CES 2021: Óculos inteligente Lenovo ThinkReality A3 leva realidade aumentada para as empresas

Ces 2021: óculos inteligente lenovo thinkreality a3 leva realidade aumentada para as empresas. Voltado para uso comercial, o lenovo thinkreality a3 é bastante leve e tem como destaque principal o uso fácil em ambiente de trabalho – seja conectado ao pc ou celular
Voltado para uso comercial, o Lenovo ThinkReality A3 é bastante leve e tem como destaque principal o uso fácil em ambiente de trabalho – seja conectado ao PC ou celular

O primeiro dia de CES 2021 foi marcado pelo anúncio do óculos inteligente Lenovo ThinkReality A3. O gadget compõe o portfólio deste ano de lançamentos da Lenovo, que trará produtos com o objetivo de “entregar transformação inteligente nos negócios e fornecer tecnologias mais inteligentes a mais pessoas“, como propõe a própria fabricante.

Em busca de trazer maior eficiência para empresas grandes e pequenas, além de menos tempo de inatividade, o Lenovo ThinkReality A3 ajudará a transformar o trabalho em diversos níveis do negócio. Por conta disso, a realidade aumentada vem como enorme auxílio: monitores virtuais customizados e visualização 3D aos fluxos de trabalho reforçam a eficácia da imersão para diversas áreas.

Lenovo thinkreality a3
O Lenovo ThinkReality A3 tem conexão a outros aparelhos via USB-C, na haste esquerda – do ponto de vista de quem o usa (Divulgação)

Equipados com a plataforma Qualcomm Snapdragon XR-1, dedicada especificamente a uso em visores do tipo, os óculos fazem conexão direta via USB-C a um PC ou a um smartphone da Motorola – apenas em aparelhos selecionados, ainda não revelados pela marca. Aos que estranham a parceria: há quase exatos 7 anos, a Lenovo adquiriu a fabricante de celulares, que antes pertencia ao Google.

Sem se distanciar muito dos “óculos tradicionais” em termos de peso e conforto, o Lenovo ThinkReality A3 tem dobradiças e é “leve, poderoso e versátil“, com peso de apenas 130g. Quem estiver preocupado com uso intensivo em trabalhos mais braçais, terá a opção de armação industrial, em prol de mais segurança e durabilidade. Em contraste, um uso interessante do aparelho fica por conta das áreas de trabalho como engenharia e design, onde imersão pode auxiliar muito na criação.

Ces 2021: óculos inteligente lenovo thinkreality a3 leva realidade aumentada para as empresas. Voltado para uso comercial, o lenovo thinkreality a3 é bastante leve e tem como destaque principal o uso fácil em ambiente de trabalho – seja conectado ao pc ou celular
Telas reais e virtuais, em completa integração. Esta é exatamente a proposta dos óculos inteligentes para uso dentro do escritório (Divulgação)

Por informações oficiais divulgadas à imprensa, fica claro que a proposta desde o início com o A3 é a integração ao trabalho, complementando atividades que o usuário já estiver acostumado. Tanto é que pode ajudar mesmo quem estiver sentado no setup de escritório, com possibilidade de distribuir até 5 telas de monitor virtuais ao redor. Acima do apoio do nariz, encontramos uma câmera de 8MP RGB que fornece vídeos de 1080p a quem desejar capturar, sem contar a outra dupla de câmeras (em cada quina), que rastreiam o ambiente e possibilitam a aplicação de realidade aumentada.

Ele também dispensa o uso de headset, por vir integrado com speakers e microfone, bem como a presumível otimização com ThinkPad e as estações de trabalho móveis com processadores Intel e AMD Ryzen. Graças à plataforma ThinkReality, a edição industrial do Lenovo ThinkReality A3 também servirá para execução de tarefas hands-free, com realidade mista.

“Os óculos inteligentes são parte de uma abrangente solução digital integrada da Lenovo que inclui o dispositivo de AR avançado, o software ThinkReality e os smartphones da Motorola. O ThinkReality A3 aumenta a capacidade dos trabalhadores de fazer mais – onde quer que estejam – trabalhando em espaços virtuais ou suportando a assistência remota”

Jon Pershke, Vice-presidente de Estratégia e Negócios Emergentes, do Intelligent Device Group da Lenovo

A plataforma ThinkReality, por sua vez, ajuda a acelerar a adoção da próxima geração de wearables da fabricante (os populares gadgets vestíveis), oferecendo tecnologias para auxiliar funcionários de empresas com necessidade de rotinas de trabalho inteligente. Como a Lenovo informa, com crescente ecossistema ThinkReality de hardware/software para a nuvem, “as empresas agora têm mais escolhas para o desenvolvimento e implementação de tecnologias de realidade mista para melhorar os negócios“.

O Lenovo ThinkReality A3 não é o único na lineup de lançamentos de realidade aumentada, pois há também o headset ThinkReality A6. Os recursos do A6 trazem os tradicionais sensores, além de memória expansível, guia de ondas óptico com resolução de 1080p e uma bateria removível para o uso prolongado do display móvel.

Ces 2021: óculos inteligente lenovo thinkreality a3 leva realidade aumentada para as empresas. Voltado para uso comercial, o lenovo thinkreality a3 é bastante leve e tem como destaque principal o uso fácil em ambiente de trabalho – seja conectado ao pc ou celular
Controles físicos, de acesso fácil, às funções do Lenovo ThinkReality A3 ainda são necessárias, como em todo tipo de wearable (Divulgação)

Não somente em termos de realidade aumentada, mas também vale citar que o headset Lenovo Mirage VR S3 foi outro produto desenvolvido especificamente para uso corporativo em realidade virtual. Logo, somado a ele, o Lenovo ThinkReality A3 serve como maneira de expandir o portfólio de wearables em ambientes de trabalho, firmando o investimento da Lenovo neste mercado.

Em termos de personalização, sabe-se que a parte traseira das hastes do A3 pode ser trocada por uma menor (para cabeças diferentes) e há um segundo ajuste de suporte para o nariz. Por fim, ainda não temos data específica para lançamento, mas os óculos inteligentes Lenovo ThinkReality A3 estarão disponíveis “em mercados selecionados do mundo” a partir de meados de 2021.

Curtiu o Lenovo ThinkReality A3? Conte para a gente abaixo como você gostaria de utilizá-lo no seu trabalho! Também vale a pena ficar de olho em nossa cobertura da CES 2021 durante esta semana, para novidades em primeira mão sobre os gadgets do futuro.

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário