Novo Instagram Lite ocupa apenas 2 MB de armazenamento

Novo instagram lite ocupa apenas 2 mb de armazenamento
Ocupando pouco espaço no smartphone e trazendo simplificações, o novo Instagram Lite pretende alcançar mais usuários em países emergentes

O Facebook está lançando hoje (10/03) a versão oficial do novo Instagram Lite, uma versão simplificada do aplicativo da rede social de fotos mais popular do mundo. O foco da nova versão são os usuários de países emergentes, uma vez que a população desses locais já está 65% online, em comparação com 90% da população na América do Norte. Desenvolvido pelo time do Facebook em Tel Aviv, o app pesa apenas 2 MB e é ideal para usuários com smartphones que possuem baixa capacidade de armazenamento e poder de processamento.

As diferenças do novo Instagram Lite

Para conseguir uma versão tão reduzida do aplicativo, o novo Instagram Lite foca mais em imagens, vídeo e mensagens, descartando outras funcionalidades e detalhes que ficam apenas na versão completa do aplicativo. Enquanto a versão completa do aplicativo ocupa cerca de 300 MB de armazenamento em dispositivos móveis (sem contar o uso de dados ao utilizar o aplicativo), o novo Instagram Lite será muito leve, pesando apenas 2 MB.

O Instagram Lite ainda tem o feed principal, assim como Stories — o recurso de mensagens temporárias — mas não possui o IG Live ou Shopping. Segundo o gerente de engenharia Gal Zellermayer, os filtros ao vivo e outros efeitos de AR (Augmented Reality, “Realidade Aumentada”, em português), bem como os efeitos de animação da interface do app, não funcionariam em dispositivos mais antigos ou de baixo consumo de energia. 

Um dos exemplos citados por Zellermayer foi a animação em cubo vista ao deslizar entre stories de diferentes usuários, uma transição com muito processador e muitos dados que não funcionava bem em dispositivos mais antigos. Esse recurso foi completamente removido na versão Lite, fazendo com a transição entre stories seja feita sem animações. 

Telas do novo instagram lite
O novo Instagram Lite elimina certas funcionalidades do aplicativo original para focar em imagens, vídeos e mensagens

Além disso, muito trabalho para reduzir a carga de processamento do aplicativo é feita através do trabalho de compressão extra que é feito no lado do servidor para aliviar a carga do próprio dispositivo do usuário. A nova versão do Instagram Lite também pode ser utilizada em redes 2G, uma vez que consome poucos dados e não necessita de muita largura de banda para executar seus principais recursos.

Michelle Lourie, gerente de produto, explicou também que houve uma série de ajustes adicionais de interface do usuário para melhor atender “novos usuários digitais”. Dentre essas novidades estão a exclusão do ícone de lixeira para descartar itens, sendo substituído por um “X”. Além disso, Lourie disse que os GIFs e os adesivos continuam fazendo parte do aplicativo, pois, ao contrário dos filtros RA, eles economizam espaço e, ao mesmo tempo, são divertidos. Ela acrescentou que a equipe está trabalhando no Modo escuro, um recurso que os usuários solicitavam muito antes do lançamento do aplicativo.

O novo Instagram Lite vem substituir a primeira versão, que era pouco mais do que um aplicativo web compacto, desenvolvido em React Native e possuía 537 KB de tamanho. O Facebook desativou essa versão em maio de 2020 e, na época, disse que estava trabalhando em uma nova versão com melhor suporte no dispositivo. Esta nova edição já estava em testes em vários países, e agora a versão de Android já está disponível para download em 170 países, incluindo o Brasil.

Fonte: Engadget, TechCrunch

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário