O que esperar de um eventual mario kart 9?. Especulações sobre eventual lançamento de mario kart 9 agitam expectativa sobre futuro jogo da nintendo, mas sucesso de game atual talvez atrapalhe planos

O que esperar de um eventual Mario Kart 9?

Avatar of luis felipe soares
Especulações sobre eventual lançamento de Mario Kart 9 agitam expectativa sobre futuro jogo da Nintendo, mas sucesso de game atual talvez atrapalhe planos

Os fãs de Mario Kart 8 Deluxe vivem a se divertir com o jogo e a criar expectativa de informações sobre uma continuação. Com o sucesso do título entre público e crítica, o desejo em saber da existência de um projeto inédito da franquia movimenta os gamers a cada anúncio prometido pela Nintendo. Afinal de contas, o que esperar de um eventual Mario Kart 9?

Não há nenhuma informação oficial sobre o trabalho da empresa japonesa no jogo. O sucesso do game atual da franquia principal talvez atrapalhe o andamento sobre a aguardada continuação, sendo mais fácil e barato para a Nintendo continuar a movimentar Mario Kart 8 Deluxe com atualizações.

Grupos de discussão com possíveis ‘informantes’ chegam a falar de desenvolvimento de jogo iniciado há três anos, no que chamam versão definitiva da experiência. Na lista de especulações há mais de 50 pilotos disponíveis, 120 pistas a serem percorridas (entre circuitos feitos especialmente para o jogo e remasterizações de mapas de edições anteriores) e modos de batalha inéditos. 

Parte das fofocas conecta o título como atração do acervo do também não confirmado Nintendo Switch Pro, que seria a evolução do hardware e novo modelo do atual console da Nintendo. Caso haja alguma surpresa sobre os anúncios, eles chegariam ao mercado, no mínimo, a partir de 2022 e além.

Entre especulações e possibilidades em aberto, o Showmetech viajou por ideias que seriam interessantes para um possível Mario Kart 9, além de relembrar a história da popular franquia e mostrar como o universo do jogo ganhou forma num passeio em parque de diversões temático no Japão.

Hipóteses sobre Mario Kart 9

A lista de pilotos pode ser ampliada tranquilamente. Sobre séries dentro da própria Nintendo, é possível sonhar com versões de Samus (de Metroid), Ash Ketchum (na figura de um genérico treinador), Pikachu e outras criaturas de Pokémon, Ganondorf e Zelda (da franquia The Legend of Zelda), Cranky Kong e o vilão King K. Rool (de Donkey Kong), o herói rosa Kirby, e Fox McCloud e seus amigos de Star Fox

Mario kart 9
Vasta lista de personagens em Super Smash Bros. Ultimate serve de inspiração para futuros pilotos de Mario Kart.

Seria uma grata surpresa se a franquia de corrida e batalhas nas pistas acertasse parcerias com outras desenvolvedoras, assim como ocorre em Super Smash Bros., outro enorme sucesso da Nintendo. Megaman, Capitão Falcon, Sonic, Pac-Man, Little Mac, Banjo-Kazooie, Pit e Palutena (de Kid Icarus) e Shantae (de Shantae Half Genie Hero) são bem-vindos. Até mesmo Sora, protagonista de Kingdom Hearts, e Steve, de Minecraft, seriam divertidos pilotando veículos. 

Claro que a presença de novos corredores também influenciaria pistas inéditas. Mapas que se passam no universo de Metroid, Pokémon e Sonic, por exemplo, chamariam a atenção. Itens especiais temáticos, casos de poderes da armadura de Samus e pokébolas surpresa certamente deixariam o momento bem divertido.

O sistema de duplas nos veículos, mostrado em Mario Kart: Double Dash, para GameCube, poderia ser explorado de certa forma. O estilo nunca mais foi utilizado em jogos da série e possíveis escolhas não obrigatórias têm potencial para ampliar a dinâmica dentro de um futuro game. Como o título foi lançado em 2003, seria uma surpresa para os fãs mais antigos e mostraria ao público atual como esse esquema de equipes chega a ser caótico.

Apesar do nome ligado à karts, o jogo é capaz de apresentar opções dos veículos em pequenos aviões. Algumas fases explorariam o céu de maneira inédita na série. Gamers mais antigos podem ter referência ao lembrar de Diddy Kong Racing, de Nintendo 64, por exemplo.

A customização também seria aumentada. Cores, desenhos e detalhes estariam na lista de escolhas a serem feitas pelos jogadores para deixar a combinação mais exclusiva possível. Vai que a Nintendo também passa a apostar no comércio de skins

Sucesso de Mario Kart 8 Deluxe

Mario Kart 8 Deluxe é o mais recente título da história de corridas e batalhas nas pistas com personagens da Nintendo. Ele foi lançado em 2017, com exclusividade para o Nintendo Switch. Trata-se de uma versão remasterizada, ampliada e recheada de novidades do oitavo game da série principal, Mario Kart 8, apresentado para Wii U, em 2014. 

Mario kart 9
Mario Kart 8 Deluxe foi apresentado para o Nintendo Switch em 2017 e continua com número alto de vendas até hoje.

Em reunião de pontuações da crítica, a atração aparece em primeiro lugar na lista de melhores capítulos da franquia de todos os tempos. Ela ultrapassa a marca de 35 milhões de jogos vendidos mundialmente, com os números ainda em alta mesmo com o lançamento há quatro anos. Entre abril de 2020 e março de 2021, por exemplo, foram comercializadas 10,62 milhões de cópias. 

A boa movimentação do mercado em torno das vendas dificulta a decisão de se gastar tempo e dinheiro em uma continuação em futuro próximo. A Nintendo tem apostado em DLCs para tentar movimentar o nome do game. Novas pistas e personagens especiais foram liberados há algumas temporadas já distantes, com pequenos ajustes técnicos e de pontuação entre os downloads recentes, com o mais atual datado de maio de 2021.

Franquia Mario Kart

As primeiras aceleradas de Mario Kart surgiram no Super Nintendo. O objetivo da Nintendo era criar jogo de corrida que acompanhasse o sucesso de F-Zero, de 1990, mas com algumas inovações, casos de itens a serem utilizados e a possibilidade de se dividir a tela em duas partes para passar informações ou abrir espaço para um segundo player.

Mario kart 9
Lançado em 1992, Super Mario Kart iniciou a popular franquia como um dos grandes sucessos do Super Nintendo.

Os pilotos seriam personagens genéricos, mas a presença de modelo de Mario em testes agradou à equipe de produção. A ideia foi melhor desenvolvida e logo outros personagens do universo do mascote da Nintendo, além de Donkey Kong, foram colocados nas pistas. Super Mario Kart foi apresentado em 1992 e abriu caminho para a popular franquia. Os gráficos em 3D começaram em Mario Kart 64, de 1996, segundo da linha de lançamentos.

Os jogos estão espalhados por consoles e portáteis da empresa japonesa, com algumas versões especiais em arcade e até em realidade virtual.  No total, a série conta com 15 games. Os títulos mais recentes são Mario Kart Tour, lançado em 2019 para mobile, e o inventivo Mario Kart Live: Home Circuit, de 2020, onde o Nintendo Switch e/ou o Nintendo Switch Lite é utilizado para comandar carros miniaturas de brinquedo em universo de realidade aumentada.

Dinâmica divertida

Desde seu surgimento, Mario Kart logo ocupou o posto de jogo de corrida mais divertido do universo dos games. Enquanto outros títulos do gênero apostam em questões de hiper-realismo ou apresentam inovações para deixar tudo extremamente veloz, a disputa dos personagens da Nintendo pelo pódio aproveitou o tempo para consolidar terreno em estrutura simplista com alto potencial de entretenimento. 

Basicamente, os títulos seguem a mesma fórmula: vence quem cruzar primeiro a linha de chegada e o troféu é levantado por quem acumular mais pontos nos circuitos. Há o desafio de retornar para fases atrás de melhores resultados para que seu status seja o mais ‘perfeito’ possível. 

Pode soar fácil, mas é na série de obstáculos que o jogo chama a atenção. Não que as principais dificuldades surjam das próprias pistas. São os corredores que causam os maiores empecilhos para se chegar na frente, seja largando as clássicas bananas no chão, diminuindo os adversários com a ajuda de um raio encolhedor ou esperando o momento certo para usar a estrela com poderes invencíveis. 

A presença dos itens serve para lembrar ao público que escolhas, ações e situações de corrida geram consequências. Estar na liderança significa ter acesso a possibilidades menos eficazes contra os adversários, enquanto que aparecer nas últimas colocações aumenta a chance de pegar um artefato que mais causa dano ao ambiente. A gama de opções cresceu com o passar dos anos.

O modo batalha deixa de lado a disputa de quem termina na frente para focar em confrontos diretos. Assim, acertar os adversários com itens é o principal nas diferentes modalidades, seja permanecer com mais vidas (ou melhor, balões), pegar maior número de moedas ou ficar com a coroa o máximo de tempo possível.

O sucesso fez com que outras empresas criassem suas próprias versões de Mario Kart. Entre os concorrentes é possível citar o antigo Sonic Drift e Team Sonic Racing, da Sega, e Crash Nitro Kart e Crash Team Racing, estes dois últimos estrelados pelo marsupial Crash.

Atração em Super Nintendo World 

A popularidade da série faz com que seja a atração principal de Super Nintendo World, parque de diversões temático dentro do complexo da Universal Studios Japan, na cidade de Osaka, no Japão. Após mudanças na data de abertura oficial por causa da pandemia da Covid-19, o local foi aberto ao público em março de 2021.

Possível mario kart 9 pode vir com lançamento do novo parque temático
Atração principal de parque temático no Japão, Mario Kart: Koopa’s Challenge busca imersão do público no universo do jogo.

Em Mario Kart: Koopa’s Challenge, o público entra no castelo do vilão Bowser para se divertir em mistura de montanha-russa com simulador. Os detalhes do passeio já chamam a atenção ao longo da fila, com a presença de quadros, estátuas, troféus temáticos vistos nos videogames e toda uma caracterização. 

O percurso tem cerca de cinco minutos de duração e os visitantes utilizam óculos especiais. O circuito do carrinho tenta criar a imersão dos visitantes no mundo virtual do jogo, com adrenalina para lidar com itens usados por adversários e tentar chegar na frente para vencer entre os times Mario e Bowser.

Uma versão de Super Nintendo World está programada para ser aberta no Universal Orlando Resort, nos Estados Unidos, em 2025. Talvez Mario Kart 9 tenha mais notícias ou até seja lançado até essa data.

Veja também

A diversão em torno de Mario Kart vai além dos costumeiros consoles e portáteis. A Nintendo tem apostado em versões mobile de suas marcas e Mario Kart Tour foi lançado para Android e iOS, em 2019. Basta se cadastrar gratuitamente e baixar o aplicativo, que conta com compras opcionais .

Fontes: TheGamer, Inverse, Happy, CBR, GamesBeat, IGN

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
1
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados