5 produções para maratonar no star wars day

5 produções para maratonar no Star Wars Day

Avatar of carlos alberto jr
Que tal explorar o Star Wars Day assistindo histórias que não fazem parte da saga principal da série de filmes? Confira nossa lista!

Um trocadilho – em inglês – entre as frases “may the force be with you” (“que a força esteja com você”) e “may the 4th be with you” (“que o 4 de maio esteja com você”) eternizou definitivamente o 4 de maio no calendário dos fãs de Star Wars: é quando se celebra o dia dedicado à saga, que ficou conhecido como Star Wars Day.

A história de uma galáxia muito, muito distante começou lá em 1977, mudou o cinema e a cultura pop para sempre. Mesmo com nove filmes da saga Skywalker, composta por três trilogias, o universo de Star Wars é muito rico e com produções que vão além da história envolvendo Luke, Han Solo, Princesa Leia e Darth Vader. Confira conosco uma lista com 5 produções para maratonar nessa data tão especial.

O Mandaloriano

5 produções para maratonar no star wars day
Mando e Grogu em cena da série (Imagem: Divulgação)

Em O Mandaloriano (The Mandalorian), Din Djarin é um guerreiro solitário que trabalha como caçador de recompensas. Ele embarca numa jornada pelos territórios esquecidos da galáxia, logo após a queda do Império e antes da criação da temida Primeira Ordem. Ao longo de suas aventuras, Mando (como é conhecido) acaba conhecendo o pequeno Grogu, (vulgo Baby Yoda) que muda o rumo de seus planos.

Com referências de filmes de samurai e faroeste, O Mandaloriano é um respiro aos que já estão de saco cheio de histórias envolvendo Jedis e a família Skywalker. A série conta com duas temporadas e já tem a terceira confirmada.

Star Wars Visions

5 produções para maratonar no star wars day
Clássicos filmes de samurais são referências em alguns dos curtas de Star Wars Visions (Imagem: Divulgação)

Star Wars Visions é uma série de antologia que celebra a franquia Star Wars a partir de diferentes curtas no estilo anime. A cada episódio, um animador ou estúdio de animação japonês coloca sua lente sobre o universo criado por George Lucas, compartilhando o resultado com o público.

Veteranos como Production IG (de Psycho-Pass e Ghost in the Shell) e “novatos” como Science SARU (de Devilman Crybaby) fornecem sua própria visão da galáxia muito, muito distante. É curioso ver a obra de George Lucas, que frequentemente reconheceu a dívida de sua saga para com os filmes de Akira Kurosawa e as tradições de Jidaigeki, refeitas por estúdios japoneses.

Rogue One: Uma História Star Wars

5 produções para maratonar no star wars day
Um grupo em rebelde de Rogue One (Imagem: Divulgação)

O filme mostra a ação dos rebeldes que resultou na entrega dos projetos da Estrela da Morte à princesa Leia, ponto de partida de “Uma Nova Esperança”. Embora faça conexões com a cronologia principal, Rogue One: Uma História Star Wars (Rogue One: A Star Wars Story) é, essencialmente, um filme de guerra, diferente de tudo o que Star Wars já nos entregou ao longo dos anos no cinema.

Star Wars Rebels

5 produções para maratonar no star wars day
Animação acontece no espaço entre os Episódio III e IV da saga principal (Imagem: Divulgação)

Em uma temática semelhante a Rogue One, Star Wars Rebels foi uma série animada em 3D que seguiu a jornada de um jovem Jedi, incorporando elementos de Clone Wars. No entanto, os criadores imaginaram Rebels para ser mais um programa infantil, e muitas das mortes violentas com os sabres foram censuradas. Com quatro temporadas, a produção é ambientada 14 anos depois do Episódio III e cinco anos antes do Episódio IV.

Com foco em um pequeno grupo de personagens, o grupo de rebeldes é muito bem construído, e todos possuem arcos de evolução instigantes para continuar acompanhando o show. Além disso, Rebels também serviu para dar luz a alguns personagens que, mesmo com sua participação nos filmes, encontravam-se sempre um pouco apagados, como os líderes da Rebelião Rebelde, assim como o líder extremista Saw Guerrera, apresentado em The Clone Wars e introduzido no universo dos filmes em Rogue One.

Império dos Sonhos: A História da Trilogia Star Wars

Finalizamos nossa lista com a dica mais diferente, mas certamente a mais significativa para assistir nessa data. Império dos Sonhos: A História da Trilogia Star Wars (Empire of Dreams: The Story of the Star Wars Trilogy) nos permite conhecer como as coisas são feitas atrás das câmeras, de forma fascinante. Entretanto, o documentário em tela vai além do que simplesmente mostrar um making of da primeira trilogia de Star Wars.

Império dos Sonhos é um mergulho num grande oceano de variáveis que compõe todo o processo de produção de filmes com a magnitude de Star Wars; desde a fase embrionária, passando antes pela vida pregressa de George Lucas – o idealizador da saga – até a pós-produção, incluindo a venda de merchandising relacionada aos filmes da trilogia, ou seja, trata-se de um documentário completo e abrangente que recomendo não só para os fãs de Star Wars, mas para qualquer pessoa curiosa, que esteja interessada em descobrir algumas das facetas dessa fabulosa indústria chamada cinema.

Todas as produções indicadas acima estão disponíveis na Disney+.

Veja mais:

Agora que você tem bastante dever de casa, que tal aprender três maneiras diferentes para você assistir à saga principal de Star Wars? Confira em nosso artigo!

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Relacionados