O que você precisa saber pra assistir obi-wan kenobi no disney+

Tudo que você precisa saber pra assistir à Obi-Wan Kenobi na Disney+

Avatar of carlos alberto jr
Conheça a trajetória de Obi-Wan Kenobi até o momento da série da Disney+ e saiba o que assistir como aquecimento

A aguardada série Obi-Wan Kenobi chega ao catálogo da Disney+ no dia 27 de maio e promete uma revanche entre o mestre Jedi que dá título à série e o seu antigo padawan, Anakin, agora transformado em Darth Vader. Embora seja diretamente ligada à saga Skywalker, a minissérie mostrará novos cenários e personagens ao universo Star Wars.

Obviamente que a trama de Obi-Wan Kenobi envolve muito mais do que o embate entre Mestre e antigo aprendiz, então, confira algumas informações importantes para se preparar para chegada da nova série de Star Wars:

O que você precisa saber pra assistir obi-wan kenobi no disney+
Confronto entre Obi-Wan e Darth Vader já é destaque desde as artes promocionais e está no pacote de tudo o que precisa saber para assistir Kenobi (Imagem: Disney+/Divulgação)

Trama

A série vai se passar 10 anos após os eventos de Star Wars: Episódio III – A Vingança dos Sith. Com a queda e corrupção de seu melhor amigo e aprendiz Jedi, Anakin Skywalker, que se torna Darth Vader, o protagonista do show tem a missão de proteger um dos filhos de Anakin com a princesa Padmé Amidala: Luke Skywalker.

Durante esses últimos 10 anos, o Império segue ocupado eliminando os Jedis sobreviventes da Ordem 66 – golpe militar que marcou o fim das Guerras Clônicas por um ataque conjunto de chacina aos Jedis – matando-os ou os convertendo ao Lado Negro. Os responsáveis por esse trabalho são os Inquisidores, guerreiros sensíveis à Força usados pelo Império para caçar Jedis.

A vida dos Jedis desde então é fugindo ou se exilando. Obi-Wan fez a segunda opção, mas quando ele passa a ser procurado pelos Inquisidores, o protetor de Luke Skywalker decide fugir do planeta Tatooine par que o filho de Darth Vader fique fora do rastro do Império.

O que preciso assistir?

Trilogia prequela

O que você precisa saber pra assistir obi-wan kenobi no disney+
Obi-Wan Kenobi na trilogia prequela (Imagem: Reprodução)

Cronologicamente, a série acontece entre a trilogia prequela (1999 – 2005) e a clássica (1977 – 1983). Ewan McGregor volta para o papel de Obi-Wan Kenobi, o mesmo que teve nos filmes prelúdios. E são essas as obras fundamentais para assistir para você conhecer o personagem. A série fará o possível para restabelecer o Mestre Jedi, mas também fará muitas referências sobre como ele chegou aqui.

A outra razão para assistir à trilogia prequela é ver como o jovem Anakin será espelhado no Luke — ainda criança — que vimos no trailer. Como você pode ver abaixo, já temos uma situação muito “tal pai, tal filho”, com o jovem Skywalker aparentemente fingindo pilotar uma nave no topo de um prédio em Tatooine.

O que você precisa saber pra assistir obi-wan kenobi no disney+
Luke Skywalker criança em trailer de Obi-Wan Kenobi (Imagem: Reprodução)

Star Wars: Rebels

Como previamente citado, os inquisidores comandados por Darth Vader terão uma forte presença na série — algo que já vemos nos trailers — e eles foram introduzidos em Star Wars: Rebels; lá conhecemos o Grande Inquisidor enquanto ele recebe os comandos de Darth Vader. Não vamos estragar a história dele, já que acontece após a história de Obi-Wan Kenobi, mas é seguro dizer que ele é uma força muito poderosa.

O que você precisa saber pra assistir obi-wan kenobi no disney+
Grande Inquisidor foi o principal vilão da 1.ª temporada de Star Wars Rebels (Imagem: Reprodução)

Star Wars Episódio IV: Uma Nova Esperança

O que você precisa saber pra assistir obi-wan kenobi no disney+
A conclusão do arco finalizado na série pode ser conferido em Um Nova Esperança (Imagem: Reprodução)

Embora não fundamental, é em Uma Nova Esperança que vemos Obi-Wan — interpretado por Alec Guinness — concluir sua missão de proteger Luke Skywalker do Império, o que seria equivalente à conclusão do arco narrativo que ainda será apresentado na nova série.

Para ficar claro, é aqui que o personagem aparece em tela pela primeira vez nos cinemas (1977), embora seja o quarto filme da cronologia principal. Nos outros dois filmes da trilogia clássica, O Império Contra-Ataca e O Retorno do Jedi, Obi-Wan aparece como “fantasma da Força” nos filmes, sendo uma bússsula moral para o desenvolvimento de Luke Skywalker.

O que você precisa saber pra assistir obi-wan kenobi no disney+
Obi-Wan como ‘fantasma da Força’ em Star Wars (Imagem: Reprodução)

O que esperar de novo?

Legends

Outro fator interessante em dar uma obra solo de Obi-Wan é que ele sempre foi um personagem misterioso. Muito do que foi estabelecido da vida do personagem fora dos filmes, como relacionamentos, pais e planeta de origem surgiram em livros e quadrinhos do selo Legends — que anteriormente era conhecido como Universo Expandido. Sendo assim, a produção da série pode canonizar algumas dessas informações ou simplesmente criar.

O que você precisa saber pra assistir obi-wan kenobi no disney+
Criadores da série têm nos quadrinhos uma fonte de informações gigantescas sobre o personagem (Imagem: Divulgação/Panini)

Mudança no personagem

Embora a série esteja vendendo a revanche de Kenobi e Vader, muito provavelmente esse confronto acontecerá apenas no final da temporada. Durante o decorrer da série, vamos acompanhar a fuga de Obi-Wan dos Inquisidores. Sendo assim, uma das principais características do personagem, sua diplomacia, de nada servirá. Talvez durante essa situação veremos um lado mais “malandro” do personagem, ou mais próximo da versão do Obi-Wan de Alec Guinness.

O que você precisa saber pra assistir obi-wan kenobi no disney+
A reclusão e o período de fuga dos Inquisidores podem aproximar o Obi-Wan de McGregor da versão interpretada por Alec Guinness (Imagem: Reprodução)

Segunda temporada

Embora a Diretora de Obi-Wan Kenobi, Deborah Chow, tenha comentado que desde o início do desenvolvimento, a abordagem foi de série limitada, com começo meio e fim, a presidente da Lucasfilm, Kathleen ‎Kennedy, não descartou a possibilidade de uma segunda temporada.

Nós conversamos sobre a possibilidade (de segunda temporada), principalmente porque todos se uniram e tiveram um momento incrível no set. Ewan [McGregor] se divertiu muito, assim como Hayden [Christensen].

Então, certamente, desse ponto de vista, ninguém gostaria que acabasse. Ao mesmo tempo, há a pergunta: ‘Por que faríamos isso novamente?’ Se decidirmos fazer algo mais com Obi-Wan, ‎‎teríamos que ter um motivo bom o suficiente.”

Declarou a presidente da Lucas Film.

A verdade é que, se a série cair nas graças do público, não será nenhuma surpresa alongarem essa jornada do Mestre Jedi para mais uma temporada. Por hora, tudo que sabemos é que Obi-Wan Kenobi chega ao Disney+ em 27 de maio.

Veja também

Se você animou com o tema, confira esse artigo com 5 produções de Star Wars para maratonar.

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Relacionados