Motorola One: Conheça os novos smartphones Fusion e Fusion+, que trazem quatro câmeras e ‘super baterias’

destaque motorola one fusion fusion
Novos Motorola One Fusion+ e Fusion buscam oferecer "sinergia otimizada" de recursos, com sistema Quad Câmera e processador Snapdragon
Anúncio
Motorola One: Conheça os novos smartphones Fusion e Fusion+, que trazem quatro câmeras e ‘super baterias’

Os novos smartphones Fusion+ e Fusion chegam à família Motorola One nesta quinta-feira (16). Os modelos têm como objetivo entregar uma “sinergia otimizada de especificações”, de acordo com a empresa.

Ainda segundo a Motorola, essa sinergia presente nos novos smartphones inclui um sistema versátil para fotos (por meio das quatro câmeras traseiras e da câmera frontal), uma performance poderosa — com direito a gerenciamento inteligente de energia e Inteligência Artificial (IA) integrada ao processador Qualcomm Snapdragon — e uma bateria que aguenta até dois dias de duração.

“Os Motorola One Fusion+ e Fusion trazem uma real fusão de elementos: sistema avançado de câmeras, bateria potente e processador de alto desempenho”

Thiago Masuchette, Head de Produtos da Motorola Brasil

Design e Tela

Parte frontal e traseira do Motorola One Fusion+
Parte frontal e traseira do Motorola One Fusion+

O Motorola One Fusion+ traz uma tela de 6,5 polegadas Full HD e Total Vision. Isso significa que a tela se estende de borda a borda, ocupando toda a parte frontal do aparelho. A tela também conta com certificação HDR10, que garante cores vívidas com brilho e contraste melhorados na hora ver fotos, séries e filmes.

Esse design Total Vision é possível porque a câmera frontal do Fusion+ conta com uma tecnologia pop-up, que faz com que ela fique “escondida” dentro do aparelho e seja acionada pelo usuário. Por ficar dentro do smartphone, a câmera não precisa de um notch no display, o que permite que a tela ocupe todo o espaço.

Outra novidade relacionada ao Fusion+ é que o smartphone faz parte do YouTube Signature Devices. Isso garante que o aparelho entrega a melhor experiência na plataforma ao combinar sua tela à tecnologia de desempenho de vídeo. Assim, o Motorola One Fusion+ oferece vídeos em HDR em 360º (completamente imersivo) e tempo rápido de carregamento, mesmo para vídeos em 4K.

Parte frontal e traseira do Motorola One Fusion
Parte frontal e traseira do Motorola One Fusion

O Motorola One Fusion também traz uma tela de 6,5 polegadas, porém na resolução HD+ e Max Vision, por possuir um notch na parte superior — no centro do display — que abriga a câmera frontal.

Os dois novos smartphones da família Motorola One possuem um botão dedicado para Google Assistente, que fica na parte superior direita.

O botão dedicado é um recurso útil porque basta apertá-lo para pedir à assistente virtual, por exemplo, para buscar restaurantes, playlists mais tocadas ou até mesmo dizer qual é o tipo de flor que você está vendo. Vai da sua necessidade (e curiosidade) e não precisa dizer “OK Google” para ativar a assistente virtual.

Na parte de baixo dos smartphones ficam a entrada para fones de ouvido, entrada USB-C e os alto-falantes. No caso do Motorola One Fusion+, os alto-falantes são quatro vezes mais potentes em relação a modelos anteriores da família Motorola One, de acordo com Thiago Masuchette, Head de Produtos da Motorola Brasil.

Já na parte de trás, em ambos os novos smartphones, fica o sistema de quatro câmeras e o sensor de digitais—- com o logo da Motorola —  para desbloquear a tela.

Câmeras

Câmeras do Motorola One Fusion+
Câmeras do Motorola One Fusion+

Os novos modelos Fusion+ e Fusion da família Motorola One são equipados com um sistema de quatro câmeras traseiras(também chamado de Quad Câmera) e uma frontal. O objetivo desse sistema, segundo o Head de Produtos da empresa, é “oferecer ao consumidor uma completa imersão no mundo da fotografia”.

O que muda entre os dois novos modelos da família Motorola One são as resoluções dos sensores e o fato de a câmera frontal do Fusion+ ser pop-up, enquanto a do Fusion é abrigada num notch no display. Confira abaixo os sistemas de câmeras de cada modelo:

Motorola One Fusion+:

  • Lente principal (64MP);
  • Lente Ultra-grande angular (8MP);
  • Lente Macro (5MP);
  • Sensor de profundidade (2MP);
  • Câmera frontal (16MP).
Câmeras do Motorola One Fusion
Câmeras do Motorola One Fusion

Motorola One Fusion:

  • Lente principal (48MP);
  • Lente Ultra-grande angular (8MP);
  • Lente Macro (5MP);
  • Sensor de Profundidade (2MP);
  • Câmera frontal (8MP).

Segundo a Motorola, o sistema de câmeras do Fusion+ permite a captação de imagens ultrarrealistas de altíssima resolução, além de selfies com fundo desfocado e close-ups com grande detalhamento.

A lente principal é equipada com tecnologia Quad Pixel e Night Vision, que combina quatro pixels para formar um pixel gigante, proporcionando quatro vezes mais sensibilidade à luz em ambientes de baixa luminosidade. Isso garante que cada foto saia nítida e brilhante em qualquer tipo de ambiente, segundo a fabricante.

O Motorola One Fusion+ também conta com uma lente ultra-wide de 118º, que permite enquadrar quatro vezes mais cena, e uma lente macro, que deixa o objeto fotografado cinco vezes mais próximo em comparação a uma lente normal. O sensor de profundidade garante o efeito de “fundo desfocado”, que destaca quem (ou o que) estiver no primeiro plano da foto.

Câmeras do Motorola One Fusion+
Câmeras do Motorola One Fusion+

A câmera frontal pop-up do Fusion+ captura o melhor ângulo em qualquer luz, segundo a Motorola, graças às tecnologias Quad Pixel e Night Vision. Após ser acionada, a câmera leva menos de um segundo para aparecer e estar pronta para uso, de acordo com a empresa. 

O Head de Produtos, Thiago Masuchette, explicou que a câmera frontal funciona num sistema que possui proteção contra sujeiras e quedas. “Se a sujeira entrar, fica represada só na parte da câmera, ou seja, não espalha para os outros componentes internos do aparelho”, disse. Já o sistema antiqueda funciona assim: se o smartphone cair enquanto a câmera frontal estiver ativada, o sistema identifica que o aparelho está caindo e recolhe a câmera automaticamente.

O sistema Quad Câmera do Motorola One Fusion não fica muito atrás. A lente principal de 48MP também conta com tecnologia Quad Pixel, que a Motorola informou que garante fotos mais nítidas e brilhantes de qualquer perspectiva e tipo de luminosidade.

O modelo também conta com uma lente ultra-wide de 118º, capaz de enquadrar quatro vezes mais cena, e uma lente macro que capta os mínimos detalhes de um objeto. O sistema do Motorola One Fusion também traz um sensor de profundidade, que oferece o fundo desfocado para as fotos.

Hardware e performance

Os dois novos modelos da família Motorola One são equipados com o que a fabricante chamou de uma “super bateria” de 5.000mAh, que aguenta até dois dias de duração. No caso do Fusion+, a bateria também conta com a tecnologia Turbo Power da Motorola, “que garante horas de uso com alguns minutos de carga”, explicou o Head de Produtos.

O Motorola One Fusion+ traz o processador Qualcomm Snapdragon 730, que traz desempenho de alta performance e recursos avançados de IA que funcionam em conjunto com os 4GB de memória RAM e 128GB de armazenamento interno do aparelho. Segundo a empresa, o processador garante um desempenho 20% mais rápido, em comparação com modelos anteriores da família Motorola One.

O processador do Fusion+ também oferece mais potência para processamento gráfico, o que é útil para vídeos e, principalmente, jogos. A Motorola explicou que a plataforma mobile do processador foi desenvolvida para aumentar a eficiência das tarefas mais sofisticadas do dispositivo.

Design do Motorola One Fusion+
Motorola One Fusion+ vem equipado com processador Qualcomm Snapdragon 730

Outro detalhe em relação ao Snapdragon 730 é a sua fabricação em processo de 8 nm, que reduz suas dimensões e garante mais eficiência no gerenciamento de energia, informou a Motorola. O processador também atua no desempenho do sistema de câmeras, oferecendo recursos de IA que sugerem a ativação do modo Night Vision ao identificar que o usuário está fotografando num ambiente de baixa luminosidade.

Já o Motorola One Fusion traz o processador Qualcomm Snapdragon 710, que é um pouco mais modesto, e também conta com 4GB de memória RAM. O armazenamento interno, porém, é a metade do Fusion+: 64GB. O componente foi projetado para otimizar a experiência com IA, garantindo um desempenho ultrarrápido e eficiente, segundo a Motorola.

Na prática, esse processador permite que o usuário desempenhe múltiplas tarefas no smartphone e alterne entre aplicativos sem esforço ou problemas.

Um detalhe importante em relação ao hardware dos novos smartphones é que eles não contam com NFC, sigla em inglês para “Near Field Communication” (“Comunicação por campo de proximidade”, em tradução livre). Essa é a tecnologia de troca de dados sem fio por aproximação entre dois dispositivos, muito utilizada para pagamentos por aproximação.

Software

Tanto o Motorola One Fusion+ quanto o Fusion seguem o compromisso da empresa em proporcionar ao consumidor a versão mais pura do Android, sem camadas de software desnecessárias e sem aplicativos duplicados. 

Ambos trazem o Android 10 embarcado como sistema operacional, com garantia de atualização para o Android 11 quando esta for lançada. O Head de Produtos da empresa também informou que os aparelhos contam com recursos de pacotes de privacidade do Android até 2022.

Tela do Motorola One Fusion+
Motorola One Fusion+ vem com Android 10 e atualização garantida para Android 11

Os novos smartphones da família Motorola One ainda contam com o “Minha UX”, que inclui todas as “Experiências Moto” e uma série de customizações da aparência do Android (ícones, teclado, layouts etc). O recurso também permite que os usuários explorem configurações personalizadas e controles avançados para músicas, vídeos e jogos.

Ainda é possível que os usuários criem seus próprios temas no “Minha UX”, escolhendo fontes, cores e formas de ícones, além de animações de sensor de impressão digital. Segundo Thiago Masuchette, a Motorola desenvolveu esse recurso para funcionar como um atalho, com o objetivo de facilitar o acesso do usuário a essa customização que já integra o “Modo de desenvolvedor” do Android 10.

Preços e disponibilidade

O Motorola One Fusion+ chega ao Brasil nas cores branco prisma e azul índigo por R$2.499. Já o Motorola One Fusion chega nas cores verde esmeralda e azul safira por R$1.799.

Os dois smartphones estão disponíveis para compra nos canais da Motorola, tanto na loja online quanto em unidades físicas, e nos varejistas parceiros da empresa.

Outros lançamentos da Motorola

A Motorola já realizou uma série de lançamentos no mercado brasileiro este ano. Em março, a empresa lançou o Moto G8 e o Moto G8 Power. Em junho, a empresa lançou o Moto G8 Power Lite, com bateria de longa duração. E no começo de julho, a empresa lançou o Motorola Edge e Edge+ — que o Showmetech testou com exclusividade —, que marcam seu retorno ao mercado de smartphones premium

Os modelos da nova geração do Moto G vieram com foco na câmera e na bateria potente, “embalado” num design premium com preço mais acessível.

Já o Motorola Edge+, primeiro flagship da empresa em quatro anos, chegou para competir com os smartphones Galaxy S20, da Samsung, e iPhone 11, da Apple. O Edge, modelo intermediário premium, possui preço menor e especificações mais simples.

Tanto o Motorola Edge+ quanto Edge possuem especificações com alta qualidade de câmeras e processador, telas curvadas com bordas infinitas, baterias de longa duração e conectividade 5G (apenas no modelo Edge).

O Showmetech publicou reviews dos modelos Moto G8 e G8 Power e do Motorola Edge+.

Especificações técnicas dos Motorola One Fusion+ e Fusion

ModeloMotorola One Fusion+
Tela6,5″
Total Vision
Full HD
HDR10
Câmeras traseiras64MP – Principal
8MP – Grande angular (ultra-wide)
5MP – Macro
2MP – Sensor de profundidade
Câmera frontal16MP
Memória RAM4GB
Armazenamento interno128GB
ÁudioSom estéreo (dois alto-falantes)
Entrada USB-CSim
Bateria5.000mAh
Turbo Power
SistemaAndroid 10 (com atualização garantida para Android 11)
CoresBranco prisma e azul índigo
PreçoR$2.499
ModeloMotorola One Fusion
Tela6,5″
Max Vision
HD+
Câmeras traseiras48MP – Principal
8MP – Grande angular (ultra-wide)
5MP – Macro
2MP – Sensor de profundidade
Câmera frontal8MP
Memória RAM4GB
Armazenamento interno64GB
ÁudioSom estéreo (dois alto-falantes)
Entrada USB-CSim
Bateria5.000mAh
SistemaAndroid 10 (com atualização garantida para Android 11)
CoresVerde esmeralda e azul safira
PreçoR$1.799

Fontes: Motorola Brasil

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine nossa Newsletter