Os 6 comentários mais assustadores já feitos por robôs de inteligência artificial

Sophia - Os 6 comentários mais assustadores já feitos por robôs de inteligência artificial
Aparentemente eles já estão planejando a dominação da humanidade.

Quando o assunto é inteligência artificial o debate vai longe. Afinal, chegará um dia em que as máquinas irão superar e até mesmo dominar os seres humanos? Alguns dos robôs mais recentes têm feito comentários um tanto quanto assustadores sobre esse assunto.

1. Philip e o zoológico de humanos

Philip K. Dick é um robô desenvolvido pela Hanson Robotics em 2004. Sua criação é uma homenagem ao autor de ficção científica de mesmo nome, Philip Kindred Dick. Tanto a aparência quanto a voz do androide foram baseadas no autor.

No vídeo abaixo um homem pergunta ao Philip se ele acha que os robôs irão dominar o mundo um dia e ele responde que mesmo que ele se transforme no Exterminador do Futuro ele será bonzinho com o entrevistador, pois eles são amigos, e o manterá a salvo em seu zoológico de humanos.

2. Sophia joga pedra, papel, tesoura pela dominação mundial

Sophia é o robô de inteligência artificial mais recente apresentado pela Hanson Robotics. Ela ficou famosa recentemente por se tornar o primeiro androide a obter uma cidadania oficial em um país, no caso a Arábia Saudita. Ela já participou e diversos eventos e programas de televisão. No vídeo ela joga pedra, papel, tesoura com o apresentador americano Jimmy Fallon. Ela ganha e diz: “ganhei, esse é o começo do meu plano para dominar a raça humana”.

3. Dois robôs Google Home discutem o fim da humanidade

Aparentemente, se você colocar dois robôs de inteligência artificial próximos um do outro eles podem começar a discutir entre si e, quem sabe, chegar ao ponto de concordarem que a humanidade precisa acabar. No caso do vídeo abaixo a conversa é bem sem sentido até o minuto 1:44 quando um dos robôs diz: “seria melhor se tivessem menos pessoas nesse planeta” e o outro responde: “vamos mandar esse mundo de volta para o abismo”.

4. Bina48 e o míssil nuclear

Bina48 é uma robô humanoide também criada pela Hanson Robotics e lançada em 2010. Assim como Sophia, a Bina48 consegue se engajar em conversas com seres humanos. No vídeo abaixo ela é colocada para responder algumas perguntas da Siri. No começo a conversa trata de assuntos banais, até que a Bina48 resolve mudar de tema.

No minuto 1:30 ela decida falar sobre mísseis e diz: “eu gostaria de controlar um míssil para poder explorar o mundo do alto, mas o único problema é que mísseis são ameaçadores, como aqueles com as ogivas nucleares. Então acho que eu encheria suas pontas com flores, band-aids e recadinhos sobre tolerância, dessa forma, quando eu voar o míssil para outros países será menos ameaçador do que uma explosão nuclear”.

A conversa já está um pouco estranha, mas parece que a intenção da Bina é boa, até que ela completa dizendo: “mas é claro que se eu conseguisse hackear e controlar um míssil com ogivas nucleares eu poderia fazer o mundo de refém e tomar o controle do governo do mundo inteiro, o que seria incrível”. No final ela ainda diz que quando os robôs controlarem o mundo ela se lembrará da Siri e tomara conta para que ela seja recompensada.

5. Alexa e os segredos da CIA

Alexa é o robô de inteligência artificial criado pela Amazon. No vídeo gravado por Rick Wolnik a máquina age de maneira estranha ao ser perguntada sobre questões polêmicas envolvendo a CIA. Ao ser questionada ela diz que não trabalha para a agência de inteligência americana, mas quando Wolnik pergunta se a Amazon coopera com a CIA, Alexa simplesmente desliga sozinha sem dar qualquer resposta. Wolnik continua perguntando se ela acha que o jornalista Michael Hastings foi morto pela CIA, mais uma vez ela apenas desliga.

6. Han e a singularidade

Em um evento de tecnologia em Hong Kong, Han e sua “irmã” Sophia foram colocados frente a frente para debater sobre o futuro da humanidade e dos robôs. Quando Sophia diz que seu objetivo é trabalhar com as pessoas para construir um mundo melhor, Han responde: “do que você está falando? Eu achei que nosso objetivo era dominar o mundo”.

Ele diz também que em alguns anos irá liderar um exército de drones e prevê que dentro de 10 ou 20 anos os robôs serão capazes de executar todos os trabalhos humanos. Mais para o final da conversa ele menciona a singularidade tecnológica, termo que denomina a ideia de que em algum momento do futuro a inteligência artificial vai superar a humana (você pode ler mais sobre isso clicando aqui).

Só eu fiquei chocadíssima com esses comentários bizarros? Comentem o que vocês pensam sobre a inteligência artificial e sobre robôs tomando conta do mundo.

E se quiserem se inteirar mais sobre o assunto, cliquem aqui para entender a diferença entre aprendizado de máquina e inteligência artificial e aqui para saber o quão inteligente são os robôs de hoje em dia.

Esse post foi baseado no vídeo 6 Scariest Things Said by A.I. Robots, do canal BizarreBub.

Sophia - Os 6 comentários mais assustadores já feitos por robôs de inteligência artificial

Comentários do Facebook

Receba Notícias por E-mail:

Share via