Pontos de carregamento para carro elétrico

Ache os pontos de carregamento de carro elétrico no Brasil com esse app

Avatar of letícia leite
Vai planejar uma viagem a bordo de um carro elétrico? Confira o app que te ajuda a achar pontos de carregamento espalhados pelo Brasil!

Carros elétricos andam crescendo no gosto do brasileiro, já que oferecem diversos benefícios, como ser menos poluente, mais silencioso e também ter um consumo de energia mais eficiente. Logo, não é de se surpreender que temos cada vez mais pontos de carregamento espalhados por todo o Brasil.

Dados da ABVE, a Associação Brasileira de Veículos Elétricos, mostram que o território nacional dispõe de cerca de noventa mil veículos eletrificados em circulação. Logo, novas ferramentas surgem para facilitar a vida dos motoristas que optam por esse meio de transporte. Esse é o caso do Plugshare, app que mapeia os pontos de carregamento para veículos elétricos em todo o mundo. Vamos te mostrar como ele pode ajudar na localização de um eletroposto próximo e até mesmo ser um diferencial na hora de planejar uma viagem.

Importância dos eletropostos públicos

Carros elétricos no brasil
Alguns postos no país já disponibilizam estações de carregamento para carros elétricos
Imagem: Ipiranga/divulgação

Uma das dúvidas mais comuns entre consumidores que pensam na possibilidade de adquirir um carro elétrico é o carregamento. De acordo com um estudo do National Idaho Laboratory, mais de 83% dos motoristas de veículos elétricos fazem o carregamento em casa. Em vez de passar num posto depois do trabalho ou antes de uma longa viagem, o carregamento de um carro elétrico pode ser feito durante a noite enquanto você dorme. Desta maneira, não há desperdício de tempo esperando que seu carro reabasteça ou, neste caso, recarregue.

Porém, por mais que tudo isso seja bem prático, a disponibilização de recargas públicas continua sendo de extrema importância. Se não existe um eletroposto no caminho de uma viagem com seu carro elétrico, como será possível concluí-la? Até mesmo alguns proprietários de carros elétricos acabam não tendo o carregamento doméstico disponível. Por isso, é preciso ter estações de carregamento públicas espalhadas pelo território e, para facilitar a vida do motorista, ter em mãos a ferramenta Plugshare para encontrar tais pontos de carregamento.

Como encontrar eletropostos gratuitos por perto

Você pode encontrar pelo app, disponível para Android e iOS, ou até mesmo direto no navegador, acessando o site do PlugShare. Vamos te guiar por meio do desktop, mas saiba que toda a usabilidade é bem parecida com a versão do aplicativo.

  1. Ao acessar a página web da ferramenta, o mapa será redefinido automaticamente para sua localização. A partir disso, você pode aproximar ou distanciar a visualização de acordo com os locais que deseja verificar. Logo, dê um zoom no ponto azul, que marca o local em que você está no momento, para ver todas as estações de carregamento próximas. Os pinos verdes são de Nível 2 (fornecem cerca de 240 volts de energia) e os pinos laranja são DC Fast Charging (carregamento mais rápido de qualquer estação disponível, carregando uma bateria para cerca de 80% por volta de meia hora);
Mapa do plugshare apontando as estações de carregamento próximas à localização do motorista
Mapa do PlugShare apontando as estações de carregamento próximas à localização do motorista
Imagem: PlugShare/Letícia Leite
  1. É importante saber que existem alguns tipos de plugues: a maioria deles pode parecer composto letras e números aleatórios, como J1772, CCS e ChaDeMo. Logo, você precisa saber como filtrar os plugues que se aplicam ao seu carro elétrico. Basta clicar na aba “Filtros”, localizada no lado esquerdo da tela, que os tipos de plugues aparecerão. Selecione os compatíveis com seu carro. No exemplo, selecionei o nível 2, o mais comum;
Filtros para encontrar pontos compatíveis com o seu carro
Filtros para encontrar pontos compatíveis com o seu carro
Imagem: PlugShare/Letícia Leite

Todos os carros elétricos podem usar o plugue J1772, já que é o universal para carregamentos de nível 1 e nível 2. Todas as estações de carregamento públicas de Nível 2 têm a ficha J1772. Quase todos também são compatíveis com as estações DC Fast Charging (DCFC), que utiliza o plugue CCS. Existem algumas exceções, como os veículos da Tesla.

  1. No próximo passo, você pode ver mais detalhes sobre os postos, como localização exata, horário de funcionamento, preços, provedor de rede, número de carregadores, fotos, classificações de usuários e muito mais. Para isso, clique no ponto verde que indica o posto que você pretende visitar;
Detalhes do posto de carregamento mais próximo à minha localização
imagem: plugshare/letícia leite
Detalhes do posto de carregamento mais próximo à minha localização
Imagem: PlugShare/Letícia Leite

Depois de encontrar uma estação de carregamento que pode ser útil, é preciso chegar até ela. Esse é mais um recurso interessante deste aplicativo, capaz de enviar automaticamente a navegação da estação para o seu aplicativo de mapa, como o Maps da iOS ou Google Maps.

  1. Selecione a estação de carregamento desejada e clique em “Direções”. Assim, o Plugshare oferecerá aplicativos de navegação já instalados em seu celular para levá-lo até a estação.
Plugshare provê direções até a estação de carregamento escolhida
PlugShare provê direções até a estação de carregamento escolhida
Imagem: PlugShare/Letícia Leite

As estações de recarga rápida de última geração, DC Fast Charging (DCFC), conseguem garantir carga da bateria 80% completa em cerca de 30 minutos (ao completar 80% da carga, a velocidade de carregamento é reduzida para evitar que a bateria seja danificada).

Como planejar uma viagem de carro elétrico com Plugshare?

Saber onde estão os postos ajuda muito qualquer motorista de carros elétricos, mas pode ser um verdadeiro transformador de vidas na hora de fazer planejamento de viagens. Ao utilizar esse tipo de veículo na estrada, você precisará localizar estações DCFC ou estações de carregamento de destino de Nível 2 com antecedência.

Por exemplo, digamos que você esteja planejando uma viagem interestadual, partindo do interior de São Paulo para Brumadinho em Minas Gerais. Vamos te mostrar como localizar as estações ao longo do caminho.

  1. Primeiro, selecione “Planejador de viagem” na barra de ferramentas no lado esquerdo da tela. Em seguida, selecione “Planeje uma nova viagem ”;
Postos de carregamento espalhados por todo o brasil
Postos de carregamento espalhados por todo o Brasil
Imagem: PlugShare/Letícia Leite
  1. É tudo muito instintivo: insira o endereço de partida e destino na barra que se abrirá ao lado direito. Se o endereço de destino for maior que o alcance do carro cadastrado, a viagem será dividida em segmentos para permitir uma parada de carregamento.
Paradas indicadas durante o percurso
Paradas indicadas durante o percurso
Imagem: PlugShare/Letícia Leite

Você pode selecionar a estação de carregamento indicada para ver mais detalhes, conforme mencionado anteriormente.

Cadastro do veículo elétrico no PlugShare

Para otimizar a precisão da ferramenta, é ideal cadastrar o tipo de veículo que será usado.

  1. Na barra de menu superior, ao lado do perfil, está o recurso “Meu veículo”. Ali, você coloca os dados do seu carro, que incluem: fabricante, modelo e versão. Com essas informações, a ferramenta pode indicar postos de carregamentos adequados.
Cadastre seu veículo para a ferramenta oferecer opções compatíveis
Cadastre seu veículo para a ferramenta oferecer opções compatíveis
Imagem: PlugShare/Letícia Leite

A tendência é que tais veículos estejam cada vez mais presentes na vida dos brasileiros, visto que o valor da gasolina no país, e em todo o mundo, continua em alta crescente. Logo, é de se esperar que os eletropostos também ocupem mais espaços no território nacional.

Veja também

Várias empresas de tecnologia e eletrônicos estão observando uma oportunidade de mercado no segmento de carros elétricos. A Xiaomi, por exemplo, é uma delas. Saiba mais sobre a investida da marca chinesa nesse ramo.

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
1
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Relacionados