OpenEuler: Huawei lança sistema operacional concorrente do Windows e Android

O OpenEuler da Huawei pode ser um primeiro passo para a empresa deixar a dependência dos softwares americanos

A Huawei apresentou recentemente um futuro substituto dos sistemas Android e Windows. Ainda sem muitos detalhes, a empresa anunciou o OpenEuler. Trata-se de um sistema operacional derivado do Linux CentOS, otimizado para x86 (PC com processador Intel) e ARM64 (arquitetura para smartphones, tablets e outros dispositivos móveis). 

A empresa realizou um comunicado para a imprensa apresentando alguns estágios que devem levá-la a esse objetivo. O trabalho de desenvolvimento teve início em 17 de setembro de 2019. “Após mais de três meses de preparação, a infraestrutura da comunidade openEuler foi lançada oficialmente”, ressalta. 

O sistema operacional é derivado do Linux CentOS
O sistema operacional é derivado do Linux CentOS

Os conflitos entre China e Estados Unidos podem explicar o interesse da Huawei em desenvolver seu sistema operacional. A chinesa está em busca de soluções duradouras para não ficar mais dependente de softwares americanos. 

No comunicado, o texto ainda diz que “o pacote de software fornece as versões da arquitetura ARM64 e X86, portanto, a quantidade de engenharia está além da imaginação de qualquer um. E a quantidade desses pacotes continuará aumentando.”

Portal oficial com as primeiras informações do novo sistema operacional desenvolvido pela Huawei
Portal oficial com as primeiras informações do novo sistema operacional desenvolvido pela Huawei

O Huawei OpenEuler está disponível no Gitee com dois repositórios diferentes: sendo um para o próprio código-fonte e o segundo como fonte de pacote que armazena os pacotes de software utilizados na construção do sistema operacional. Embora o site oficial esteja disponível, a Huawei ainda está trabalhando em seu desenvolvimento. A seção de membros, por exemplo, está em construção, assim como o menu de documentação. 

Ainda assim, os caminhos de download estão disponíveis no site oficial. Além disso, qualquer pessoa que esteja interessada em colaborar, pode participar dos esforços de implementação. Os contatos e outras informações oficiais podem ser consultadas no site

Embora não haja confirmação, o OpenEuler pode ser um importante concorrente para substituir o Windows em PCs e Android em smartphones e tablets. De qualquer forma, este será um novo ano para que a empresa possa se aventurar em novos caminhos, especialmente para se desvincular das soluções americanas. 

2020 ainda será um ano de muitos desafios para a O ano ainda será de desafios para a Huawei
2020 ainda será um ano de muitos desafios para a O ano ainda será de desafios para a Huawei

“A sobrevivência será nossa primeira prioridade. Para isso, precisamos permanecer dedicados, sempre colocar nossos clientes em primeiro lugar e continuar criando valor. Especificamente, vamos nos concentrar nas quatro áreas a seguir: sustentar o crescimento, melhorar nossas capacidades, otimizar nossa organização e controlar riscos”, disse Eric Xu, um dos executivos da Huawei, em comunicado aos funcionários. 

Fontes: Gizchina; OpenEuler; Notebook Check.

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine nossa Newsletter