O que muda na nova Apple TV 4K: confira as novidades

O que muda na nova apple tv 4k: confira as novidades
A nova Apple TV 4K chega com Siri Remote remodelado e um processador mais potente com qualidade de imagem superior

Na enxurrada de grandes revelações na última semana, a Apple revelou a nova Apple TV 4K, a mais recente versão do aparelho de streaming da companhia, com foco na exibição de conteúdos na resolução 4K e a proposta de “transformar” TVs mais simples em Smart TVs, assim como outros gadgets desse segmento.

As novidades

As novidades da nova apple tv 4k
A nova Apple TV manteve seu design já consagrado

Processador

A nova Apple TV 4K traz um incremento interessante no seu interior: dê adeus aos chip A10x e diga olá ao processador A12 Bionic. A partir disso a Apple espera garantir maior poder de fogo para essa TV Box no que diz respeito à qualidade de imagem e som. Isso permite uma exibição de vídeo com altas taxas de quadros, graças a introdução do HDMI 2.1 e suporte ao HDR, Dolby Vision e Atmos

O HDR faz com a que a imagem seja exibida com uma qualidade mais elevada de brilho e contraste, enquanto o Dolby Vision é na verdade um formato de HDR desenvolvido pela Dolby Laboratories, oferecendo até cerca de 10x mais brilho. Já o Dolby Atmos parte do mesmo pensamento, mas voltado para a qualidade sonora, propiciando um aprimoramento dos graves e agudos e as direções em que o som se propaga.

Equilíbrio de cores

A interface sofreu leves ajustes, pois a nova Apple TV 4K roda em um sistema operacional tvOS remodelado. A Apple também anunciou uma função conjunta com o iPhone para facilitar o equilíbrio das cores do TV Box, a chamada Color Balance. O funcionamento se dá a partir das câmeras e sensores do smartphone por meio do Face ID, configurando um padrão de imagem mais elevado de forma automática.

Para realizar essa espécie de “pareamento” basta aproximar o seu celular na tela da sua TV quando estiver realizando a configuração do Apple TV 4K e pronto! Suas imagens ficarão mais realistas do que nunca. Porém, se essa opção não aparecer de imediato, acesse Configurações > Áudio e vídeo > Calibragem > Color Balance.

Hdr na nova apple tv 4k
O que muda na nova Apple TV 4K: confira as novidades

Siri Remote

Mas talvez a grande novidade seja a reformulação do controle remoto Siri Remote. Agora o acessório possui construção em alumínio, um clickpad circular de cinco botões, mais amplo e aparentemente mais preciso, além de botões para aumentar e diminuir volume, troca de canais, comando de voz, pausa e configurações. A nova versão do Siri Remote também funcionará com versões anteriores do TV Box da Apple.

O novo Siri Remote também tem total integração com a… Siri! Para o usuário ter maior facilidade na hora de achar as funções ou aplicativos que mais deseja. Um botão de power foi inserido e ajudará a ligar ou desligar a sua própria televisão, assim como os botões de volume também poderão ser usados para essa finalidade. De acordo com a Apple, o controle será recarregável e tem capacidade de bateria para durar por muitos meses.

As novidades da nova apple tv 4k
Novo Siri Remote faz um aceno ao controle remoto clássico da Apple TV, com construção em alumínio e clickpad circular

“Com o A12 Bionic e o novo Siri Remote, a nova Apple TV 4K permite que os clientes desfrutem de seus programas, filmes favoritos e muito mais, na mais alta qualidade, com controles simples e intuitivos. E, claro, a Apple TV 4K oferece acesso fácil aos serviços da Apple, junto a milhares de aplicativos na App Store para ainda mais opções de entretenimento.”

Bob Borchers, vice-presidente de produtos mundiais do Apple Marketing

A função do AirPlay é outra ótima função, a qual dá ao usuário a possibilidade de “espelhar” a tela do seu iPhone, iMac ou iPad na nova Apple TV 4K.

Design e compatibilidade

Em comparação com a antiga versão, a nova Apple TV 4K mantém o design quadrado na cor preta com bordas arredondadas, e continua a oferecer grandes produções do Apple TV+ como Greyhound, The Morning Show, Wolfwalkers e etc. Ademais, também conta com compatibilidade com serviços como FOX Sports, Paramount+, Canal+, Red Bull TV, NBCUniversal e outros.

Em termos de conexão, a parte traseira da nova Apple TV 4K conta com um conector de energia, uma entrada HDMI 2.1, que oferece transmissões em altíssimas resolução e a 120 quadros, embora o gadget não exiba imagens com essa frequência de frames. Há também uma porta para cabo ethernet, mas o aparelho possui compatibilidade com o padrão de WiFi 6, mais veloz para assistir aos filmes e séries sem interrupções.

Aplicativos

Além do Apple TV+, a nova Apple TV 4K conta com o Apple Arcade, um app que oferece inúmeros games para o usuário se divertir, como NBA 2K21 Arcade Edition, Star Trek: Legends e SongPop Party. Graças ao novo processador, o desempenho nas jogatinas será altamente superior do que na antiga geração.

O Apple Music possui uma longa biblioteca com inúmeras faixas de sucesso para você se divertir, além de contar com um excelente sistema de áudio surround pelo Dolby Atmos. Já o Apple Fitness+ é perfeito para quem gosta de exercícios, e o aplicativo conta com diversos tipos de modo de treinamento e excelente integração com o Apple Watch, para monitorar os seus passos e ajudar a manter aquele shape saudável.

Além disso, a nova Apple TV 4K é ainda mais compatível com o Apple HomeKit, uma função criada para facilitar no manuseio da sua casa conectada. A nova geração do dispositivo permite que ele seja usado como uma espécie de HUB para controlar luzes, condicionadores de ar, fechaduras, sensores e etc. Este aparelho maravilhoso também possui o padrão de conexão Thread, ou seja, um formato independente de WiFi ou Bluetooth para realizar a conexão entre os acessórios que você coloca na sua casa conectada.

Preço

A nova Apple TV 4K custa a partir de R$ 2.399 na versão de 32GB, enquanto o modelo de 64GB sai por R$ 2.599 no site oficial da Apple. A pré-venda nos Estados Unidos será iniciada na próxima sexta-feira, 30, com data de lançamento marcada para a segunda metade de maio. No Brasil ainda não há informações sobre a chegada do produto.

Tabelas de especificações da nova Apple TV 4K

Processador A12 Bionic
Carcaça Alumínio
Resolução4K (3840 x 2160)
Armazenamento32 e 64GB
Siri RemoteBluetooth 5.0 / Microfone embutido / Bateria recarregável /
Carregamento via USB / Controla TVs
ConectividadeBluetooth 5.0 / WiFi 6 (2.4 e 5.0Ghz) / Gigabit Ethernet /
Conector de energia / Receptor IR / HDMI 2.1
Formatos de vídeoH.264/HEVC até 2160p60
HEVC Dolby Vision / HDR10 até 2160p60
H.264 AAC-LC
MPEG-5 até 2.5 Mbps
Formatos de áudioHE-AAC / AAC / MP3 / MP3 VBR / Apple Lossless / FLAC /
AIFF / WAV
Formatos de imagemHEIF / JPEG / GIF / TIFF
Acessibilidade Zoom / VoiceOver / Siri / Controles remotos / Closed Captions
Compatível com tecladosSim
Dimensões / Peso Apple TV 4K98 x 98 x 35mm / 425g
Dimensões / Peso Siri Remote35 x 136mm / 63g

E aí, curtiu o Apple TV 4K? Então confira também o resumo do evento da Apple que revelou o novo iMac e fique ligado no Showmetech.

Fontes: Apple [1] [2], MacRumors, The Verge e Tom’s Guide.

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário