Netflix testa “top 10” de seus filmes e séries mais populares

Logo Netflix
O ranking pretende testar a funcionalidade para definir os melhores filmes e séries da Netflix com base no histórico de exibições

A Netflix está testando um novo recurso para a sua plataforma de streaming: a divulgação de um “top 10” de suas séries, filmes e programas mais populares, com base no histórico de exibições dos usuários. A lista será atualizada semanalmente e, por enquanto, está em teste para os assinantes que residem no Reino Unido.

Netflix testa "top 10" de seus filmes e séries mais populares 8
De acordo com levantamento, Netflix tem 2,4% do mercado de streaming no mundo.

No entender dos executivos da empresa, o fenômeno da migração de audiências da TV linear para o streaming está apenas no começo. Para oferecer mais um diferencial, a Netflix revelou que em breve começará a testar o novo recurso de streaming para liberar uma lista que será feita com base na popularidade dos produtos audiovisuais desenvolvidos com as categorias inicialmente divididas em: melhor série nos EUA; melhor série no Reino Unido e série da Netflix na Austrália.

Netflix testa "top 10" de seus filmes e séries mais populares 9
Serviço pode ser implantado no segundo trimestre de 2019.

“Mais tarde, no segundo trimestre, estaremos concorrendo para testar nossa experiência no Reino Unido, lançando semanalmente as 10 melhores listas doe conteúdo mais popular em nosso serviço em várias categorias de programação”.

Reed Hasting, CEO da Netflix

O CEO também comentou sobre como o recurso vai auxiliar os usuários a escolherem o conteúdo a partir da ferramenta.

“Para aqueles que querem assistir o que os outros estão assistindo, isso pode tornar a escolha de títulos ainda mais fácil”.

Reed Hasting, CEO da Netflix

Como o teste da Netflix será implantado na plataforma

Vale lembra que não há garantia de que a lista dos 10 melhores permanecerá. A Netflix está apenas testando o recurso, com Hastings afirmando que “depois de alguns meses, vão decidir se finalizam ou implantam a funcionalidade.”

Top 10 será lançado pela netflix
A empresa já oferece um serviço para escolher o conteúdo, porém de forma personalizada.

A Netflix já apresenta a lista dos principais programas de tendências em sua tela inicial. No entanto, neste caso, os programas e filmes listados são todos selecionados de forma personalizada para cada usuário com base no histórico de exibições.

Será interessante ver como a lista geral pode variar e como a conversa online em torno do recurso pode ou não contribuir apara implantação da nova ferramenta. A empresa também tem planos de lançar um plano mais barato para quem utiliza o serviço apenas no celular.

Mercado de streaming x TV tradicional

Desde que se popularizou, a Netflix sempre manteve seus números de audiência altos, e provavelmente continue a ter a maior fatia do mercado de streaming de vídeo sob demanda. A empresa está na frente das concorrentes como Amazon Prime, HBO Go, a Apple e a Disney que também investem nesse mercado.

Para a companhia, há espaço de sobra para todos os concorrentes – ao menos por enquanto. Em um levantamento realizado pela consultoria Sandvine, o Youtube é responsável por 37% do tráfego móvel no mundo, enquanto a Netflix tem apenas 2,4% .

Vale lembrar também que nos EUA as horas gastas pelas pessoas assistindo a streaming equivalem a apenas 10% do total de horas gastas diante da TV tradicional paga ou aberta. Segundo a empresa, “Somos menores ainda em outros países e temos neles mais oportunidade de crescimento, assim como em outros dispositivos, como o celular”.

“Não achamos que os novos entrantes vão afetar nosso crescimento porque a transição do consumo linear para o entretenimento sob demanda é algo gigantesco e por causa das diferenças nas ofertas de conteúdo. Acreditamos que todos vamos crescer, conforme cada um invista mais e mais em conteúdo e melhore seus serviços e conforme o consumidor continue a deixar de ver a TV linear

Netflix, em comunicado à imprensa

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba notícias por e-mail

Receba notícias no seu e-mail
Holler Box