O que são aquelas coisas que se movem em nossos olhos?

O que são aquelas coisas que se movem em nossos olhos? 6

Minha visão está manchada?

O que são aquelas coisas que se movem em nossos olhos? 7

Em seus olhos, quando você está olhando para um objeto ou superfície, enxerga uma espécie de mancha em sua visão? Não vai adiantar você olhar mais de perto, e muito menos lavar seus olhos, pois simplesmente nada que fizer irá “irá limpar sua visão”.

É mais normal do que se pensa

Essa espécie de mancha que nos acompanha do dia-a-dia é extremamente comum. Elas levam o nome de moscas volantes (Muscae volitantesem latim significa moscas esvoaçantes, e elas fazem jus ao nome do animal, pois podem ser bem irritantes. Elas não são necessariamente animais, ou nenhum objeto externo; Esses “resíduos” vivem dentro de nosso globo ocular, e até parecem estar vivas, pois mudam e trocam de forma. Mas não precisa se assustar, pois a possibilidade de haver algo vivo atrapalhando sua visão é zero; As moscas volantes fazem sombra na retina, o tecido sensível a luz no fundo do olho. Elas podem ser pedaços de tecido, hemácias ou eritrócitos, e até mesmo um nódulo de proteínas.

Mas por que elas aparecem?

O que são aquelas coisas que se movem em nossos olhos? 8

Elas estão suspensas no humor vítreo, (substância gelatinosa formada por uma substância amorfa semilíquida, fibras e células, está localizado entre o cristalino e a retina, o humor vítreo é uma substância viscosa que permanece sob pressão fazendo assim com que o olho mantenha sua forma esférica) elas acompanham o movimento de nossos olhos, e se balançam quando nossos olhos param. Na maior parte do tempo elas são indistinguíveis, e ficam mais aparentes quando estão próximas da retina; é como manter sua mão mais perto de uma mesa com iluminação vindo de cima, isso vai resultar em uma sombra mais definida.

Podemos vê-las em nossos olhos quando quisermos

Se por acaso você ficou curioso e deseja observar esses “resíduos” em sua visão, basta olhar para um computador, smartphone, e até mesmo neve (se você puder ter a oportunidade de conhecê-la) e um céu limpo. Torna mais fácil vê-las em nosso olho nesses ambientes porque não há nada que possa impedir a aparição delas, pois quanto mais luz, mais a pupila irá se contrair, e em decorrência a retina.

Existe mais de um fenômeno como esse em nossa visão

O que são aquelas coisas que se movem em nossos olhos? 9

Nomeado pelos especialistas de fenômeno entóptico do campo azul, essa aparição não tem nada a ver com as moscas volantes, apesar de ambos apresentarem “objetos” em nossa visão. Ocorre quando você geralmente olha para um céu azul, e de repente pontos brancos começam a piscar em sua visão. Esses pontos não são sombras, e sim pequenas janelas que se movem e deixam com que a luz chegue até sua retina. As janelas são na verdade as células brancas do sangue que se deslocam pelos capilares  de nossa retina.

E como esse fenômeno acontece?

Essas células são maiores que do que as células que temos em nosso corpo, assim elas criam um espaço no plasma à  frente deles. Como os glóbulos brancos são transparentes á luz azul, conseguimos vê-los em nossos capilares sempre que observamos um céu limpo. Eles seguem o “dentro de nossos olhos” e acompanham o pulsar; em condições ideais pode-se observar caudas pretas nessas células, isso são os resíduos que se acumularam durante o caminho. Vários museus de ciência mundo tem uma demonstração, uma grande tela azul brilhante que permite você ver as células brancas, mais nitidamente que o normal

Tem como evitar isso?

Nosso cérebro aprende a evitar tanto as moscas volantes quantos os fantasmas brancos em nosso olhar, os ignorando por completo. A quantidade e o tipo pode variar muito, mas se as  moscas volantes estão em seu atrapalhando sua visão, é hora de consultar o oftalmologista mais próximo! Na maior parte do tempo esses fenômenos são benignos, e só nos fazem lembrar que pensamos ver depende tanto do trabalho externo quanto do trabalho biológico.

https://www.showmetech.com.br/entenda-por-que-o-horario-de-verao-deveria-acabar/

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Deixe uma resposta