Noah Cyrus lança clipe feito inteiramente no jogo Dreams

dream july noah cyrus
Música July foi a escolhida para ganhar um novo videoclipe feito no jogo Dreams, em projeto que faz parte da iniciativa One Sony
Anúncio
Noah Cyrus lança clipe feito inteiramente no jogo Dreams

Na última terça-feira (28), a cantora pop Noah Cyrus (irmã mais nova de Miley Cyrus) lançou um novo clipe para July – um de seus maiores sucessos – mas com uma diferença bem especial: o clipe todo foi desenvolvido dentro do jogo Dreams, para PlayStation 4.

Caso você nunca tenha ouvido falar sobre, Dreams é um título desenvolvido pela Media Molecule para o PlayStation 4 que serve não apenas como um jogo em si, mas como um sistema de criação de jogos onde os usuários podem criar os seus próprios games e testá-los. Em nosso review sobre o game, achamos que ele é uma experiência única e que você não irá encontrar nada parecido em qualquer outro console.

A parceria entre Noah e a Media Molecule faz parte da iniciativa One Sony, que tem como objetivo juntar artistas e criadores das diferentes divisões da empresa no intuito de criar obras de arte únicas que não existiriam sem esse tipo de colaboração. No caso, Noah Cyrus é uma cantora que possui contrato com a Sony Music, enquanto a Media Molecule é uma subsidiária da Sony Interactive Entertainment Worldwide Studio.

Como July ganhou vida em Dreams

dreams noah cyrus july
O resultado final do videoclipe não deixa nada a desejar para qualquer outro vídeo de animação desenvolvido em um computador profissional (Imagem: Sony)

De acordo com Kareem Ettouney, diretor de arte de Dreams e um dos fundadores da Media Molecule, July foi escolhida como a música para essa parceria não apenas por ser uma balada folk que todos da empresa gostavam de escutar, mas por ser uma música sobre conflitos internos que a equipe achou que seria bem interessante de explorar de forma visual com as ferramentas do jogo.

Originalmente, o projeto deveria ser uma mistura de gravações de Noah cantando com imagens geradas dentro de Dreams, mas a pandemia do novo coronavírus obrigou a empresa a repensar todo o projeto, que acabou se tornando uma criação feita totalmente dentro do jogo e de forma colaborativa remota, com todos os artistas e designers trabalhando de suas próprias casas.

Por ter sido todo desenvolvido dentro de Dreams, isso quer dizer que nenhum dos designers teve acesso às ferramentas que costumam usar para criar arte — como o mouse do computador ou uma mesa digitalizadora. Todo o conteúdo artístico do vídeo foi desenvolvido usando apenas controles do PlayStation 4 (tanto o tradicional Dualshock 4 quanto o PlayStation Move, que é o controle do PS4 baseado em gestos).

dreams noah cyrus july
Esculpir o rosto de Noah dentro do jogo foi um dos maiores desafios da equipe (Imagem: Sony)

Como a equipe não poderia mais contar com Noah Cyrus dando um pulinho no estúdio para gravar a participação dela no clipe, a equipe decidiu substituir a presença visual da artista por algumas estátuas que funcionariam como a representação dela no clipe. Por isso, a equipe da Media Molecule se inspirou em diversas fotos da cantora para desenvolver estátuas que fossem o mais parecidas possível com as feições da artista, conseguindo um resultado impressionante para algo que foi feito apenas com controles do PS4.

O resultado final de todo esse projeto você pode ver no vídeo abaixo, que mostra claramente o poder de Dreams para desenvolver qualquer tipo de projeto em 3D usando um console de videogame (algo que é muito mais barato do que um computador capaz de rodar programas capazes de renderizar imagens em 3D em tempo real), e pode ajudar a democratizar o ensino de modelagem em 3D para o desenvolvimento de jogos.

E, se você tem mais interesse em saber como foi todo o processo de se desenvolver esse clipe de forma colaborativa remota e sem a presença física da cantora, a Sony também publicou um vídeo de making of que entra em mais detalhes sobre todo o processo para a criação do clipe:

E caso você tenha se apaixonado por este tipo de criação e tenha interesse em conhecer mais projetos que foram desenvolvidos dentro do jogo, você pode dar uma olhada em nossa lista das 10 criações mais incríveis já feitas em Dreams.

Fonte: PlayStation Blog

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine nossa Newsletter