O que esperar das novas tecnologias nos softwares dos jogos?

O que esperar das novas tecnologias nos softwares dos jogos?

Avatar of lucas gomes
Nos deparamos com diversas tecnologias novas nos últimos tempos, como os NFTs e o metaverso. Mas o que mais há para vir após este período?

O crescimento das indústrias do gaming e iGaming têm acontecido a um ritmo muito acelerado. Atualmente, ambas apresentam dimensões gigantes, ameaçando até esportes tradicionais e outras formas de entretenimento. Mas será que o futuro vai permanecer com essa tendência? O que se poderá esperar do futuro dos jogos online, bem como do jeito de nos divertirmos com esses títulos, que contam com uma dimensão cada vez maior? E quanto aos softwares dos jogos?

Através do estudo de vários especialistas e ainda do desenvolvimento de softwares capazes de proteger e garantir a transparência, como no Softwarelab.org, é possível determinar alguns dos pontos mais prováveis que vão marcar o futuro do gaming. Através dessas conclusões, será também possível determinar como nossa forma de jogarmos também sofrerá várias evoluções. Restará agora avaliar os diferentes pontos que estão sendo mais apontados para indústrias que estão em crescimento:

Softwares garantiram total privacidade e transparência na jogabilidade

Com o desenvolvimento de tecnologias como a rede blockchain, a realidade é que é cada vez mais softwares e plataformas de jogos estão sendo construídas com base em criptomoedas e protocolos. Tornando que seja possível, cada vez mais, jogar com total transparência e sem limitações específicas. Já para não falar dos diferentes custos de transações e compra de “skins”, personagens, entre outros.

O que esperar das novas tecnologias nos softwares dos jogos? Reprodução: blogs. Iadb
O que esperar das novas tecnologias nos softwares dos jogos? Reprodução: blogs.iadb

Certamente que o futuro do gaming passará muito por essas tecnologias de desenvolvimento crescente. O objetivo será também que os jogadores se sintam totalmente livres para conseguirem ter a jogabilidade pretendida, sem terem que se preocupar de justificar suas escolhas com organizações de nenhum tipo.

Fazer parte do jogo irá representar o futuro do gaming

Conceitos como metaverso e NFTs estão claramente tomando conta de todas as atenções dos principais desenvolvedores de jogo do mercado, bem como de seus softwares de jogo. Desse modo, ao invés de estar pagando por algo, dentro do jogo, o que irá acontecer é que você terá a autenticidade desse mesmo elemento do jogo que comprou. A vantagem aqui é que poderá ter várias recompensas de jogo e monetárias por ser o real detentor desse elemento.

O que esperar das novas tecnologias nos softwares dos jogos? Nfts são o nome do momento. Reprodução: kobo
O que esperar das novas tecnologias nos softwares dos jogos? NFTs são o nome do momento. Reprodução: kobo

Em muitos casos, e como o conceito de comunidades também é crescente na indústria de gaming, o que vai acontecer é que, quando pretender vender esse mesmo elemento que comprou em forma de NFT, por exemplo, poderá conseguir algum tipo de rentabilidade. Logo, bem diferente do que tem acontecido até então, você deterá partes do jogo, a partir desse momento.

Realidade Virtual e jogos 3D deverão fazer partes dos jogos

Apesar do forte investimento do Facebook (agora Meta) em elementos como a realidade virtual, a verdade é que ainda não existe uma adoção massiva dessa realidade nos softwares de jogo. No entanto, principalmente com o desenvolvimento de dispositivos diferentes para tornar a experiência de jogo mais realista e ainda mais dinâmica, deverá ser uma questão de tempo até que tenha a sensação de que, enquanto joga, também faz parte desse mesmo jogo. Por vezes, deverá até confundir o que é real e o que é virtual.

O que esperar das novas tecnologias nos softwares dos jogos? Jogos em vr (realidade virtual) estão cada vez mais populares, incluindo a influência do metaverso. Reprodução: wired
O que esperar das novas tecnologias nos softwares dos jogos? Jogos em VR (Realidade Virtual) estão cada vez mais populares, incluindo a influência do metaverso. Reprodução: Wired

O mesmo deverá acontecer com os softwares de jogo 3D. Com muitos operadores a desenvolverem já seus jogos nessa nova dimensão, o futuro terá de passar um pouco por aí, dando a sensação aos jogadores que os diferentes elementos do jogo estão saindo de suas telinhas. Restará agora perceber se os restantes elementos dos maiores títulos não serão esquecidos também.

Software de jogos mobile até já são o presente

Por último, e talvez em uma previsão que ainda é mais certa que as restantes, não restam grandes dúvidas que será uma questão de tempo até que as maiores produtoras de jogos e softwares online se foquem sobretudo na experiência mobile. Com todos os estudos apontando para uma maior migração para o celular e dispositivo móvel, todo o mercado terá que acompanhar essa tendência crescente.

O que esperar das novas tecnologias nos softwares dos jogos? Mercado que está em expansão há algum tempo e não parou até hoje é o mercado de jogos para smartphones e tablets. Reprodução: business of esports
O que esperar das novas tecnologias nos softwares dos jogos? Mercado que está em expansão há algum tempo e não parou até hoje é o mercado de jogos para smartphones e tablets. Reprodução: Business of Esports

Portanto, necessariamente, os softwares de jogo terão que ser ainda mais leves, responsivos e adaptáveis, tentando que a experiência de jogo do usuário, mesmo que seja em uma tela mais pequena, possa ser dinâmica, divertida e com um grau de jogabilidade como, para já, só se encontra em consoles. O objetivo é que possa ter a melhor experiência possível, ao mesmo tempo que aproveita uma total liberdade e conforto de escolha.

Veja também:

Entenda também o por que adaptações de RPG e MMORPG se tornaram populares?

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
1
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Relacionados