Suporte para o Windows 7 encerra esta semana. Saiba como atualizar de graça

Windows 7 Wallpaper
A Microsoft não dará mais assistência ao Windows 7, o que, na prática, deixará os computadores desprotegidos; saiba como atualizar de graça

A partir de amanhã (14) a Microsoft irá parar de dar suporte ao Windows 7, encorajando – ou melhor, quase obrigando – usuários do sistema operacional a atualizá-lo para o Windows 10. Mas isso não é o fim do mundo, pois te deixamos por dentro de todos os problemas (e soluções!) a seguir.

O que vai acontecer?

Não haverá mais suporte técnico por parte da empresa e não haverá qualquer update de antivírus. Ou seja, seu PC será mais vulnerável a um malware, por exemplo, e isso não estará mais na conta da Microsoft. Outros aplicativos que funcionavam de maneira prioritária no Windows 7 também podem deixar de ter atualizações futuras.

Tanto no caso você ainda querer utilizá-lo como no caso de você querer mudar a versão do sistema operacional, não se preocupe: temos soluções logo abaixo.

Se eu ainda utilizar o Windows 7, o que faço?

A solução é simples e direta: atualize para o Windows 10. A versão mais barata e mais completa é a Windows 10 Home, que custa R$ 730. Porém, se você não conseguir bancar ou simplesmente não se importar com falhas internas da Microsoft, há uma outra saída bem agradável que vai te salvar essa grana.

windows 10
O Windows 10 pode não ser para o bolso de todo mundo, mas temos uma solução mais simples. (Reprodução/Microsoft)

Se você tiver perdido o período de update grátis para Windows 10 que terminou oficialmente em julho de 2016 (imaginamos ser o seu caso, por você estar lendo essa parte do guia!) e tiver instalada uma cópia original do Windows 7, 8 ou 8.1, você ainda pode fazer o mesmo update funcionar.

Seguindo uma descoberta do site americano ZDNET, o passo-a-passo é bem simples. Primeiro, vá ao site da Microsoft para baixar Windows 10 e clique em “Baixar a ferramenta agora”. Em seguida, clique no arquivo baixado e, com o pop-up, selecione “Atualizar este PC agora”.

Nas opções seguintes, basta clicar em “avançar”, “confirmar” ou opção similar – aquelas opções padrão de quem está acostumado a instalar softwares no PC. De acordo com múltiplos testes do site, a atualização funciona desde pós-2016 até a semana passada, com usuários em diferentes condições tendo sucesso imediato.

E se houver problemas com o update?

Caso a sua máquina não tenha suporte para a atualização (falta de memória, por exemplo) ou ele por algum motivo não funcione, não se preocupe. Ficar preso ao sistema operacional não é o fim do mundo.

Há grandes chances de quem ainda possui o Windows 7 como principal plataforma só utilizá-lo para cumprir funções simples, como navegar na internet e responder a emails. E ainda há exceção para softwares antigos que não são compatíveis com versões mais recentes do sistema operacional. Para estes casos, de uso mais seguro, correm-se menos riscos, porém, ainda vale ter bastante cuidado.

Podemos dar algumas dicas pontuais: utilize um antivírus que ainda seja atualizado depois do fim da vida útil do Windows 7, limpe seu computador (delete arquivos que não conheça, por exemplo) e desinstale softwares que você não utilize mais, sejam eles nativos da máquina (Flash Player, Quicktime) ou não (qualquer aplicativo que você tenha instalado depois).

Por fim, facilitando sua vida: temos um especial dedicado à segurança online que vai te ajudar nessa tarefa.

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine nossa Newsletter