Os 20 jogos mais vendidos da década

Os 20 jogos mais vendidos da década
Franquia Call of Duty tem o maior número de jogos na lista dos mais vendidos da década, mas GTA V continua na liderança

Você imagina quais foram os games que mais venderam na década passada? Pode parecer exagero, mas acredite: dos 20 títulos da lista, 10 são da franquia Call of Duty, mostrando uma superioridade tremenda em gêneros de ação.

As vendas referentes aos jogos são contadas principalmente levando em consideração o mercado norte-americano, mas também representam o sucesso mundial dos mesmos. A lista está em forma decrescente, ou seja, do mais vendido ao menos:

Grand Theft Auto V

GTA V se tornou o jogo mais bem sucedido comercialmente de todos os tempos nos EUA (Foto: Divulgação)
GTA V se tornou o jogo mais bem sucedido comercialmente de todos os tempos nos EUA (Foto: Divulgação)

Sendo um dos jogos mais bem-sucedidos não só da década de 2010, mas de toda a indústria de videogames, o Grand Theft Auto V foi lançado originalmente em 2013 e já vendeu mais de 100 milhões de cópias.

Com o feito, o GTA V se tornou a mídia mais lucrativa de todos os tempos segundo o Game Industry, levando em consideração filmes, livros e outros produtos de entretenimento. Seus lucros chegam “na casa” dos 6 bilhões de dólares.

Call of Duty: Black Ops

De todos os games de Call of Duty, o primeiro Black Ops foi o mais bem sucedido comercialmente da década passada (Foto: Divulgação)
De todos os games de Call of Duty, o primeiro Black Ops foi o mais bem-sucedido comercialmente da década passada (Foto: Divulgação)

Os jogos da série Call of Duty são os que mais aparecerão nessa lista, praticamente monopolizando em número de vendas dos jogos da década de 2010. Black Ops, lançado originalmente em 2010 para Xbox 360, PS3 e PC e vendeu cerca de 30 milhões de cópias em um período de 3 anos. Mesmo não sendo considerado dos melhores FPS lançados, o game é competente e demonstra a “força” que a série tem.

Call of Duty: Black Ops II

Call of Duty Black Ops II foi elogiado por pegar a fórmula do anterior e melhorar onde importava (Foto: Reprodução)
Call of Duty Black Ops II foi elogiado por pegar a fórmula do anterior e melhorar onde importava (Foto: Reprodução)

Com o primeiro Black Ops vindo em segundo lugar como o mais bem-sucedido da década passada, não é uma grande surpresa que este apareça em terceiro lugar. Os últimos números coletados para essa matéria apontam que ele vendeu cerca de 29 milhões de cópias.

Black Ops II se passa entre 1980 e 2025, durante o final da Guerra Fria e em uma fictícia segunda guerra fria. Com bons gráficos e uma boa jogabilidade, o consenso entre os críticos é de que Black Ops II é um exemplo de como pegar os pontos do jogo anterior e melhorá-los para uma experiência mais imersiva.

Call of Duty: Modern Warfare 3

O game foi criticado pela história confusa e a semelhança com os antecessores. No entanto, Modern Warfare 3 é mais um game que mantém a essência dos Call of Duties e prova a força comercial da série (Foto: Reprodução)
O game foi criticado pela história confusa e a semelhança com os antecessores (Foto: Reprodução)

Chamado na época de seu lançamento como o “melhor Call of Duty já lançado”, o Modern Warfare 3 fez um sucesso estrondoso e chega a impressionar os fãs da franquia ao aparecer apenas em quarto entre os games que mais fizeram sucesso na década passada.

O game vendeu cerca de 29 milhões de cópias, sendo praticamente o mesmo que o Black Ops II. Além disso, ganhou vários prêmios e é, até hoje, um dos favoritos dos fãs.

Call of Duty: Black Ops III

Black Ops III é considerado mais um excelente game da série Call of Duty. Não traz muitas novidades, mas mantém o que foi bom nos anteriores (Foto: Reprodução)
Black Ops III não traz muitas novidades, mas mantém o que foi bom nos anteriores (Foto: Reprodução)

Lançado em 2015, o Call of Duty: Black Ops III trouxe uma história um pouco mais densa quando comparado aos outros, mas em termos de gameplay trouxe a boa e velha mecânica que os fãs amam.

Sem dados oficiais divulgados das vendas totais, a Activision apenas emitiu um comunicado dizendo que este foi um dos games mais bem sucedidos comercialmente da oitava geração de videogames, além de que ele vendeu na primeira semana cerca de 7 milhões de cópias. Uma verdadeira mina de ouro para a publisher! No entanto, a estimativa é que o game tenha vendido cerca de 26 milhões de cópias.

Call of Duty: Ghosts

Call of Duty: Ghosts foi elogiado pelo excelente multiplayer, apesar de criticado pela falta de inovação. O desfecho também é considerado decepcionante (Foto: Reprodução)
Call of Duty: Ghosts foi elogiado pelo excelente multiplayer, apesar de criticado pela falta de inovação (Foto: Reprodução)

Mais um game da série na lista, o Ghosts te coloca na pele de Logan Walker e de Elias Walker, sendo este último o primeiro personagem não-humano a ser jogável em um Call of Duty.

O modo multiplayer trouxe novas mecânicas, trazendo mais áreas para serem destruídas. No entanto, o game recebeu notas mistas para positivas da mídia, em geral, criticando a pouca inovação do título em relação ao modo single player.

Red Dead Redemption II

 Mais um gigantesco sucesso da Rockstar, especula-se que Red Dead Redemption II estaria posições acima na lista caso tivesse sido lançado no início da década de 2010 (Foto: Reprodução)
Mais um gigantesco sucesso da Rockstar, especula-se que Red Dead Redemption II estaria posições acima na lista caso tivesse sido lançado no início da década de 2010 (Foto: Reprodução)

Saindo um pouco da “maratona” Call of Duty, o Red Dead Redemption II é mais um game desenvolvido pela Rockstar.

Lançado em 2018, pouco menos de dois anos foram necessários para ele entrar nessa lista, chegando a casa de 25 milhões em apenas um ano. Mais recentemente foi lançada também uma versão para PC, “turbinando” ainda mais as vendas do game.

Call of Duty: WWII

Os 20 jogos mais vendidos da década
World War II foi bastante elogiado por ter todos os elementos de sucesso da série e ser bom em todos os pontos: história, gráficos e gameplay (Foto: Reprodução)

Voltando para os vários Call of Dutys, o World War II retorna as origens da franquia e coloca o jogador batalhando no cenário europeu.

Com boas histórias e um modo multiplayer bastante frenético, o Call of Duty World War II é mais um game da série que entra para lista dos mais bem sucedidos comercialmente da década passada, com a estimativa de 20 milhões de cópias.

Call of Duty: Black Ops 4

Na época de lançamento, o game foi criticado pelo uso das microtransações para obter algum tipo de vantagem no jogo, sendo consideradas caras e oferecendo pouco retorno (Foto: Reprodução)
O game foi criticado pelo uso das microtransações para obter algum tipo de vantagem no jogo, sendo consideradas caras e oferecendo pouco retorno (Foto: Reprodução)

Sendo o primeiro jogo da série a não ter uma campanha single-player, Black Ops 4 ficou famoso pelo modo multiplayer ser bastante completo e é bastante elogiado nesse sentido. O game chegou a render cerca de 1 bilhão de dólares pouco mais de um mês após seu lançamento.

Minecraft

Minecraft é um fenômeno em popularidade, se desmembrando em vários subjogos (Foto: Reprodução)
Minecraft é um fenômeno em popularidade, se desmembrando em vários subjogos (Foto: Reprodução)

Não surpreendendo ninguém, Minecraft é um fenômeno principalmente entre as crianças, sendo uma espécie de “Lego virtual” onde as pessoas montam suas construções com blocos. Seu lançamento original foi em 2009.

Call of Duty: Advanced Warfare

Este foi considerando um grande avanço perante os outros jogos na época de seu lançamento, apresentando uma história inovadora, coerente, e um ótimo modo multiplayer (Foto: Reprodução)
Este foi considerando um grande avanço perante os outros jogos na época de seu lançamento (Foto: Reprodução)

Voltando aos (vários) Call of Dutys, o Advanced Warfare é mais um COD onde os jogadores entram nas batalhas com roupas futuristas dentro do cenário da segunda guerra mundial. Apesar de apresentar poucas novidades para a fórmula da série, ele é mais um game que rendeu baita sucesso comercial.

Call of Duty: Modern Warfare

Call of Duty Modern Warfare foi o game que mais arrecadou lucros em dezembro de 2019 (Foto: Reprodução)
Call of Duty Modern Warfare foi o game que mais arrecadou lucros em dezembro de 2019 (Foto: Reprodução)

O primeiro Modern Warfare foi lançado em 2007 e mesmo 13 anos depois ele continua sendo muito popular. Em 2019 houve um novo game com o mesmo nome, mas não sendo necessariamente remake, e sim um “soft reboot” com elementos do game original, mas indo em uma “nova direção”.

Elder Scrolls V: Skyrim

The Elder Scrolls V: Skyrim é conhecido pela riqueza de conteúdo (Foto: Reprodução)
The Elder Scrolls V: Skyrim é conhecido pela riqueza de conteúdo (Foto: Reprodução)

Lançado em 2011, Skyrim ficou conhecido pela quantidade bem absurda de side-quests, que são as missões alternativas desnecessárias para completar o modo principal. Muitos jogam o game por meses ou até mesmo anos, e não conseguem completar tudo que o título oferece. Além disso, sua popularidade fez com que o game aparecesse em diversos dispositivos e foi lançado para as mais variadas plataformas.

Mario Kart 8

Mario Kart 8 continua a sub-série mais famosa do bigodudo italiano que teve suas origens no Super Nintendo (Foto: Reprodução)
Mario Kart 8 continua a sub-série mais famosa do bigodudo italiano que teve suas origens no Super Nintendo (Foto: Reprodução)

O lendário bigodudo da Nintendo é uma verdadeira “mina de ouro” para a Big N e o Mario Kart 8 lançado para o Nintendo Switch entra para um dos jogos mais bem sucedidos comercialmente da década.

Mantendo a excelência da série, este é um dos games mais populares do Nintendo Wii U (onde originalmente foi lançado), sendo o mais vendido de todo o console, e também “não fez feio” no Switch.

Call of Duty: Infinite Warfare

Call of Duty Infinite Warfare foi bem sucedido comercialmente, mas assim como outros da lista foi criticado pela falta de inovação (Foto: Reprodução)
Call of Duty Infinite Warfare foi bem sucedido comercialmente, mas assim como outros da lista foi criticado pela falta de inovação (Foto: Reprodução)

Infinite Warfare recebeu boas críticas da mídia, apesar de não estar entre os games mais bem sucedidos da série nesse quesito. O consenso é que há uma excelente campanha para o modo de um jogador, enquanto o multiplayer já foi visto com menos entusiasmo por ser um pouco “mais do mesmo”. Apesar disso, ele é mais um game que “vendeu feito água” e está entre os mais bem-sucedidos da década passada.

Battlefield 1

Apesar do nome, o Battlefield 1 é o décimo quinto jogo da série (Foto: Reprodução)
Apesar do nome, o Battlefield 1 é o décimo quinto jogo da série (Foto: Reprodução)

E um outro FPS bastante popular (finalmente!) aparece na lista. O Battlefield 1 se passa durante a primeira guerra mundial e foi bem aclamado pelo público e a mídia, sendo considerado uma grande evolução perante os games anteriores da série, tanto no modo para um jogador quanto no multiplayer. Rendendo grande sucesso comercial, o game vendeu cerca de 15 milhões de cópias.

Battlefield 4

Battlefield 4 foi bastante elogiado pelo gameplay, mas sua história foi criticada por ser previsível (Foto: Reprodução)
Battlefield 4 foi bastante elogiado pelo gameplay, mas sua história foi criticada por ser previsível (Foto: Reprodução)

Battlefield 4 é mais um jogo da série que tem todos os elementos do sucesso: aviões, tanques, helicópteros e “pancadaria generalizada”, além de um excelente modo single player e outro multiplayer também.

Destiny

Destiny rendeu grande sucesso, mas teve recepções mistas dos críticos, com alguns elogiando bastante sua qualidade técnica, enquanto outros argumentaram que ele era um pouco repetitivo (Foto: Reprodução)
Destiny rendeu grande sucesso, mas teve recepções mistas dos críticos, com alguns elogiando bastante sua qualidade técnica (Foto: Reprodução)

Outro game da Activision, o Destiny entra para a lista como um dos jogos mais bem sucedidos comercialmente da geração passada. Lançado em 2014, a publisher disse que este foi o lançamento mais bem-sucedido de uma nova franquia de toda a história da empresa. Recebendo boas notas também da mídia, o game acabou recebendo uma sequência que melhorava ainda mais os pontos do game original.

The Legend of Zelda: Breath of the Wild

The Legend of Zelda Breath of The Wild é um marco na franquia por ser uma espécie de reboot, tanto em termos de história quanto de gameplay (Foto: Reprodução)
The Legend of Zelda Breath of The Wild é um marco na franquia por ser uma espécie de reboot, tanto em termos de história quanto de gameplay (Foto: Reprodução)

Revolucionando a franquia Zelda, que seguia mais ou menos a mesma fórmula desde Ocarina of Time do Nintendo 64, o Breath of the Wild é um dos jogos mais bem sucedidos do Nintendo Switch e Wii U. Foram cerca de 15 milhões de cópias vendidas, se tornando o Zelda mais rentável da história.

Star Wars Battlefront

Star Wars Battlefront é um reboot do jogo homônimo lançado em 2007 (Foto: Reprodução)
Star Wars Battlefront é um reboot do jogo homônimo lançado em 2007 (Foto: Reprodução)

Um dos games mais aguardados de 2015 também rendeu um grande sucesso comercial e entra para essa lista dos 20 jogos mais bem-sucedidos da década de 2010. Apesar disso, Star Wars Battlefront recebeu críticas negativas pela falta de conteúdo, já que a ideia dos desenvolvedores era focar nos jogadores casuais.

Impressionante o feito do Call of Duty, não é? Deixe nos comentários qual jogo da franquia você já jogou.

Fonte: Pocket-Lint

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine nossa Newsletter