Os 10 melhores filmes baseados em livros de Stephen King

It, de Stephen King
Com histórias de suspense e terror, lista traz filmes clássicos. Conheça os 10 melhores filmes baseados na obra do escritor norte-americano Stephen King

Stephen King é um escritor norte americano de 73 anos. Sua obra tem como foco contos e histórias de terror, ficção, fantasia suspense e horror sobrenatural. Seu primeiro trabalho publicado por uma editora tradicional é Carrie, de 1974, quando ele ainda era um jovem desconhecido de 27 anos. Carrie conta a história não tão agradável de uma garota que consegue mover objetos com o poder da mente. O livro fez sucesso logo de cara, em 1976 foi adaptado para o cinema (há também uma outra adaptação mais nova, de 2013).

O autor já publicou mais de 60 livros, a maioria romances de terror e suspense. No entanto, seu trabalho não se resume a ficção literária. Stephen King também é autor de mais de 200 contos, a maioria dos quais foram compilados em livros. Isso sem contar os trabalhos de não ficção que vão desde estudos, artigos e ensaios sobre literatura como até mesmo crônicas sobre beisebol.

Casa de Stephen King em Maine, nos EUA. Foto: Julia Ess via Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0.
Casa de Stephen King em Maine, nos EUA. Foto: Julia Ess via Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0.

Além disso, Stephen King também tem uma relação muito forte com o cinema, grande parte das suas obras de ficção já foram adaptadas e há ainda algumas que estão em processo de produção, como os livros A Dança da Morte e LOVE: A História de Lisey. O autor é responsável por quase 20 roteiros que produziu para o cinema (alguns deles baseados em suas próprias obras) e outros projetos em que também é co-autor, como o livro de história em quadrinhos Creepshow, de 1982.

King é um autor com uma carreira de dar inveja em qualquer um. Seus trabalhos são recebidos com muito prestígio pelo público e pela crítica, e sempre há uma produtora ou diretores interessados em adaptar seus trabalhos para o cinema. No entanto, nem todas as suas obras, incluindo suas adaptações são boas. De acordo com o Techradar, o filme Comboio do Terror, de 1986 (escrito e dirigido por Stephen King); o livro e o filme Celular, de 2006 e a série de TV Fenda No Tempo, de 1995, são terríveis. Mas, a maioria dos seus trabalhos é excelente e é desses que vamos falar nesta lista.

Conheça os 10 melhores filmes baseados em livros de Stephen King

Cemitério Maldito (1989)

Cemitério Maldito ou Pet Sematary, em inglês, conta a história de um jovem médico, Louis Creed e sua família que recém mudaram para uma casa nova em uma cidade rural no estado do Maine (estado dos EUA onde se passa a maioria das histórias de Stephen King).

A casa nova fica do lado de uma rodovia movimentada e infelizmente o gato de sua filha Rachel acaba morto atropelado por um caminhão. Um vizinho recomenda que que o gato seja enterrado em um suposto cemitério místico com poderes de ressuscitar os animais mortos e é aí que a coisa começa a ficar séria. Cemitério Maldito é um filme bem fiel ao livro, já que seu roteiro foi escrito pelo próprio autor, mas dirigido por Mary Lambert.

Jogo Perigoso (2017)

Jogo Perigoso ou Gerald’s Game, em inglês, é um filme exclusivo da Netflix com roteiro e direção de Mike Flanagan. No filme, Jessie Burlingame, interpretada por Carla Gugino, resolve apimentar a relação com seu marido, se algemando na cama na hora do sexo. No entanto, a brincadeirinha acaba dando bem errado quando seu marido sofre um ataque cardíaco e morre pelado no pé da cama. Desesperada, Carla percebe que não há absolutamente ninguém por perto para a ajudar, já que a casa fica extremamente isolada, além de lembrar que a porta está aberta e há lobos lá fora.

Carrie, a Estranha (1976)

Primeiro romance e adaptação de Stephen King, roteirizado por Lawrence D. Cohen e dirigido por Brian De Palma é uma das obras primas do autor. É uma história que expressa bem os terrores e tormentos de ser adolescente (área que o autor gosta e explora muito bem também em outros contos). O filme conta a história de Carrie, uma garota que possui poderes telecinéticos, mas não sabe lidar muito bem com isso. Indiretamente o filme discute religião, famílias muito controladoras e até mesmo feminismo.

It, a Coisa e It, Capítulo Dois (2017 e 2019)

Esta lista não estaria completa sem a segunda tentativa de adaptação do livro mais longo de Stephen King, que teve que ser dividido em dois filmes, o primeiro de 2017 (disponível na Netflix) e o capítulo dois, de 2019. Ambos os filmes foram dirigidos por Andy Muschietti e adaptados pelos roteiristas, Chase Palmer, Cary Joji Fukunaga e Gary Dauberman. A obra se passa na cidade fictícia de Derry, no estado de Maine, nos EUA, onde as crianças estão desaparecendo uma a uma. Um grupo de sete crianças se une para investigar e acabar com essa maldição: um palhaço satânico que seduz criancinhas para dentro dos bueiros e as consome.

Na Hora da Zona Morta (1983)

Na Hora da Zona Morta ou The Dead Zone, em inglês, roteirizado por Jeffrey Boam e dirigido por David Cronenberg, conta a história de um homem que acorda de um coma e percebe que tem uma capacidade psíquica exótica, capaz de prever desastres. Em uma dessas “visões” ele prevê uma tragédia avassaladora quando entra em contato com uma personalidade da política local, o futuro presidente Greg Stillson, interpretado por Martin Sheen.

Um Sonho de Liberdade (1994)

Um Sonho de Liberdade ou The Shawshank Redemption, em inglês, é um dos poucos filmes desta lista que não é de suspense ou terror. Dirigido e roteirizado por Frank Darabont, o filme foi baseado no livro Rita Hayworth e a Redenção de Shawshank e relata as experiências de um ex-banqueiro na prisão sinistra de Shawshank depois de ser preso por um assassinato que não cometeu.

Louca Obsessão (1990)

Louca Obsessão ou Misery, em inglês, um filme que narra a vida de um escritor voltando para sua casa após terminar seu livro mais recente, mas é impedido pela nevasca e acaba sofrendo um acidente de carro. O personagem, Paul Sheldon, é resgatado por uma enfermeira que se revela fã do autor. Extremamente ferido, ela o leva para sua casa nas montanhas para o ajudar a se recuperar. No entanto, a enfermeira não fica nada feliz quando descobre que o autor “matou” sua personagem preferida. Louca Obsessão é dirigido por Rob Reiner com base no roteiro de William Goldman.

Conta Comigo (1986)

Conta comigo ou Stand By Me, em inglês é um filme baseado na livro O Corpo, também é dirigido por Rob Reiner, com base no roteiro de Raynold Gideon e conta a história de quatro amigos de 12 anos, que encontram o corpo de um garoto recém desaparecido na floresta de Castlerock, no estado de Maine, nos EUA.

O Iluminado (1980)

Clássico absoluto do cinema de terror, O iluminado, ou The Shining, em inglês, dirigido e roteirizado por ninguém menos que Stanley Kubrick, responsável por inúmeros outros clássicos como 2001 — Uma Odisseia no Espaço, Laranja Mecânica e De olhos bem fechados, é um filme que, infelizmente não agradou o autor da obra original. No entanto, foi muito bem recebido pelo público e até hoje é um dos principais objetos de estudo de cineastas e estudantes de cinema, por conta da sua genialidade técnica e originalidade da obra.

O Iluminado acompanha a história de Jack Torrance um escritor e alcoólatra que é contratado para tomar conta de um hotel gigante rodeado de muita neve e que só abre as portas para clientes no verão. Jack se muda para o hotel desabitado com sua esposa e filho. O trabalho de Jack e o hotel assombrado deixam Jack perturbado da cabeça até coisas bem estranhas começarem a acontecer. 

O Nevoeiro (2007)

O Nevoeiro ou The Mist, em inglês é um dos meus preferidos dessa lista, também dirigido por Frank Darabont (Um Sonho de Liberdade) é uma das obras primas de suspense de Stephen King que envolve monstros e criaturas misteriosas que aparecem nessa névoa mais misteriosa ainda.

A história cobre uma família de uma pequena cidade do estado de Maine, nos EUA que tem sua casa danificada por uma chuva violenta. Pai e filho são obrigados a ir a um mercado na cidade para comprar os equipamentos para consertar a casa, mas são surpreendidos por uma névoa extremamente espessa e perigosa. Presos no supermercado, junto com mais todos os outros que também estavam no local, eles descobrem que a névoa era definitivamente de outro mundo.


É importante lembrar que esta lista não está organizada em ordem de melhor para o pior, mas é uma lista com as 10 melhores adaptações das histórias de Stephen King. Não há como separar os melhores e os piores, todos os filmes possuem suas particularidades e assim como tudo, é uma questão de gosto. 

Mas e para você, qual é a melhor adaptação de Stephen King para o cinema? Sentiu falta de um filme nesta lista? Deixa pra gente nos comentários!

Fonte: Techradar.

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine nossa Newsletter