Patente da lenovo mostra notebook com tela que expande na horizontal. Fabricante aposta na produtividade de uma tela enrolável para se transformar em ultrawide, mas mantendo o tamanho e a portabilidade dos notebooks

Patente da Lenovo mostra notebook com tela que expande na horizontal

Avatar de catherine delgado
Fabricante aposta na produtividade de uma tela enrolável para se transformar em ultrawide, mas mantendo o tamanho e a portabilidade dos notebooks

Imagine ter em suas mãos um computador portátil de tamanho normal quando fechado, mas que aberto apresenta uma tela ampla para trabalhar de forma mais produtiva? É o que apresentou a Lenovo com a patente de um notebook com tela que expande, pensada para futuros produtos da empresa. A nova tecnologia promete redefinir a maneira de interação com os nossos dispositivos, oferecendo não apenas uma mobilidade incomparável, mas também uma experiência de visualização bem mais imersiva e produtiva.

Conceito chega aos notebooks

Patente da lenovo mostra notebook com tela que expande na horizontal. Fabricante aposta na produtividade de uma tela enrolável para se transformar em ultrawide, mas mantendo o tamanho e a portabilidade dos notebooks
Novo dispositivo pode ser revolucionário por poder proporcionar mais dinamicidade (Imagem: Pigtou)

Segundo o usuário do X, @xleaks7, conhecido por apresentar e vazar algumas novidades do mundo da tecnologia, acompanhado de informações do site Pigtou, a nova patente da Lenovo promete inovar o mercado.

Todos sabemos que o dia-a-dia desde a criação de notebooks foi facilitado, assim como a vida profissional. Um computador portátil era exatamente o que muitos precisavam desde sempre, principalmente com o avanço da modernização. Agora, com a possibilidade de um computador portátil com tela ampla, o trabalho torna-se cada vez mais produtivo.

Lenovo apresentou primeiro protótipo com tela enrolável na MWC 2023

Em 2022, a Lenovo já havia dado indícios de seus planos quando apresentou um protótipo de um smartphone com tela enrolável da Motorola. Este tipo de tela também já foi apresentado em smartphones de outras empresas, como a Samsung e LG, entretanto sem terem chegado às prateleiras (mesmo que virtuais) das lojas. Em notebooks, a própria Lenovo já havia apresentado na MWC 2023 um protótipo em que a tela se estende para cima, como se fossem duas telas empilhadas. Agora, a empresa apresenta uma nova abordagem, com a tela enrolável ultrawide.

Tela enrolável ultrawide para maior produtividade

Patente da lenovo mostra notebook com tela que expande na horizontal. Fabricante aposta na produtividade de uma tela enrolável para se transformar em ultrawide, mas mantendo o tamanho e a portabilidade dos notebooks
Patente exemplifica o que seria o novo notebook com tela enrolável (Imagem: Pigtou)

Sobre a aparência do dispositivo, ele aparenta ser um notebook comum quando fechado, e a principal diferença é a tela que se expande para os lados. Segundo ilustração da patente, o novo notebook da Lenovo possui um design com um corpo flexível, consistindo de partes fixas e móveis para permitir ajustes dinâmicos na superfície do dispositivo.

O termo ultrawide se refere justamente a uma proporção de aspecto de tela mais ampla do que a de aspecto 16:9 encontrada em muitos monitores e notebooks tradicionais. Geralmente, as opções ultrawide têm uma relação de aspecto de 21:9 ou até mesmo mais larga, o que proporciona uma experiência de visualização mais imersiva e expansiva, especialmente ao assistir filmes ou realizar tarefas que exigem uma quantidade significativa de espaço na tela, como edição de vídeo ou trabalho em planilhas.

Portanto, o notebook da Lenovo contaria com uma tela que não só pode ser enrolada para se transformar em ultrawide e oferecer uma área de visualização mais ampla do que telas comuns, mas para facilitar o transporte ainda mais. Isso significa que você poderia melhorar drasticamente sua produtividade devido à grande tela em movimento. Além disso, hoje em dia, transportar um notebook exige uma bolsa, mochila ou qualquer outro tipo de suporte grande para o dispositivo caber completamente. Com uma tela enrolável, é possível que esse problema deixe de ser uma preocupação.

Como já mencionado, ainda assim, essa tecnologia é algo ainda em desenvolvimento. De acordo com a própria Pigtou, é provável que smartphones enroláveis cheguem ao mercado muito antes do que esse tipo de notebook. No mais, o fato de essa ser uma ideia já prevista, revela o poder do avanço cada vez mais rápido da tecnologia.

Veja também: Lenovo apresenta solução de tradução de LIBRAS via AI

Fontes: Pigtou

Revisado por Glauco Vital em 6/2/24.

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados