Qualcomm lança Snapdragon 855 com conexão 5G e arquitetura de 7 nanômetros

Qualcomm Snapdragon Chip Feature Image XDA Portal Red 990x660 - Qualcomm lança Snapdragon 855 com conexão 5G e arquitetura de 7 nanômetros
Novo processador da Qualcomm, o Snapdragon 855 trará conectividade 5G e mais poder de processamento aos próximos smartphones Android topo de linha

A Qualcomm escolheu novamente a ilha de Maui, no Havaí, para o anúncio da chegada do próximo processador a ser usado em smartphones, tablets e notebooks: o Snapdragon 855.

O novo chipset topo de linha será compatível com redes 5G e, além disso, terá maior capacidade de processar dados de inteligência artificial e fotografia computacional:

Snapdragon 855 inaugura a era do 5G

f8b9cbef e10b 4691 afab 22c3a5ce5d89 - Qualcomm lança Snapdragon 855 com conexão 5G e arquitetura de 7 nanômetros
O primeiro chipset da Qualcomm a suportar redes 5G

Sendo “a primeira plataforma mobile comercial a suportar o 5G multi-gigabit”, o Snapdragon 855 dará o passo necessário para que os próximos smartphones topo de linha sejam equipados com a tecnologia.

Apesar de já sabermos que este processo pode demorar mais do que o esperado, a Qualcomm parece estar levando a vantagem sobre a Intel e a Apple neste quesito, uma vez que o iPhone só deve vir com conexão 5G em 2020, segundo rumores.

No evento realizado hoje (04), a fabricante do novo chipset confirmou a presença do 5G ainda em 2019.

“Esta será uma das maiores transições de tecnologia que o mundo já conheceu”

As transformações causadas pela chegada do 5G serão muito maiores do que as ocorridas com as chegadas do 3G e do 4G/LTE. “Esta será uma das maiores transições de tecnologia que o mundo já conheceu”, afirma Cristiano Amon, o brasileiro que é Presidente Global da Qualcomm.

Segundo Amon, a conectividade 5G será tão importante quanto a eletricidade, fazendo parte da infraestrutura básica das cidades do futuro. E, sobre isso, o presidente afirma que diferente da chegada do 4G – cuja adoção inicial demorou a chegar em muitos países – o 5G chegará simultaneamente a diversos países da América, Ásia e Europa.

Para se ter uma ideia, a velocidade do 5G é até dez vezes superior à vista no 4G atual. Isso significa dizer que é possível baixar um vídeo em 4K (3840 x 2160 pixels) em menos de um minuto.

A arquitetura do novo processador da Qualcomm

maxresdefault 1 - Qualcomm lança Snapdragon 855 com conexão 5G e arquitetura de 7 nanômetros
Novo processador chegará com arquitetura de 7 nanômetros

Deixando a questão da conectividade um pouco de lado, o Snapdragon 855 também inovará em outros aspectos. O processo de fabricação deste chipset, por exemplo, é de apenas 7 nanômetros – vale lembrar que no Snapdragon 845 este número subia para 10.

Essa pequena redução possibilita que o novo processador ganhe mais poder, seja por causa do menor espaço percorrido pela informação, ou por causa do aumento no número de transistores nele contido.

12 - Qualcomm lança Snapdragon 855 com conexão 5G e arquitetura de 7 nanômetros
Adreno 640 é o nome da nova GPU presente no chip

Ainda no que diz respeito à arquitetura do chipset octa-core, vale mencionar que este terá três clusters de CPU, subdivididos em núcleos diferentes, voltados para economia de energia e outros para performance.

Os econômicos são quatro, rodando a 1.78 GHz. Enquanto os núcleos de performance são três, que rodarão a 2.42 GHz, e o último núcleo alcançará a marca dos 2.84 GHz.

E para os gamers de plantão, o novo Snapdragon 855 virá com a GPU Adreno 640, que oferecerá ganho de performance interessante sobre a Adreno 630 do chipset anterior.

Todas estas mudanças internas acarretarão em evoluções nas áreas de inteligência artificial e fotografia computacional, temas em alta no mercado mobile. No âmbito de IA, por exemplo, o novo processador da Qualcomm e seu motor multi-core de quarta geração garantirão cerca de três vezes mais performance.

60c57114 7c97 4f39 b5d4 633ab80be7d0 - Qualcomm lança Snapdragon 855 com conexão 5G e arquitetura de 7 nanômetros
Suas fotografias ficarão ainda mais belas

Quando o assunto é fotografia, o Snapdragon 855 carrega consigo a primeira ISP computador-visão do mundo, que permite reconhecer qualquer tipo de objeto, ambiente, rosto ou animal posicionado ao alcance da lente e organizar a câmera de maneira a aproveitar ao máximo a captura feita pelo usuário.

Em conjunto com o novo chipset, a Qualcomm apresentou também o novo sensor 3D sônico desenvolvido pela empresa. Com ele, os smartphones poderão ler impressões digitais a partir de suas telas, uma vez que o sensor estará posicionado sob o display.

Quando veremos o Snapdragon 855 e o 5G em ação?

2644a029 a0b0 44c4 b5c6 d4d97ca894ac - Qualcomm lança Snapdragon 855 com conexão 5G e arquitetura de 7 nanômetros
Samsung fala quando seu primeiro smartphone com 5G chegará

Samsung lançará um smartphone compatível com a tecnologia 5G no início de 2019. Esta informação foi dada por Justin Denison, Vice-Presidente Sênior de Estratégia de Produtos e Marketing da Samsung.

“Com a ajuda da Qualcomm, a Samsung lançará um dos primeiros smartphones 5G do mercado já no próximo ano”

“Com a ajuda da Qualcomm, a Samsung lançará um dos primeiros smartphones 5G do mercado já no próximo ano”, afirma Denison. Apesar de o executivo não informar o nome do smartphone a ser lançado com a tecnologia 5G, é possível imaginar que se trata do Galaxy S10, o próximo grande lançamento da sul-coreana.

777b2867 d50f 4192 bbb0 07db215ef4a2 - Qualcomm lança Snapdragon 855 com conexão 5G e arquitetura de 7 nanômetros
Moto Z3 com Moto Snap 5G

Além do futuro lançamento da Samsung, também pudemos ver que o Moto Z3, da Motorola, será capaz de se conectar com redes 5G através de um Moto Snap dedicado. Este acessório também leva tecnologia da Qualcomm e será um dos primeiros a aparecer no mercado.

Novos detalhes sobre o Snapdragon 855 serão divulgados pela Qualcomm no próximo dia da Qualcomm Summit 2018. Amanhã, você saberá tudo o que o novo processador é capaz de realizar.

Abaixo, você confere nosso vídeo de cobertura do Qualcomm Summit 2018, com todas as informações na íntegra. Vale lembrar que ainda teremos mais dois dias de evento, então mantenha-se conectado ao Showmetech:

Leia também

Qualcomm anuncia Snapdragon 675, novos módulos de antena 5G e mais

Qualcomm Snapdragon Chip Feature Image XDA Portal Red - Qualcomm lança Snapdragon 855 com conexão 5G e arquitetura de 7 nanômetros

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba Notícias por E-mail:

Share via