Os 20 melhores filmes de 2021 até agora

Os 20 melhores filmes de 2021 até agora
Incluindo títulos indicados e ganhadores ao Oscar 2021, confira a lista de melhores produções lançadas no primeiro semestre deste ano

Entramos oficialmente no segundo semestre do ano e possivelmente uma pergunta já deve ter surgido entre os cinéfilos: quais são os melhores filmes de 2021 até agora? O cinema mundial teve de se adaptar e atender a novas demandas após a pandemia de COVID-19 no início de 2020. Consequentemente, diversos filmes adiaram — alguns até mais de duas vezes — e isso afetou diretamente no lançamento dos títulos.

A exemplo, Viúva Negra tinha a primeira data de estreia marcada para abril de 2020. No entanto, o longa-metragem só ficou disponível para os fãs da superheroína da Marvel na segunda semana de julho de 2021. Dessa mesma maneira, Jurassic World: Dominion teve sua produção paralisada e agora só deve ser lançado em 2022.

Ao verem a oferta de filmes do mainstream — isto é, os blocksbusters, os filmes populares, os mais aguardados, de grandes produtoras –, os amantes de cinema questionaram e até consideraram como fracas as escolhas feitas pelas principais premiações de cinema, como o enorme Oscar deste ano que, por sua vez, teve mais representação do cinema independente.

Nomadland - os 20 melhores filmes de 2021 até agora
Nomadland, filme independente com Frances McDormand, foi inteiramente produzido em 2020, durante a pandemia de COVID-19, e levou três estatuetas no Oscar deste ano, incluindo as categorias principais. (Imagem: Nomadland/Reprodução)

Em relação a esse último ponto, primeiro de tudo, é importante entender que existe uma complicada logística por trás de uma estreia de uma produção. Ter mais filmes independentes não se iguala a más escolhas, assim como não é garantido que todo filme de um grande nome da indústria será perfeito. A realidade é que todas as produtoras, da menor à maior, passaram por algum empecilho para realizar seus projetos durante o ano de 2020. E isso, dificulta, mas não obrigatoriamente invalida a trama de um filme. Até porque não é à toa que Nomadland, uma produção com apenas dois atores, por exemplo, ganhou a estatueta de Melhor Filme, Melhor Direção e Melhor Atriz no Oscar 2021.

Aos poucos cresce o número a favor do combate à pandemia, as equipes estão retomando os trabalhos como podem. 2021 pode ser considerado como um ano de transição e adaptação em diversos aspectos, e isso não seria diferente na indústria do cinema. Nos últimos seis meses, vários filmes ganharam o holofote pelas suas qualidades. Pensando nisso, reunimos uma lista dos mais aclamados entre a comunidade e a crítica especializada.

Conheça o melhor do cinema em 2021

Luca - os 20 melhores filmes de 2021 até agora
Luca, da Disney e Pixar, é um dos destaques de 2021. (Imagem: Disney/Pixar/Divulgação)

A seguir, você encontra um panorama dos filmes em 2021, sem ordem de preferência. Da comédia ao drama, esses são os melhores lançamentos do ano até o momento, segundo o ranking de sites que usam a nota dada pelos próprios espectadores e indicações especiais pontuadas pela crítica especializada.

É possível observar que alguns trailers estão datados em 2020. Isso se dá por conta do início ou parte de sua divulgação que, como mencionamos anteriormente, foi diretamente afetada pela pandemia. Até mesmo há tópicos desta lista que já são bem conhecidos, mas eles têm o seu valor. Além disso, visando a futura temporada de premiações, essa é uma ótima forma de ir se aquecendo com a maratona de alguns títulos inéditos. Confira a lista:

Judas e o Messias Negro

Começando com um dos destaques do Oscar 2021, Judas e o Messias Negro deu ao ator Daniel Kaluuya o prêmio de Melhor Ator Coadjuvante pela interpretação de Fred Hampton, líder dos Panteras Negras, uma organização revolucionária dos Estados Unidos. O filme retrata o passo a passo de Willian O’Neal, um infiltrado do FBI, nas ações do grupo. A drama é forte e aborda tópicos da atualidade extremamente relevantes.

Onde assistir: HBO Max (estreia no dia 30 de julho)

Shiva Baby

Shiva Baby é uma co-produção do Canadá com os Estados Unidos e dirigido por Emma Seligman. A comédia retrata a ida de Danielle, uma jovem universitária judia e bissexual, a uma série de encontros durante uma shivá, que é um período de luto no judaísmo. Cheio de humor ácido, o filme une os tópicos de relacionamento, religião e sexo em uma trama sarcástica.

Onde assistir: MUBI.

MLK/FBI

MLK/FBI reúne imagens da investigação federal de Martin Luther King, ícone da luta negra nos Estados Unidos, durante o período de 1955 até 1968. O documentário analisa a maneira como as autoridades pressionaram o ativista na época. Esse é um dos principais nomes do ano, então fique de olho!

Onde assistir: ainda indisponível para as plataformas de streaming.

Luca

Seguindo a tradição de ‘fazer filmes de animação para adultos’ como bem sabemos, Luca é uma narrativa simples e tocante sobre a amizade improvável entre dois garotos que vivem na costa da Itália como monstros aquáticos. Suas aventuras começam quando o protagonista, Luca, decide visitar a cidade e conhecer as práticas humanas. Essa é uma história particularmente especial porque ela transmite sensações diferentes para cada espectador, do mais jovem ao mais velho. No entanto, esse é mais um acerto da Pixar em abordar visões de mundo por meio de personagens tão adoráveis quanto estes. Muito provavelmente será um dos indicados ao Oscar 2022.

Onde assistir: Disney+.

Summer of Soul (…ou, Quando A Revolução Não Pôde Ser Televisionada

Summer of Soul é um dos documentários mais aclamados do ano até o momento. A produção aborda o Harlem Cultural Festival, de 1969, e traz diversos nomes lendários da música, como Steve Wonder, além de descrever as polêmicas e o impacto sociopolítico e cultural do evento.

Onde assistir: Hulu.

The Reason I Jump

Baseado no livro homônimo de Naoki Higashida, The Reason I Jump restrata diversas experiências imersivas mostrando como pessoas autistas que não falam se comunicam e reagem com as pessoas ao redor do mundo.

Onde assistir: ainda indisponível para as plataformas de streaming.

Um Lugar Silencioso – Parte II

Após ter sua estreia adiada no ano passado, Um Lugar Silencioso – Parte II finalmente foi lançado para o público. A família do primeiro filme retorna nessa sequência em que precisam enfrentar novos obstáculos para sobreviverem. Nova produção de John Krasinski surpreendeu os fãs tanto quanto no primeiro filme.

Onde assistir: Redes brasileiras de cinema.

A Voz Humana

A Voz Humana é o primeiro curta-metragem em inglês do famoso diretor espanhol Pedro Almodóvar. Com a lendária Tilda Swinton no papel principal. A produção conta a história peculiar de uma mulher que, ao lado de seu cachorro, aguarda o retorno do marido que a abandonou.

Onde assistir: ainda indisponível para as plataformas de streaming.

Em Um Bairro de Nova York

Com Lin-Manuel Miranda, Em Um Bairro de Nova York é mais um musical da Broadway adaptado para os cinemas e muito aguardado pelos seus fãs. A trama conta a história de um rapaz que vive no subúrbio de Nova York e sonha em ter melhores condições de vida.

Onde assistir: HBO Max (estreia no dia 23 de julho) / Redes brasileiras de cinema.

Meu Pai

Meu Pai é um retrato cortante sobre a rotina monótona de um idoso que está sob os cuidados de sua filha na Inglaterra. Com o filme, Anthony Hopkins ganhou o Oscar 2021 de Melhor Ator. Imperdível!

Onde assistir: Amazon Prime Video / NOW.

Holler

Holler é uma produção independente que conta a história de uma jovem que deseja ir para a faculdade, mas precisa passar por empecilhos que a farão questionar seu futuro e sua família. Jessica Barden está no elenco como protagonista do longa-metragem.

Onde assistir: ainda indisponível para as plataformas de streaming.

A Família Mitchell e a Revolta das Máquinas

Filme de animação inédito da Netflix é puro entretenimento. A Família Mitchell e a Revolta das Máquinas aborda uma viagem de uma família estranha que, após robôs atacarem os humanos, vão precisar salvar todos da maneira mais cômica possível.

Onde assistir: Netflix.

Riders of Justice

Da mente de Anders Thomas Jensen, Riders of Justice é um filme com o ator Mads Mikkelsen, que retrata os passos de Markus, um militar traumatizado que precisa cuidar da filha após a mãe dela sofrer um acidente de trem. No entanto, ele descobre que existe muito mais acontecimentos por trás da morte de sua esposa.

Onde assistir: ainda indisponível para as plataformas de streaming.

Juntos, Mas Separados

Juntos, Mas Separados conta a história de Matt, um solteiro de 40 anos, que contrata Anna para ser barriga de aluguel. Os dois acabam descobrindo o interesse mútuo em uma relação inesperada. A comédia lida com o amor e a conexão entre os personagens.

Onde assistir: ainda indisponível para as plataformas de streaming.

Minari – Em Busca da Felicidade

Destaque no Oscar deste ano, Minari – Em Busca da Felicidade aborda a chegada de uma família coreana para os Estados Unidos nos anos 80 e como eles se mantêm vivendo no campo. A obra é inspirada na história de vida do diretor Lee Isaac Chung que, na trama, é representado por um dos filhos do casal principal.

Onde assistir: ainda indisponível para as plataformas de streaming.

Raya e o Último Dragão

Raya e o Último Dragão é a história da nova princesa da Disney. Vivendo no mundo fantasioso de Kumandra, Raya precisa enfrentar inimigos para acabar com uma maldição que alastrou o seu povo e está a caminho de tomar todos os outros.

Onde assistir: Disney+.

Saint Maud

Conhecida pelos filmes de terror, a produtora A24 estreia mais um título. Saint Maud retrata uma jovem enfermeira que desenvolve uma estranha obsessão por uma dançarina aposentada que está sob seus cuidados.

Onde assistir: NOW.

Duas Tias Loucas de Férias

Quem não ama um filme “pastelão”, certo? Em 2021, o destaque é Duas Tias Loucas de Férias, filme produzido pelos mesmos responsáveis por Missão Madrinha de Casamento. Na trama, duas mulheres saem de sua cidade pela primeira vez para a viverem as experiências que sempre sonharam.

Onde assistir: ainda indisponível para as plataformas de streaming.

Quo Vadis, Aida?

Indicado ao Oscar 2021, Quo Vadis, Aida? conta a história de uma professora que trabalha como tradutora para a ONU durante a Guerra da Bórnia. Enquanto tenta auxiliar sua comunidade, ela luta para salvar também sua própria família.

Onde assistir: NOW.

Gunda

Produzido por Joaquin Phoenix, o ator de Coringa, Gunda é um documentário que aborda a vida de um porco, duas vacas e uma galinha sob o espectro social do veganismo.

Onde assistir: ainda indisponível para as plataformas de streaming.

Veja também:

Confira mais conteúdos sobre cultura no Showmetech, como a nossa seleção das melhores séries de drama adolescente dos anos 2000.

Fontes: IMDb | Rotten Tomatoes.

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário