma conta no Facebook, um requisito para o uso do headset.

Se você deseja utilizar o seu computador em RV, também é necessário instalar o Oculus Remote Destktop, disponível para macOS e Windows. Usando esse programa, você pode visualizar a tela do seu computador em RV. O recurso permite alternar entre telas diferentes, já que não é possível visualizar dois ou mais monitores simultaneamente.

Veja nosso review do Meta Quest!

Como criar uma reunião no Horizon Workrooms

Caso você não tenha uma conta, o primeiro passo é criar uma na plataforma, cadastrando o seu e-mail para receber um código de confirmação.

Após inserir o código no campo indicado, você será redirecionado para uma página em que é possível criar sua própria sala ou entrar em um link já existente. O site ainda não oferece o português como opção de idioma, mas pode ser escolhido o espanhol para aqueles que têm dificuldade com inglês.

A imagem mostra a tela de criação de uma sala no horizon workrooms
Logo após a confirmação de sua conta no Horizon Workrooms, o aplicativo já indica a criação de uma sala

Ao clicar no botão Create a New Workrooms Team (Criar uma nova equipe Workrooms, em tradução livre), o usuário é levado a uma página como a da imagem abaixo para dar nome à equipe, onde também deve ser inserido o nome completo do usuário e a senha da sala. Por fim, há uma caixa de seleção para dizer se concorda ou não em receber e-mails com informações, eventos e promoções do Horizon Workrooms.

A imagem mostra a tela de criação de uma equipe no horizon workrooms
Tela de criação de equipe no Horizon Workrooms

Ao enviar as informações, uma mensagem de boas-vindas aparecerá na tela, além de respostas a algumas perguntas frequentes sobre o serviço, informações sobre o estado de funcionamento dos sensores do Quest 2 e sobre a idade mínima de 18 anos para o uso do aplicativo.

Clique no botão Continue e a página do seu Workroom será carregada como na imagem abaixo. Após esse processo, você poderá entrar no metaverso.

A imagem mostra a tela de uma workroom, plataforma de reunião no metaverso
Esta é a tela de uma Workroom, sua porta de entrada para entrar no metaverso e realizar reuniões interativas com seus colegas de trabalho

A partir desse momento, você pode criar ações que a equipe precisa realizar, compartilhar anotações, arquivos e links, conversar por texto no chat ou até mesmo entrar em uma reunião instantânea ao clicar em Join Workroom (Entrar na Workroom, em tradução livre) e chamar convidados através do botão de link ao lado ou através do botão Add People (Adicionar Pessoas, em tradução livre).

A opção de aceitar convidados também pode ser desativada, sendo possível entrar em uma Workroom somente aqueles que forem membros da equipe. Outra possibilidade de reunião disponível é poder agendar uma reunião para um horário e dia específico através do botão New Meeting (Nova reunião, em tradução livre) e convidar pessoas específicas para essa reunião usando o botão Add People.

Somente 16 pessoas podem estar em RV em uma reunião no Horizon Workrooms, sendo 50 o máximo de pessoas em uma chamada ao todo – contando aqueles que ingressaram sem RV e apenas em vídeo chamada simples.

Do ambiente real para o metaverso

Caso você queira a experiência de Realidade Virtual mais completa possível com a sua reunião no Horizon Workrooms e entrar no metaverso, é necessário cumprir alguns requisitos antes.

Como a plataforma permite que os avatares, as representações customizáveis dos membros da equipe em RV, apontem para coisas na sala de reunião virtual, é necessário um espaço para cada tipo de uso, além do uso obrigatório do headset Meta Quest para esse tipo de participação nas reuniões.

Caso seja desejado utilizar sua mesa de trabalho em RV, com seu computador e teclado compatível, o espaço recomendado é de pelo menos 1,2m x 1,2m. Para usar o quadro branco virtual para apresentar algo, é necessário um espaço de 2m x 1,5m.

A imagem mostra o logitech k830 e magic keyboard da apple, dois dos teclados suportados pelo horizon workrooms
Logitech K830 e Magic Keyboard da Apple são dois dos teclados suportados pelo Horizon Workrooms para seu ambiente virtual no metaverso

Veja também:

A plataforma Horizon Workrooms chegou recentemente a uma boa marca de 300 mil usuários e também contará com reuniões com tradução universal no metaverso em breve. Outra matéria que vale a pena conferir são os 8 jogos do metaverso para você conhecer.

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
2
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Relacionados